Como cortar gastos com a equipe sem reduzi-la?

Como cortar gastos com a equipe sem reduzi-la?

Posted by

Manter os custos da sua empresa baixos é uma grande vantagem no mundo dos negócios. Muitos empresários, principalmente de pequenas e médias empresas, encaram a redução de custos como um verdadeiro desafio, afinal em um mercado volátil e competitivo, nem sempre é fácil responder à pergunta “como controlar e reduzir custos?”

O controle e a redução de custos tornou-se uma prioridade tão importante quanto aumentar as receitas da empresa. Por isso, realizar uma avaliação interna de gastos e identificar custos desnecessários é uma missão fundamental para estabelecer estratégias eficientes que permitam reduzir gastos sem cortar a sua equipe.

Para te ajudar nessa missão, separamos 8 dicas que você pode colocar em prática no seu negócio. Vamos lá?

Conheça seus custos

Antes de criar um plano de ação para reduzir seus custos, você precisa fazer uma avaliação dos gastos da sua empresa. Depois de coletar esses dados, faça uma análise detalhada de suas despesas, desde as mais relevantes (ou maiores) até as menos relevantes. Essa análise permitirá identificar muitos custos “ocultos” que certamente estão afetando os resultados da sua empresa.

Conhecer cada despesa com sua equipe é essencial para chegar a possíveis soluções. Além disso, ao fazer este exercício, você poderá mensurar suas principais despesas e identificar aquelas que são desnecessárias, ou seja, que não agregam valor à sua empresa. 

Terceirize tarefas

Para algumas tarefas específicas, contratar um especialista externo pode ser uma excelente opção para ajudar a melhorar a eficiência. Uma área que pode se beneficiar especialmente da terceirização é a publicidade e o marketing, por exemplo.

Embora possa parecer que contratar um fornecedor externo custaria mais do que fazer você mesmo, a longo prazo, delegar tarefas específicas a especialistas no assunto gera economia e resultados ainda melhores. A terceirização de certas operações é um investimento que paga dividendos ao longo do tempo.

Crie um programa de estágio

Os estagiários são uma ótima maneira de reduzir custos. Por serem novos no mercado de trabalho e apresentarem um histórico de trabalho limitado, o estágio é uma ótima oportunidade para ganhar experiência profissional no mundo real e aprender habilidades valiosas. 

A empresa também se beneficia, já que os estagiários recebem menos do que um funcionário regular e têm benefícios reduzidos aos funcionários. Depois que um estagiário provar que é um ativo para sua organização, você pode contratá-lo sem gerar novos custos de recrutamento.

Aposte no teletrabalho

Alugar espaço de escritório, pagar suas contas de serviços públicos e gerenciar um espaço de trabalho físico pode ser um dreno em seus recursos financeiros. Milhares de empresas optaram por se livrar de seus escritórios e trabalhar de forma totalmente remota. Permitir que a equipe trabalhe em casa faz com que as empresas reduzam sua pegada física e diminuam os custos operacionais.

Com a quantidade de conectividade disponível hoje, a diferença entre trabalhar presencialmente ou em home office é quase indiscernível. Normalmente, os funcionários também irão achar vantajoso, já que não precisam gastar tempo e dinheiro indo para a empresa todos os dias.

Prefira aplicativos e programas gratuitos

Muitos aplicativos seguem o modelo “freemium”, no qual você pode usar o modelo básico do programa gratuitamente, mas precisa pagar para ter acesso a recursos adicionais. Mas, às vezes, esses recursos mais sofisticados nunca são usados, e a empresa acaba por desperdiçar despesas operacionais à toa. 

O Gmail, por exemplo, é gratuito, mas você pode pagar para aumentar seu armazenamento. Não há necessidade de comprar a versão paga para todos os funcionários se você realmente não precisar dela. Se for tornar indispensável, verifique com a equipe quem realmente precisa de um upgrade.

Invista em treinamento profissional

Embora esse tópico pareça mais um investimento do que uma ação de corte de custos, lembre-se de que o retrabalho pode impactar negativamente os resultados de um negócio. Portanto, garanta que seus funcionários recebam treinamento adequado após a contratação e que estejam aptos a desempenhar suas funções.

Além disso, se você identificar falhas, transforme-as em aprendizado, utilizando-as como cases em treinamentos internos. Dessa forma, a empresa poderá entender como controlar e reduzir custos por meio de estratégias que mantenham seus funcionários motivados e se sentindo valorizados. 

Automatize tarefas

Existem  dezenas de sistemas online e programas de software  que podem automatizar e agilizar as funções da rotina de uma pequena empresa. Esses sistemas podem cobrir uma variedade de tarefas em diferentes setores e operações.

O resultado da eficiência é a redução dos custos operacionais em áreas com mão de obra direta, afinal programas de computador podem  realizar o trabalho mais rápido do que humanos e com menos erros. Isso permite aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos e tempo com processos manuais.

Otimize a gestão de vale-transporte

A falta de controle do vale-transporte dos colaboradores pode gerar riscos legais para as empresas, além de aumentar o risco de desperdício de dinheiro, caso não sejam utilizados de maneira inteligente.  Ao conhecer e controlar todo o processo é possível reduzir custos e fazer uso consciente do benefício. 

O ABSBpo é um sistema de gestão de vale-transporte que permite automatizar o uso desse benefício, gerando uma economia de até 40% ao otimizar o uso do vale e gerar valores assertivos de acordo com o gasto exato de cada colaborador. 

Conheça melhor clicando aqui e otimize a gestão de vale-transporte com uma solução moderna, completa e inteligente.

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *