7 boas práticas para promover o bem-estar dos funcionários

7 boas práticas para promover o bem-estar dos funcionários

Posted by

Por que o bem-estar dos funcionários é uma preocupação cada vez mais importante para o sucesso das empresas? Mais produtividade, menores taxas de absenteísmo e maiores taxas de retenção são desejos de todas as organizações, mas eles só podem ser alcançados de uma forma: criando um ambiente de trabalho que consiga equilibrar satisfação e incentivos para que o profissional possa crescer como pessoa, não só como funcionário.

Segundo dados do Centre for Mental Health, empresas britânicas perdem bilhões anualmente em produtividade porque não conseguem trabalhar no bem-estar de seus profissionais, e isso é péssimo para os negócios. Como fazer diferente e garantir que a sua empresa seja um bom lugar para se trabalhar?

Uma boa gestão de pessoas é fundamental. Confira agora como conquistá-la com estas 7 melhorias!

1. Cuide do clima organizacional

Passamos boa parte das nossas vidas no trabalho, e a cultura que nos rodeia é muito importante para os resultados que obtemos quando o assunto é qualidade de vida. Uma organização que consegue promover o bem-estar dos funcionários é, acima de tudo, aquela que se preocupa em criar um ambiente de trabalho saudável, no qual não há constantes disputas para nos distrair dos desafios que precisamos encarar no dia a dia.

Os valores da sua empresa refletem estrategicamente no bem-estar dos funcionários? Ela tem uma preocupação em proporcionar o melhor espaço de trabalho possível, onde há apoio para lidar com a pressão e incentivo para se superar a cada dia?

Procure desenvolver a cultura organizacional de uma maneira positiva, criando um espaço em que todos podem contribuir para o sucesso da empresa com aquilo que têm de melhor e sejam motivados a inovar e a ser proativos. Essas melhorias farão grande diferença na qualidade de vida dos seus profissionais.

2. Incentive novas formas de transporte

Caminhadas, bicicletas e patinetes são todas excelentes maneiras de incluir um pouco de exercício no dia a dia. Empresas que investem na adoção desses modais, oferecendo bicicletários e vestiários para os funcionários, ou simplesmente armários para que possam guardar capacetes e outros equipamentos, saem na frente quando o assunto é qualidade de vida.

Outras dicas são utilizar uma ferramenta para gestão do vale-transporte, oferecer cashback para os funcionários que optam por maneiras alternativas para chegar ao trabalho e implementar uma política de transporte na organização.

3. Adote horários flexíveis

Trabalhar de nove às dezoito todos os dias parece ser algo inevitável. Afinal, foi assim na época de nossos pais e avós, e mudar essa prática pode ser bastante difícil. Porém, nos últimos anos, rotinas de trabalho mais flexíveis, em que os profissionais são incentivados a fazer seus próprios horários ou até a trabalhar remotamente vêm ganhando popularidade.

Procure desenvolver essa política na sua organização, permitindo que os colaboradores façam adaptações nas suas rotinas. O bem-estar dos profissionais é muito impactado por esse tipo de mudança.

4. Ofereça benefícios diferenciados

Os programas de benefícios tradicionais se concentram em entregar para os funcionários um pouco mais de qualidade de vida e tranquilidade em relação ao que acontece nas suas rotinas. Bancos de horas para tirar um tempo quando precisar e planos de saúde para toda a família são os mais comuns nesse sentido. Mas que tal incluir no seu negócio alguns benefícios adicionais que podem contribuir para o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, para a produtividade deles?

Oferecer planos de academia e até cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento de carreira é uma ótima maneira de incluir na lista de benefícios dos seus funcionários programas de incentivo à satisfação diferenciados. Você verá que essas ofertas têm um excelente impacto na aquisição e retenção de talentos.

5. Invista em lanches saudáveis

Muitas empresas oferecem café, água e algumas opções de lanche para os funcionários ao longo do dia. Afinal, isso evita que eles precisem se preocupar com a fome no final da tarde, por exemplo, locomover-se para fazer uma refeição e até que lidem com muitas distrações. Mas você já parou para pensar como essas opções de lanche influenciam no desempenho dos seus colaboradores?

Incluir um cardápio mais saudável à disposição dos funcionários, com itens que podem ser consumidos sem deixar a mesa de trabalho — como frutas e castanhas — é uma maneira de tornar os lanches dentro da empresa mais interessantes. Aqueles que estão à procura de um estilo de vida mais natural e evitando o consumo de processados vão adorar, e os que ainda não consideraram essa opção por falta de tempo poderão fazer isso.

Combinadas a programas que incentivem a prática de exercícios físicos, essas iniciativas contribuirão para a melhoria contínua na qualidade de vida dos colaboradores.

6. Pense em saúde mental

A insatisfação com o ambiente de trabalho costuma gerar resultados negativos na saúde mental dos profissionais. Esse problema é o suficiente para que muitos deles deixem de apresentar um bom desempenho ou simplesmente peçam demissão. O aumento das taxas de turnover não é o único problema: maus resultados quando o assunto é saúde mental podem prejudicar a reputação da sua empresa e fazer com que seja mais difícil trazer novos talentos à equipe.

Por isso, que tal investir em saúde mental? Treine seus gestores para que eles possam detectar os principais sintomas de burnout e depressão e consigam agir para evitar que esses problemas se tornem epidêmicos nas equipes. Um passo simples como esse terá grande impacto na satisfação e no bem-estar dos funcionários.

7. Lidere pelo exemplo

Nenhuma dessas boas práticas trará resultados sozinha se não houver uma liderança por exemplos na sua empresa. Incentivar que os colaboradores utilizem novos modais de transporte e ir de carro para o trabalho todos os dias não gera efeitos tão bons quanto os obtidos quando se escolhe participar ativamente das mudanças.

Por isso, se você é gestor de uma equipe, deve ser o primeiro a participar dos programas de bem-estar corporativo criados.

E aí, o que achou dessas boas práticas para promover o bem-estar dos funcionários? Quer continuar aprendendo sobre como a qualidade de vida impacta a eficiência dos colaboradores? Entenda mais sobre a relação entre qualidade de vida e mobilidade urbana!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *