Conheça 7 aplicativos que vão te ajudar na mobilidade urbana

Posted by

A cada dia surgem novos aplicativos de mobilidade, soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas no trânsito de diversas cidades pelo mundo. No Brasil, já existem diversos aplicativos de mobilidade urbana que estão conquistando a preferência da população em relação às alternativas tradicionais, como o uso do carro próprio ou o transporte coletivo.

Cada um dos aplicativos de mobilidade, tem características específicas e atendem a um público ou momento determinado. O mais importante é conhecer as possibilidades disponíveis no mercado para aproveitar os benefícios que eles oferecem e contribuir com a melhoria do trânsito e do meio ambiente.

Por isso, vamos falar sobre sete aplicativos que ajudam a melhorar a mobilidade das cidades e até mesmo a reduzir os custos com deslocamentos. Confira!

1. ABSMOB

O ABSMOB é o mais novo aplicativo relacionado à mobilidade corporativa do país. Fruto de mais de 28 anos de experiência na criação de softwares para a gestão de benefícios das empresas, esse app foi desenvolvido para permitir o controle de diferentes modais de transporte utilizados pelos colaboradores em seu deslocamento até o trabalho, como as caronas compartilhadas, por exemplo.

Nele, a pessoa informa como ela foi e voltou da empresa para sua residência, e o setor de RH consegue medir com mais precisão e eficiência como estão sendo utilizadas cada uma das opções. Além disso, os funcionários podem ser recompensados pela utilização de opções mais ecologicamente corretas, como ir a pé ou de bicicleta.

Para a gestão de pessoas, o aplicativo permite um controle melhor dos saldos do cartão vale-transporte e, consequentemente, uma economia considerável no momento de realizar as recargas todos os meses. Sem falar nas informações coletadas, que servem de insumos para outros programas de incentivo.

2. Uber

A Uber surgiu nos EUA em 2009 com o propósito de ser um serviço de táxi de luxo, com uso de carros de alto padrão. Com o passar do tempo, a empresa cresceu e recebeu investimentos que a permitiram alcançar diversos países, entre eles o Brasil, em setembro de 2014.

Para agradar o mercado, o aplicativo desenvolvido pela empresa passou a focar o aprimoramento de custos com o transporte. O preço das corridas é calculado com base na distância percorrida e ainda conta com um software que planeja as rotas mais econômicas e rápidas possíveis.

Na prática, o usuário informa seu ponto de partida e para onde deseja ir, o aplicativo dispara um chamado para motoristas que estejam nas proximidades do ponto de partida e um deles atende ao chamado. Por meio do GPS do celular tanto do motorista quanto do passageiro, é possível acompanhar a rota traçada e realizada. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou por cartão de crédito cadastrado no perfil do cliente.

A novidade do momento da empresa é a oferta de corridas compartilhadas nas quais cada usuário paga um valor menor para compartilhar sua corrida. Com isso, o número de carros é reduzido nas vias, e os passageiros ainda economizam mais.

3. Cabify

Concorrente direto da Uber, o Cabify tem uma oferta de serviços bastante semelhante, com foco no serviço de motoristas particulares de forma moderna e mais acessível. Um ponto de desvantagem em relação aos concorrentes está na abrangência territorial, já que ele está presente em apenas algumas capitais do país. Outra desvantagem é que ele não oferece a modalidade de compartilhamento de corridas.

Por outro lado, ele leva vantagem na cidade de São Paulo por operar também com táxis especiais. Isso os permite trafegar nos corredores exclusivos dos ônibus gerando economia de tempo em engarrafamentos. Claro que essa opção de veículo tem uma tarifa um pouco maior, similar ao táxi convencional.

4. 99 Pop

Por fim, a 99 Pop fecha o trio de concorrentes no Brasil em aplicativos de carros compartilhados. Ainda mais próxima da proposta da Uber, a empresa chegou no mercado investindo pesado em descontos e tarifas mais baixas. Atualmente, os valores são bastante similares em relação aos concorrentes e podem estar um pouco acima ou um pouco abaixo conforme cada trajeto e situação do trânsito.

Vale ressaltar que as três empresas aplicam uma tarifa diferenciada quando existem anormalidades que afetem o trânsito, como horários de pico, chuva e acidentes no trajeto, também conhecida como tarifa dinâmica. Apesar disso, os aplicativos desse segmento representam uma alternativa mais barata ao táxi e muitas vezes até à manutenção de um carro próprio.

Outro ponto de atenção é que eles se tornaram uma importante fonte de renda para muitas famílias. Pessoas desempregadas ou com algum tempo livre aproveitam seus veículos para conseguir uma grana extra por meio de um trabalho honesto.

5. Waze

O Waze é um dos aplicativos mais utilizados pelos motoristas de todo o país. Seu principal objetivo é traçar as melhores rotas com base nas informações de tráfego, acidentes e problemas nas vias informados pelos próprios usuários.

Entre as principais funcionalidades, ele exibe o tempo de velocidade média em caso de engarrafamento, sugere trajetos alternativos para fugir de trechos mais complicados e sinaliza a presença de radares fixos e redutores de velocidade. É uma excelente forma de economizar tempo e combustível, além de mostrar novos caminhos que talvez você nunca teria imaginado existirem.

6. BlaBlaCar

O BlaBlaCar é um aplicativo de carona compartilhada, desenvolvido para que pessoas desconhecidas pudessem utilizar o mesmo veículo para realizar trajetos semelhantes. Os usuários têm duas possibilidades: pedir carona ou oferecer carona. Ele ajuda na redução dos custos para quem oferece a carona e no conforto e comodidade de quem pede.

É um ótimo app para controlar as caronas do ponto de vista pessoal, mas se, a intenção é garantir uma gestão de pessoas mais completa, o ABSMOB atende melhor, pois ele permite a visualização das informações de diferentes modais e a integração dos dados com os sistemas de gestão da empresa.

7. Yellow

Por fim, temos uma representante dos meios mais ecologicamente corretos. A Yellow surgiu com o serviço de aluguel de bicicletas. Diferentemente de outras empresas que já existiam no mercado, ela não dispõe de estações nas quais as bikes são retiradas e devolvidas. Os usuários buscam pela unidade mais próxima, destravam pelo aplicativo e utilizam até o ponto desejado. Ao final, basta finalizar a corrida e a bicicleta é travada novamente.

Agora, além das bikes, a marca disponibiliza patinetes elétricos, que usam o mesmo sistema de utilização. A grande vantagem de ambos os modais é ter a liberdade de utilizar no trajeto que quiser, dentro dos limites de disponibilização do serviço.

Como vimos, são muitas alternativas de aplicativos de mobilidade urbana que podem ajudar você e os colaboradores da sua empresa a se deslocar melhor pela cidade. É uma forma de fazer o bem para os cidadãos, para a comunidade e para o meio ambiente, ao reduzir a quantidade de veículos nas ruas e, com isso, a emissão de gases poluentes. Faça parte dessa evolução e adote soluções como essas em sua rotina.

E se você ficou interessado em conhecer melhor o ABSMOB, entre em contato que enviaremos mais detalhes!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *