Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho

Benefícios de incentivar o uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho

Posted by

A promoção de benefícios à saúde e bem-estar dos colaboradores é uma tendência no mundo todo. Diante disso, é preciso motivar os colaboradores a desenvolver práticas mais saudáveis e sustentáveis em sua organização. Incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho é uma das maneiras de se fazer isso.

Mas como isso pode impactar o dia a dia dos seus profissionais, o rendimento deles dentro da empresa e até as taxas de turnover do seu negócio? O uso das bicicletas como principal meio de locomoção inclui exercício físico na rotina de profissionais sedentários, melhora os indicadores de produtividade e a satisfação e constrói um ambiente corporativo no qual os colaboradores se sentem mais confortáveis e motivados.

Essa é uma mudança capaz de proporcionar vantagens importantes para indivíduos, sociedade e até mesmo para o meio ambiente. Neste artigo, vamos falar um pouco melhor sobre esses benefícios e o que sua empresa precisa fazer para implementar esse hábito entre seus funcionários. Pronto para aprender? Então, continue a leitura!

Benefícios para os funcionários

Pessoas que usam a bicicleta como transporte para ir ao trabalho fazem parte de um grupo privilegiado. Afinal, o uso de carros particulares e do transporte público envolve uma série de questões desagradáveis, como o longo tempo de deslocamento e altos custos com combustíveis e passagens.

Incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho impacta, principalmente, os trabalhadores da sua empresa, mudando a maneira como eles veem os deslocamentos até o escritório. Para entender melhor como isso acontece, confira os benefícios da locomoção por bikes para os funcionários!

Melhoria da qualidade de vida

De acordo com um estudo realizado com cerca de 3,5 mil pessoas na Europa, andar de bicicleta reduz o estresse e o sentimento de solidão. Os estudiosos perceberam uma melhora significativa na saúde e no bem-estar daqueles cujas empresas incentivam o uso de bicicleta como transporte para ir ao trabalho.

Além disso, elas se tornam parte de uma comunidade: a dos ciclistas. Sendo assim, a tendência é mudar o estilo de vida e adotar outras atitudes mais saudáveis, como mudanças na alimentação.

Aumento da produtividade e motivação

A prática regular de atividade física ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Com isso, os novos ciclistas chegam com a energia renovada para trabalhar. Essa questão interfere diretamente na produtividade e na motivação deles.

Ademais, colaboradores entusiasmados contaminam sua equipe. Então, pode ser percebida uma melhoria no clima organizacional e na qualidade do trabalho realizado por todos. Começa com poucos, mas logo alcança toda a empresa.

Facilidade no acesso ao trabalho

O trânsito é um lugar estressante e cada dia mais cheio. Inclusive, esse era um problema exclusivo de grandes cidades, mas já começa a atingir localidades menores. O uso das bicicletas como meio de transporte ajuda a fugir de todo esse caos.

Além disso, ele elimina situações secundárias, como encontrar vagas para estacionar ou ficar mais de meia hora esperando o ônibus passar.

Benefícios para a empresa

Agora, vamos conferir o que a empresa ganha ao estimular o uso da bicicleta pelos seus colaboradores.

Redução de custos

Quando pensamos em custos relacionados ao vale-transporte ou auxílio combustível, a primeira coisa que vem à mente são os valores diretos. Mas a economia vai muito além do carregamento de cartões de benefícios.

A melhoria proporcionada à saúde dos colaboradores pode reduzir o uso do plano de saúde e o absenteísmo. Tanto pela diminuição nas faltas por idas ao médico quanto pelas provocadas por insuficiência de saldo.

Aumento da produtividade e do engajamento

Esse é um benefício compartilhado entre o indivíduo e a organização. Afinal, pessoas motivadas e engajadas são mais felizes, ao mesmo tempo que produzem mais e com melhor qualidade.

Além disso, elas contagiam sua equipe que, por sua vez, espalha essa onda positiva para os demais departamentos.

Melhoria na imagem da empresa

A forma como sua empresa lida com seus funcionários é avaliada pelo mercado. Clientes e concorrentes estão sempre monitorando seu posicionamento frente a diversas questões. A responsabilidade socioambiental é uma delas.

Dessa forma, esse incentivo ajuda a mostrar que o negócio se preocupa com seus colaboradores, sua comunidade e com o meio ambiente. Inclusive, a ponto de tomar medidas que mudem o cenário atual.

Redução da prevalência de doenças

Ser mais ativo é uma das maneiras mais eficientes de evitar doenças e prolongar a sua expectativa de vida. Segundo o estudo JAMA Network Open, 15 minutos de exercício leve adicionados à rotina dos colaboradores são o suficiente para melhorar a saúde cardíaca, respiratória e muscular.

O estudo ainda aponta os benefícios de uma rotina vigorosa de exercícios, como a proporcionada pelos deslocamentos de bicicleta. Cerca de duas horas semanais, por exemplo, estão conectadas a melhoras no corpo equivalentes às que se veria em uma pessoa até 30 anos mais jovem.

Todo empreendedor sabe o quanto doenças custam para o seu negócio. Por isso, prevenir é sempre melhor do que remediar. Além de evitar que seus colaboradores fiquem dias a fio em casa sem trabalhar, incentivar idas de bike para o trabalho é uma maneira de fazer com que eles invistam na própria saúde e possam aproveitar a próxima etapa de suas vidas (a aposentadoria) com vigor.

Aumento da satisfação e redução do estresse

Incentivar o uso de bicicleta como transporte para ir ao trabalho também é uma ótima ideia se a sua empresa pretende investir na saúde mental dos colaboradores. Segundo a Mental Health Foundation, do Reino Unido, exercícios como andar de bike fazem com que nos sintamos mais contentes, acordados e calmos, o que tem um efeito direto na maneira como nos portamos no trabalho.

44% daqueles que vão de bicicleta para o trabalho têm respostas melhores ao estresse do dia a dia, sofrem menos de sintomas de ansiedade e depressão e têm menores riscos de sofrer de demência no futuro. Empresas que conseguem incentivar o uso de bikes de maneira eficiente conseguem ver o reflexo disso na forma de funcionários mais satisfeitos, contentes e produtivos.

O estudo ainda é bastante específico: pedalar é melhor do que outras formas de exercício para obter essas vantagens. Como a prática pode ser feita em intervalos como a ida e a volta do trabalho, ela é mais fácil de encaixar na rotina e de manter como hábito.

Diminuição do turnover

A taxa de turnover é um dos indicadores de Recursos Humanos mais conhecidos. Trata-se da porcentagem de funcionários que deixam de fazer parte de uma empresa depois de um certo período.

Algumas organizações enfrentam turnovers enormes, com membros integrando o time por apenas seis meses ou um ano, enquanto outras conseguem manter funcionários por décadas.

Mas qual é a diferença entre aquelas que cativam um profissional e o mantêm em seus quadros por longos anos e as que são rejeitadas? Segundo os especialistas, alguns fatores influenciam esse ponto, como o quanto elas investem na formação e na qualidade de vida dos profissionais.

Sabemos que ir de bicicleta para o trabalho é um grande avanço em relação à qualidade de vida. A endorfina obtida com a prática regular de exercícios físicos, somada a uma cultura corporativa em que prevalece o bem-estar de cada profissional, estão associadas a taxas de turnover menores.

Segundo um estudo chinês, o efeito de dirigir bikes para o trabalho em grandes cidades é o suficiente para contornar os principais problemas de trânsito encontrados nesses espaços. Utilizá-las diariamente é efetivo para reduzir o turnover nas corporações.

Benefícios para a mobilidade e o meio ambiente

Além das vantagens proporcionadas à organização e aos seus funcionários, a adoção da bicicleta como transporte para ir ao trabalho afeta a cidade sob dois pontos principais, que vamos detalhar a seguir.

Menos carros nas ruas

As cidades não estão preparadas para a quantidade de novos carros que surgem todos os dias nas ruas. Com isso, um caos se instaurou no trânsito e muitos problemas derivam dessa situação.

As bicicletas ajudam a reduzir a quantidade de veículos trafegando, principalmente nos horários de maior movimento. Assim, apenas quem realmente necessita desse meio pode usufruir das vias de forma mais confortável e menos agressiva.

Menor incidência de CO2 no ambiente

Os carros estão entre os principais poluidores da atmosfera terrestre. Para se ter uma ideia, na Inglaterra, uma mãe luta na justiça para provar que a causa da morte de sua filha de 12 anos foi a poluição do ar da cidade.

Isso mostra o quão grave é a situação atual no mundo todo e como é urgente que providências sejam tomadas. Logo, quanto menos carros na rua, melhor para a atmosfera e para a nossa saúde.

Providências de incentivo

Todos os benefícios citados até aqui são muito atraentes e relevantes. Entretanto, uma empresa que almeja incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte pelos seus funcionários precisa oferecer um sistema que dê suporte à ideia.

Dessa forma, é importante ter um bicicletário e uma estrutura de vestiários e armários para que as pessoas possam se recompor após o exercício. Vale ressaltar que algumas podem vir de distâncias maiores.

Para além das questões relacionadas à infraestrutura, existem outras formas de incentivar os colaboradores a adotar não apenas as bikes, mas também outras formas alternativas de transporte para o trabalho.

Uma delas é criar um sistema de pontuação que premie aqueles que se envolverem nessas questões. Assim, além das vantagens diretas, eles terão uma motivação adicional para participar dessa mudança em seus hábitos.

Concluindo, o incentivo ao uso da bicicleta como transporte para ir ao trabalho garante uma série de benefícios, não apenas para sua empresa como para os funcionários e toda a comunidade no entorno. Além disso, é uma excelente oportunidade para fazer algo de positivo para o futuro do meio ambiente.

Gostou deste texto e quer incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho em outras organizações? Compartilhe o artigo com os seus contatos e mostre para eles o quanto essa mudança pode ser vantajosa!

Fale com um especialista da Audaz