Bicicleta ou caminhadas para ir ao trabalho: por que as empresas devem incentivar?

Posted by

Você já pensou em fazer o uso de bicicleta ou caminhadas para ir ao trabalho? Está cada vez mais comum encontrar iniciativas que promovem melhorias na mobilidade urbana, sejam elas de governos ou da iniciativa privada. Nos EUA, por exemplo, existe o projeto “Scoot to school”, que incentiva o uso de patinete pelas crianças para irem à escola. Além disso, no Brasil, várias empresas já incentivam seus funcionários a utilizarem meios de transporte alternativos para irem ao trabalho.

Essas iniciativas geram muitas oportunidades de ganhos, tanto para as organizações quanto para seus colaboradores, além da sociedade em geral. Por isso, vamos falar sobre as principais vantagens de criar projetos nesse sentido. Fique atento e inspire-se!

Qualidade de vida dos colaboradores

O primeiro ponto positivo que vamos destacar é sobre a melhoria na saúde e na qualidade de vida dos funcionários ao virem de bicicleta ou caminhada, que passam a praticar atividades físicas. A criação do hábito de caminhar ou pedalar no caminho para o trabalho faz com que ele deixe o sedentarismo e tenha ganhos em questões como:

  • Redução do colesterol ruim;
  • Perda de gordura corporal;
  • Melhoria no condicionamento físico;
  • Aumento da disposição;
  • Redução do estresse.

Além disso, depois de começar a perceber todas essas vantagens, é bastante comum que as pessoas também desenvolvam bons hábitos alimentares. Afinal, ninguém quer estragar os efeitos da atividade física comendo “porcarias”. Assim, somando ambos os esforços, a incidência de doenças como a pressão alta, diabetes e obesidade são muito menores, o que evita afastamentos e longos tratamentos médicos.

Engajamento e produtividade dos colaboradores

A prática de ir para o trabalho de bicicleta ou caminhada  produz hormônios como a endorfina e a serotonina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor. Sendo assim, os colaboradores já chegam na empresa bem-dispostos e com as energias recarregadas, prontos para encarar até mesmo os desafios mais difíceis.

Consequentemente, isso os tornam mais produtivos, criativos e engajados com as atividades do dia a dia. As horas de trabalho se tornam menos desgastantes, evitando situações comuns tais como o estresse e a exaustão no final do dia.

Do ponto de vista do negócio, isso significa que as tarefas serão executadas com maior qualidade e em menos tempo. Além disso, a proposição de soluções para os problemas identificados será mais precisa e criativa, gerando inovação e crescimento.

Criação de uma cultura colaborativa

A cultura de uma organização é representada pela forma como seus colaboradores se comportam frente a diversas situações ao longo do dia. Dito isso e, somado às melhorias de humor e bem-estar citadas anteriormente, a prática de atividades físicas proporciona ganhos também na cultura organizacional.

A empresa passa a contar com funcionários mais dispostos a contribuir com os colegas, e o clima de competição é amenizado e até mesmo deixa de existir. Os projetos que dependem de questões multidisciplinares são os mais beneficiados. Equipes de diferentes setores são capazes de opinar e dialogar de forma pacífica e colaborativa.

Outro ganho está na comunicação interna, que se torna mais eficaz, com as pessoas ouvindo melhor umas às outras e sendo menos agressivas ao exporem seus pontos de vistas. O clima organizacional fica mais leve, e os conflitos deixam de ser uma rotina, se tornando casos isolados.

Ganhos na imagem institucional da empresa

A imagem da empresa diante do mercado e da sociedade como um todo é um ponto muito importante. Afinal, ela não vive em uma bolha, e o bom relacionamento com os demais atores da situação é fundamental para sua sobrevivência e perseverança. Dessa forma, a opinião de clientes, fornecedores, concorrentes e até mesmo das pessoas que residem nas imediações é relevante.

Ao incentivar a bicicleta ou caminhadas para ir ao trabalho, a instituição está demonstrando sua preocupação com uma série de questões que vão além dos produtos ou serviços que ela vende. Ela mostra que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus funcionários, com o meio ambiente e com a mobilidade urbana.

Essas preocupações são vistas de uma forma bastante positiva pela sociedade em geral. Elas mostram um lado mais humano da organização, com o qual as pessoas têm mais facilidade em se identificar. Como resultado, ela é tida como uma empresa mais responsável e respeitável.

Atração dos melhores talentos

Diante de todos esses benefícios, principalmente referentes à imagem da empresa e à qualidade de vida proporcionada aos seus funcionários, é inevitável atrair muitos candidatos para as vagas disponíveis, inclusive os melhores do mercado. A principal diferença é que a sua empresa ganha a capacidade de oferecer algo melhor, um diferencial frente aos concorrentes.

Ou seja, o valor do salário deixa de ser a principal moeda de negociação com os talentos a serem contratados, e os benefícios indiretos passam a ser um ponto de grande atratividade. Então, além de conquistar os melhores profissionais, ainda é possível oferecer uma carreira mais promissora e estimulante a eles.

E, para ajudar nessa missão de estimular uma mudança de hábitos, já existem diversas tecnologias disponíveis. As principais delas são os aplicativos de compartilhamento de bike. Com eles, as pessoas pagam um valor mensal e têm diversas bicicletas espalhadas pela cidade à disposição para utilizar.

Além disso, a empresa pode estimular seus colaboradores a formar grupos para irem e voltarem a pé para suas residências. Assim, eles podem ir conversando, se conhecendo melhor e fazendo companhia uns aos outros.

O mais importante é que seja incentivado o uso de bicicleta ou caminhadas para ir ao trabalho. Essa prática proporciona muitos benefícios à saúde dos funcionários, à produtividade das equipes e à imagem da empresa no mercado e perante a sociedade como um todo. Então, que tal começar ainda hoje?

Se você gostou deste artigo e está pensando sobre como fazer para estimular os colaboradores da sua empresa a aderir a esses novos hábitos, temos um outro conteúdo que vai lhe ajudar bastante. Confira os benefícios do uso da bicicleta para ir ao trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *