Descubra nesse artigo como uma empresa pode melhorar o deslocamento dos funcionários, aumentar a qualidade de vida e economizar dinheiro.

Aprenda como otimizar o deslocamento dos funcionários de maneira eficiente

Posted by

Você já parou para pensar sobre o deslocamento de funcionários e como ele impacta o dia a dia da sua empresa? Legalmente, é considerado como deslocamento de funcionários todo o período em que um colaborador transita a serviço da empresa (como uma viagem corporativa ou uma reunião externa) e as viagens realizadas diariamente, de casa até o trabalho.

Nesses períodos, a empresa é responsável por garantir o translado dos colaboradores. Como uma empresa pode melhorar o deslocamento dos funcionários, aumentar a qualidade de vida deles e ainda economizar dinheiro ao longo do processo?

Descubra tudo sobre o assunto neste artigo!

O que muda com a Reforma Trabalhista?

A Reforma Trabalhista mudou muitos aspectos nas relações de trabalho, e a maneira como empresas e funcionários negociam o deslocamento é uma delas. 

Até pouco tempo atrás, a CLT era bastante clara: cabia aos empresários fornecer a todos os seus colaboradores uma maneira de chegar até o trabalho e todas as horas gastas no transporte público ou no trânsito eram consideradas horas in itinere, ou seja, tempo de deslocamento.

Esse tempo era acrescido à jornada de trabalho mesmo não sendo um período em que o colaborador era produtivo.

Com a aprovação do Projeto de Lei 6.787/2016, no ano de 2017, a percepção legislativa sobre a matéria muda. Segundo o novo texto da CLT, cabe às partes negociarem como será feita a locomoção até o local de serviço e, se o colaborador utiliza meios como um veículo próprio, esse período não deve ser computado à jornada de trabalho.

Isso abre oportunidades para que as organizações revejam o deslocamento de funcionários, incluindo novos modais de transporte, e integrem a economia compartilhada à rotina dos colaboradores para que os translados sejam mais eficientes.

Como otimizar o deslocamento de funcionários?

Como a tecnologia é utilizada hoje na sua empresa para otimizar o deslocamento de funcionários?

Há várias formas de inovar nessa área do negócio, com o uso de software para acompanhar o pagamento de ressarcimentos que são resultado de viagens e para identificar gargalos que fazem com que o transporte seja mais oneroso à empresa, ou com a adoção de novos meios de transporte, como as bikes e os patinetes. Conheça algumas delas!

Invista em novas tecnologias

Já parou para pensar em como recursos digitais podem ajudar você a tornar mais eficiente a locomoção de funcionários de casa para a empresa e vice-versa? E no papel que eles têm para facilitar a organização de viagens e torná-las mais econômicas?

Com sistemas de vale-transporte, a sua empresa unifica o pagamento desses valores e consegue roteirizar a jornada de cada funcionário. Assim, é possível integrar os meios de transporte com melhor custo-benefício possível.

A gestão do benefício ainda é uma grande parceira para a identificação de fraudes, integração dos pedidos e redução do tempo que o RH passa calculando recargas e fazendo cada uma delas.

Aposte na economia colaborativa

A economia colaborativa é outra parceira do seu negócio quando o assunto é otimizar o deslocamento de funcionários. Recursos como o Uber e o Cabify, além de modais alternativos como os patinetes e bicicletas da Yellow, também podem ser integrados à oferta de transporte da sua empresa para torná-la mais eficiente.

Um bom sistema de vale-transporte poderá ajudar você a estimar os custos dessas soluções e a incluí-las nos roteiros de viagem dos colaboradores. Aliar esses modais à oferta de deslocamento dos funcionários fará com que o transporte deles seja não só mais diversificado, mas também mais ágil e intuitivo.

Compartilhe recursos para poupar no deslocamento de funcionários

Que tal promover na sua empresa o uso de sistemas de caronas para reduzir o impacto ambiental daqueles colaboradores que se locomovem em veículos próprios e diminuir o custo do transporte? Incentivar o compartilhamento de recursos vai ajudar a poupar e a agilizar o deslocamento de funcionários.

Uma escala rotativa, combinada com os principais trabalhadores de diversos setores, é uma forma de fazer isso. O compartilhamento de recursos no deslocamento, além de torná-lo mais fácil, será bom para promover o relacionamento entre os trabalhadores e incentivar o networking.

Considere criar um programa para motivar quem vai de carro a, pelo menos uma vez na semana, deixar o veículo em casa a favor das caronas.

Incentive o uso de novos modais de transporte

Quantos dos seus colaboradores dependem exclusivamente do transporte público ou dos veículos próprios para chegarem até o trabalho? Na hora de traçar roteiros, sugira alternativas para as viagens, como a inclusão das bicicletas e patinetes, que já mencionamos neste artigo.

Oferecer, nas instalações da empresa, armários para o armazenamento de capacetes e até chuveiros para que os funcionários tomem banho após pedalarem para o trabalho são maneiras de promover a integração desses modais.

Utilize o ABSMob

Você já conhece o ABSMob? O aplicativo é o melhor recurso para administrar de maneira inteligente as soluções de mobilidade corporativa utilizadas pela sua empresa. Disponível na App Store e na Google Play, ele permite que ambos, gestão e colaboradores, identifiquem sempre a melhor opção para se locomover até o trabalho.

O app faz isso de uma maneira muito simples: vale-transporte, vale-combustível e opções de compartilhamento de veículos são todos centralizados em uma única plataforma, na qual é possível comparar e entender qual é a melhor opção para chegar até o local de trabalho. 

A tecnologia, desenvolvida para fazer com que a mobilidade seja ainda mais fácil, torna o seu negócio independente das operadoras de vale-transporte e ajuda a poupar dinheiro e a trafegar com mais eficiência pela cidade.

O app ainda oferece outros benefícios, como a oferta de cashback para os colaboradores que optam por utilizá-lo.

Há muitas maneiras de otimizar o deslocamento de funcionários de maneira eficiente. Com um pouco de criatividade e tecnologia, a sua empresa pode se valer de recursos que já existem, como as bikes e os patinetes, para fazer com que seja mais fácil se locomover em direção ao trabalho.

E aí, o que achou de conhecer essas estratégias para melhorar o deslocamento de funcionários? Continue aprendendo e confira cinco formas de ir para o trabalho sem carro!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *