Atividade física na empresa: como colocar esse incentivo em prática?

Atividade física na empresa: como colocar esse incentivo em prática?

Posted by

Praticar atividades físicas na empresa é uma tendência no mundo corporativo. A cada dia, as pessoas e as organizações reconhecem o quanto elas são indispensáveis para aprimorar a saúde do corpo e da mente do grupo de talentos.

É importante que as empresas motivem os seus profissionais a exercerem alguma forma de exercício físico e apontem sugestões a serem colocadas em execução. Por meio dessa intervenção, a instituição pode fomentar bem-estar e qualidade de vida, engajamento do grupo, aumentar a inter-relação, elevar a produtividade dos processos, e outros diversos benefícios. Confira, ao ler este artigo!

Ginástica laboral

Empresas que implantam ginástica laboral na sua cultura organizacional se utilizam de uma estratégia muito eficiente. Esse método de incentivo à atividade física no horário de trabalho tem promovido bons resultados nas organizações. Afinal, o colaborador não tem a desculpa de que não tem tempo de praticar exercício físico antes ou depois do horário de trabalho.

Essa modalidade de exercícios pode ser realizada com colaboradores do mesmo setor ou mesclando funcionários de várias áreas. No primeiro método, todos são incentivados a participar juntos, interagir mais e até se divertir nesse instante. No outro, é possível promover a inter-relação entre os membros da equipe e tornar os grupos mais fortalecidos.

Para inserir essa cultura na organização, o gestor pode fechar contrato com um profissional da área habilitado para conduzir as atividades físicas, pelo menos, duas vezes na semana. O horário desse benefício pode ser informado e combinado previamente com os colaboradores para que possam escolher o melhor momento do dia para essas atividades.

O ideal é que seja realizada nas primeiras horas de trabalho, pois os hormônios do bem e da disposição são acionados, para que a equipe trabalhe feliz e seja muito produtiva. As atividades físicas combinam alongamento, alinhamento postural, respiração, controle de percepção corporal, compensação da musculatura etc. 

Ao praticar atividades físicas bem cedo, os profissionais tendem a ter menos dores musculares, cansaço, indisposição e outros desconfortos. Dessa maneira, os colaboradores vão trabalhar protegidos para entregar resultados produtivos para o negócio.

Uso de bicicleta para ir ao trabalho

O uso da bicicleta para ir ao trabalho pode oferecer inúmeros benefícios para o colaborador. Ao pedalar, o profissional está exercitando o corpo e produzindo os hormônios da felicidade.

A bicicleta é um transporte que tem acesso rápido e facilitado no trânsito, assim, a pessoa leva menos tempo para ir e voltar do trabalho. Devido a essa facilidade, o funcionário pode dormir um pouco mais, tomar café com a família, pegar sol durante o percurso, não sofrer estresse com o trânsito e outros benefícios.

Ao retornar para casa, o percurso também é mais rápido, portanto, o colaborador chega menos cansado e de bom humor. Após um bom banho, tem mais tempo de ficar com a família, jantar juntos, conversar e compartilhar como foi o dia de todos, e outras formas de envolvimento familiar.

Deslocamento a pé de casa para o trabalho

Por vezes, alguns funcionários gostam de fazer caminhada e até planejam executar, como forma de atividade física, mas o ritmo de trabalho não favorece para que isso aconteça. Porém, existe uma maneira de colocar isso em prática de maneira muito confortável, que é caminhar a pé no trajeto entre a casa e o trabalho.

Caminhar é um exercício físico completo, pois movimenta braços, pernas e ativa a mente. Quanto maior o ritmo, melhor o resultado. Ao caminhar para o trabalho, o colaborador pode receber diversas vantagens:

Formação de grupos de treinos

Normalmente, em uma instituição, costuma haver pessoas que se identificam mais com as outras. Essa condição pode ser aproveitada para estimular que os funcionários façam atividades em grupo. Assim, todos se sentem motivados a participar dos treinos com frequência.

Em casos de desânimo ou pensamento de desistência, há vários amigos para incentivar a superar aquela fase e ajudar o colaborador a continuar praticando o que faz bem para a sua vida como um todo.

Sessões de alongamentos

Pessoas que trabalham por longo período sentadas ou em pé costumam ter cansaço muscular e sentir dores em algumas partes do corpo. Esses incômodos podem ser resolvidos rapidamente ao fazer alongamentos, em poucos minutos.

Durante a ginástica laboral, o profissional pode passar dicas de como os colaboradores podem alongar a qualquer momento do dia em que sentir desconforto muscular, cansaço ou estresse. Pequenos exercícios podem tornar a rotina de trabalho muito mais leve e produtiva.

Cultura de saúde

Estar em uma empresa que não se importa apenas com o trabalho de rotina que os funcionários entregam diariamente, mas também, com seu bem-estar, é gratificante. Para reter os funcionários e ajudá-los a ter saúde, é necessário, também, tratar desse assunto com seriedade.

Então, que tal fazer uma reunião com o seu grupo e chamar um especialista em atividades físicas, ou um nutricionista para reforçar as informações sobre bem-estar e qualidade de vida?

É importante lembrar que esse método de informação vai ser tomado como cultura organizacional da empresa. Com esse reforço de comunicação, os funcionários vão passar a ter uma nova visão sobre saúde no grupo organizacional.

Descontos em academias

O benefício Gympass é uma maneira eficiente de incentivar os funcionários a praticarem atividades físicas na modalidade que eles se identificam melhor. A partir do momento em que a organização contrata um plano da academia, os colaboradores escolhem o seu plano e já podem se exercitar em academia próxima ao trabalho, em casa, de forma online, ou perto de casa.

Para isso, o funcionário só precisa ter o aplicativo e internet para fazer o check-in no local de sua escolha.

Por fim, para que a prática de atividade física na empresa realmente passe a ser uma realidade na vida dos colaboradores, é imprescindível que a instituição crie uma cultura saudável de estímulos. Conscientizar os grupos e dar oportunidades é a melhor maneira para que a proposta aconteça. Dessa forma, os colaboradores e a organização são beneficiados.

Achou o post interessante? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você vai ter acesso a inúmeros conteúdos que podem ajudar na performance do seu grupo de talentos e da sua organização.

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *