Business Intelligence: inteligência empresarial no setor financeiro

Posted by

O que é inteligência empresarial? Todo empreendedor sabe que a saúde do setor financeiro é um forte indicador do sucesso de seu negócio. Portanto, ele deve acompanhar de

perto os indicadores que apontam se esse departamento vai bem.

Ser um profissional alinhado com as novas práticas de gestão financeira exige bem mais que apenas dominar questões burocráticas dos processos administrativos, gerenciar pagamentos ou controlar o fluxo de caixa.

Mas como tornar o setor financeiro um parceiro na análise de cenários e tomadas de decisões para o melhor desempenho da empresa? Como desenvolver habilidades para atuar junto às lideranças da organização? O que é preciso saber sobre inteligência empresarial para se chegar lá?

Descubra a resposta para essas perguntas e entenda como tornar o setor financeiro uma área estratégica na modernização de processos dentro da empresa. Conheça o Business Intelligence, seus benefícios e como aplicá-lo na organização!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite a organização e a análise das informações para o suporte na tomada de decisão. Isso, tendo como base dados do ERP (Enterprise Resource Planning), do CRM (Customer Relationship Management) ou de outro sistema de gestão que a organização utilize.

Com a competitividade do mercado, não há mais espaço para “achismos” e decisões baseadas em premissas que são mera intuição. Os gestores precisam de indicadores sólidos, atualizados e relevantes para pautar suas ações.

A inteligência de negócios criada com o uso de sistemas torna mais simples a identificação de padrões e a descoberta de áreas em que cortes de gastos são necessários. Também, traz respostas rápidas para que os gestores possam agir bem orientados, mesmo em momentos de crise.

Afinal, esse processo de negócios gira em torno de coleta, organização, análise e monitoramento de uma série de dados específicos de uma empresa em tempo real. Para que ele surta efeito, porém, é indicado que as suas informações sejam aplicadas em todos os setores da organização e transformadas em insights para decisões eficientes.

Quais são os benefícios do BI?

Agora que você já sabe exatamente o que é Business Intelligence e como o recurso funciona, que tal ver na prática o que ele pode fazer pelos departamentos financeiros das empresas? Confira, nos tópicos abaixo, algumas vantagens de utilizá-lo para melhorar a saúde monetária do seu negócio!

Análise financeira preditiva

Um dos maiores desafios de um negócio é saber quanto cada departamento tem disponível, ao final de um período, para investir em novas tecnologias, contratações e benefícios para a equipe. Isso acontece porque a maioria dos gastos dentro do negócio é variável.

Da matéria-prima a insumos, como água e energia elétrica, é raro lidar com custos fixos, o que torna o trabalho do departamento financeiro muito complexo. Hoje, a tecnologia permite que se façam análises financeiras preditivas.

Os softwares de BI trazem insights sobre os custos variáveis dos negócios antes mesmo que eles aconteçam, considerando uma porção de fatores, desde a quantidade de clientes e de pedidos a que um negócio atende todos os meses, até números externos, como a inflação. Assim, aumentam a previsibilidade dos gastos e os mantém sob controle.

Entendimento das informações em mãos

Outro grande problema para departamentos financeiros é que as informações com que eles trabalham todos os dias não são de uso exclusivo. Embora o financeiro cuide das contas, gestores de outras áreas do negócio (como o departamento de vendas e de marketing) precisam ter acesso a esses números, que podem ser bastante difíceis de se entender.

Um dos benefícios das ferramentas de inteligência empresarial é o quanto elas facilitam a visualização de dados. Com gráficos atualizados em tempo real, que podem ser entendidos em alguns segundos, será mais fácil integrar essas informações e repassá-las a outros membros da equipe, mesmo que eles não sejam especialistas em finanças.

Previsão do risco e tomada de decisões melhores

Um ponto importante no trabalho do departamento financeiro é prever o risco de cada investimento para, então, determinar se vale a pena fazê-lo ou não. Essa tarefa é bastante simplificada com o uso de softwares de Business Intelligence.

Consequentemente, é menos arriscado tomar decisões, por mais “fora da curva” que elas pareçam. Com transparência e dados precisos, sua empresa pode se arriscar mais, inovar e ter a certeza de que está na direção certa, mesmo que nunca tenha trilhado o caminho antes, graças aos algoritmos customizados dos sistemas de inteligência empresarial.

Como funciona um sistema de BI?

Sabendo que os sistemas de BI utilizam dados para orientar a tomada de decisão, é hora de entendermos de onde vêm esses dados e como eles podem ser operados pela sua empresa para entender melhor os desafios que ela enfrenta no dia a dia.

Veja, a seguir, algumas das tarefas do departamento financeiro que são fundamentais para a inteligência empresarial e como elas impactam esse aspecto dos negócios.

Automação de processos: ferramentas inteligentes para tornar sua empresa ágil

Um sistema BI utiliza bancos de dados para avaliar históricos de compras, vendas, orçamentos, pagamentos, recebimentos e outros pontos do setor financeiro para estabelecer previsões. Ele permite integrar informações de diferentes campos do departamento, bem como combiná-las com dados de outros setores da empresa.

O grande valor do BI é facilitar a tomada de decisão de forma rápida e certeira. Para que isso seja possível, esse sistema de inteligência possibilita a criação de painéis de indicadores necessários para fazer todo tipo de análise.

Assim, é possível visualizar a empresa como um todo, por meio de gráficos e informações que apontam mais do que o que já foi realizado, mas possibilitando traçar tendências e prever o melhor caminho a seguir, por meio de dados reais.

Soluções inteligentes

Um dos processos que exigem tempo e atenção da equipe financeira é a gestão do pagamento de benefícios, como vale-transporte. Nesse sentido, optar por um sistema online de gestão traz agilidade, evita gastos excessivos, gera economia e controle das atividades.

A eficiência na gestão financeira é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa e a rotina de trabalho dos profissionais desse setor demanda atenção e controle absoluto de gastos, investimentos e lucratividade.

Você já deve ter se perguntado: Há formas de melhorar os processos de gestão de benefícios? E o mais importante: é possível economizar e impactar positivamente os números por meio de ferramentas de gestão?

A resposta é sim! Afinal, de nada adianta ter um setor inteligente, se sua equipe tiver uma rotina manual, morosa e nada assertiva.

Você conhece o sistema ABSCard?

O ABSCard é uma solução para gestão de vale-transporte que gerencia o benefício de mobilidade urbana dos seus funcionários e trabalha integrada à folha de pagamento. Esqueça o retrabalho e ganhe em produtividade, atuando de forma integrada na gestão dos benefícios com o ERP. Assim, economize até 40% com o ABSCard.

Gostou de conhecer mais sobre a inteligência empresarial e os benefícios que ela pode trazer para a sua organização? Quer dar o próximo passo e começar a utilizá-la no seu negócio?

Fale conosco! Temos uma equipe pronta para oferecer soluções adequadas às suas necessidades.

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *