Afinal, qual é a importância da qualidade de vida no trabalho?

Posted by

Houve um tempo em que o quesito salário era o fator mais importante nas escolhas profissionais de uma pessoa. Hoje em dia, é preciso oferecer muito mais do que isso para atrair e manter os melhores talentos. A qualidade de vida no trabalho se tornou um pré-requisito básico e, como profissional de RH, é preciso entender melhor como proporcioná-la.

Neste artigo, você vai aprender o significado desse termo e como fazer para implementar mudanças que ajudem a alcançá-lo. Além disso, vai conhecer os principais benefícios obtidos pelas organizações que adotam essa postura. Então, aproveite o conteúdo e boa leitura!

O que é a qualidade de vida no trabalho (QVT)?

A qualidade de vida no trabalho, também chamada de QVT, se refere ao nível de bem-estar físico e mental que uma pessoa sente em relação ao seu trabalho atual. Apesar de abordar alguns aspectos subjetivos e particulares de cada indivíduo, a empresa tem uma grande parcela de responsabilidade nisso.

Afinal, boa parte dos problemas que interferem no assunto surgem da negligência praticada por parte da organização. Por isso, é muito importante implementar ações que ajudem a evitar o surgimento dessas barreiras, propiciando melhorias para ambos os lados.

Como proporcionar mais qualidade de vida para os colaboradores?

O conceito de qualidade de vida no trabalho envolve diversos pontos. Contudo, a maior parte das ações que ajudam a viabilizar esse cenário são simples e fáceis de serem incorporadas na rotina da organização, como veremos a seguir.

Mantenha um bom clima organizacional

O clima organizacional tem um papel fundamental na percepção de qualidade de vida no trabalho. Chefes autoritários, falhas na comunicação e presença de pessoas tóxicas são alguns dos exemplos de fatores que atuam negativamente no clima. O ideal é fortalecer a cultura de feedback, oferecer treinamentos frequentes e rever os requisitos culturais utilizados no processo seletivo.

Crie espaços para relaxamento e quebra da rotina

Mesmo em empresas que conseguem manter um bom clima organizacional, há dias nos quais a pressão e o volume de trabalho são maiores e acabam gerando mais estresse. Os colaboradores precisam ter uma válvula de escape para aliviar a tensão e manter uma boa saúde física e mental.

Uma prática bastante comum é ter uma sala de descanso equipada com móveis confortáveis e coisas que ajudem a distrair as pessoas, como jogos e videogames. É um espaço que servirá de refúgio nos momentos difíceis e que faz toda a diferença na hora em que uma pausa for necessária.

Conceda benefícios relevantes

Os benefícios oferecidos aos colaboradores devem ser pensados em relação ao perfil preponderante de profissionais da empresa. Sendo assim, é fundamental conhecer bem essas pessoas para oferecer as opções mais adequadas. Vale lembrar que existem diversos outros benefícios além de vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde!

Disponibilize bolsas de estudo

Outra atitude muito poderosa é o fornecimento de auxílio na formação dos profissionais. A empresa pode pagar parte ou até mesmo o valor integral do curso. Essa ação tem um peso bastante forte na qualidade de vida dos colaboradores, além de ajudar a empresa a contar com profissionais mais bem preparados.

Facilite o deslocamento

Os problemas de mobilidade urbana causam efeitos bastante negativos na qualidade de vida das pessoas na empresa. O transporte coletivo está sempre muito cheio, e nem sempre há uma rota que atenda a todos. Para aqueles que utilizam seus carros, a superlotação das vias nos horários de pico faz com que a ida ao trabalho seja um momento de estresse.

Nesse sentido, é muito importante facilitar o uso de outros modais de transporte, tais como bicicleta, caminhada e até carona compartilhada. Estruturas como bicicletário e vestiários contribuem para isso. Programas de incentivo e auxílio financeiro também são bastante eficientes nesses casos.

Flexibilize a jornada de trabalho

A flexibilização da jornada de trabalho ajuda em dois aspectos principais. O primeiro é a liberdade que a pessoa ganha para escolher qual é o melhor horário para se deslocar para a empresa e, qual é mais produtivo. O segundo é que os horários flexíveis facilitam o uso das caronas.

Quais os benefícios dessa prática para a empresa?

Como você pôde notar, as ações que melhoram a qualidade de vida na empresa são simples e fáceis de serem implementadas. Mesmo assim, muitos empresários não enxergam motivos plausíveis para dar esses passos. Por isso, separamos alguns dos benefícios mais importantes que mostram o quanto o negócio tem a ganhar com essa questão. Confira!

Aumento da produtividade

Colaboradores felizes e satisfeitos trabalham com mais qualidade e disposição. Consequentemente, existe uma melhora significativa na qualidade dos produtos e nos serviços entregues aos clientes. Além disso, o ambiente se torna mais favorável para o surgimento de novas ideias, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento do negócio.

Melhora na sinergia entre os setores

A qualidade de vida no trabalho promove melhorias nos relacionamentos interpessoais e na comunicação interna da empresa. Isso faz com que as equipes consigam conversar de forma mais clara e objetiva, evitando intrigas e desacordos. No final, todos saem ganhando, principalmente a organização.

Redução dos índices de absenteísmo e turnover

A insatisfação com o trabalho é uma das principais causas do aumento no índice de absenteísmo nas empresas. Além dos casos nos quais os trabalhadores se atrasam ou deixam de ir ao trabalho por não estarem tão motivados, há um aumento na incidência de doenças e males oriundos do alto nível de estresse. Nos casos mais graves, acontece a perda de talentos importantes, que deixam o cargo por outra oportunidade mais atrativa.

Depois de ler este artigo, fica evidente que o cuidado com a qualidade de vida no trabalho propicia vantagens relevantes ao negócio. Implementando as dicas dadas aqui, você verá como o cenário mudará para muito melhor. Então, não espere mais e comece a cuidar das pessoas da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Ele foi elaborado pensando nos principais desafios enfrentados pelos profissionais de RH, como você. Outro tema bastante recorrente na rotina do setor está relacionado às dificuldades em manter os colaboradores motivados. Se esse é o seu caso, confira estas 8 dicas para ter mais engajamento nas equipes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *