Contabilidade consultiva: o que é, como funciona e quais as vantagens de contratá-la?

Contabilidade consultiva: o que é, como funciona e quais as vantagens de contratá-la?

Posted by

Você já ouviu falar em contabilidade consultiva? Esse é um modelo de negócios em que contadores atuam próximos a empresários e utilizam seus conhecimentos para diagnosticar problemas e identificar soluções para melhorar a saúde fiscal das empresas. 

Mas o que isso quer dizer na prática, como a contabilidade consultiva funciona e quais as vantagens de contratar esse tipo de serviço para sua empresa? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é contabilidade consultiva e como ela funciona?

Durante a introdução deste artigo, demos uma descrição rápida do que é contabilidade consultiva. Mas é normal que, só com ela, ainda existam algumas dúvidas. Por isso, vamos nos aprofundar no assunto e entender de uma vez por todas quais são as funções da contabilidade consultiva e como ela funciona para, em seguida, vermos como ela se adapta ao seu negócio.

A contabilidade consultiva é a contabilidade que vai além da escrituração. Ela não se atém à demonstração de balanços, à apresentação de lucro e a outras modalidades de relatório que são comuns no setor.

A contabilidade consultiva vai além desses tipos de contabilidade porque ela se alinha ao foco e ao objetivo do negócio para trazer mais valor agregado à mesa. Para o contador consultivo, o trabalho apenas começa quando são apresentados os relatórios.

Afinal, é a partir do balancete que o trabalho contábil de análise e interpretação é iniciado. Entre as tarefas assumidas pelo contador consultivo, está a identificação de:

  • situações de insolvência financeira;
  • oportunidades para que a falência não ocorra;
  • soluções para que uma empresa consiga gerar mais valor.

Todas essas informações constam no balancete da empresa, mas não de maneira óbvia. Por isso, dizemos que o trabalho do contador consultivo vai além. Cabe a ele fazer a leitura dos dados para entender se estão sendo cumpridas não só as obrigações fiscais do negócio, mas também seus objetivos. É também papel desse profissional determinar alternativas para que uma empresa seja mais lucrativa, assertiva e dinâmica do ponto de vista financeiro.

Quais as vantagens da contabilidade consultiva?

Como você pôde ver, o trabalho em contabilidade consultiva é muito mais complexo do que na contabilidade tradicional. Com ele, porém, vem uma porção de vantagens que veremos nos tópicos a seguir.

Redução de custos

O maior e mais interessante benefício da contabilidade consultiva é o quanto ela pode economizar para o negócio. As etapas empregadas no processo de contabilidade consultiva são desenhadas para que você consiga implementar, com facilidade, metodologias e sistemas eficientes na organização.

São essas metodologias e sistemas que aproximam seus profissionais dos clientes e tornam sua rotina de trabalho mais fácil. 

Outro ponto importante é que elas também facilitam visualizar a realidade contábil do seu negócio e os gargalos financeiros que existem nele, para que otimizações sejam implementadas — e economizar se torne possível.

Cada centavo economizado com a ajuda de um bom profissional de contabilidade é dinheiro que pode ser reinvestido no seu negócio ou lucro extra para as suas operações. 

Trabalhar com o respaldo de um contador e consultor como parceiro de negócio ainda facilitará a tomada de decisões, o que por sua vez fará com que seja mais fácil optar por aquelas alternativas de melhor custo-benefício para o negócio.

Geração de valor

Um dos focos da contabilidade consultiva é gerar valor para o cliente por meio de um relacionamento melhor. A aproximação é significativa para o empresário porque traz resultados positivos e crescimento para o negócio — e vantajosa para os escritórios de contabilidade, que podem assim fidelizar mais clientes.

O contador consultor é parte fundamental das ações de desenvolvimento da empresa e tem como objetivo demonstrar valor em todas as suas entregas. Por isso, ele se torna um parceiro do negócio por um tempo maior do que um contador tradicional se tornaria.

Inovação

Outro ponto importante é que a contabilidade consultiva continua cumprindo todas as funções de uma contabilidade normal, mas o seu foco é diferente. 

Como o objetivo é trazer mais eficiência e estratégias alinhadas aos objetivos do negócio para a mesa, a inovação é uma grande parceira desses profissionais. 

Essa visão moderna da contabilidade, além de trazer mais valor agregado, ajuda a modernizar toda a empresa, com ferramentas e metodologias mais eficientes do que as vistas na contabilidade tradicional.

Retenção de clientes

Por último, não podemos esquecer que entregar mais valor para o cliente faz com que a contabilidade consultiva seja um investimento melhor para as empresas. 

Com redução de custos, entrega de valor e inovação, há mais satisfação para o cliente e, consequentemente, mais chances de ele ser fidelizado.

Como contratar contabilidade consultiva?

Agora que você já conhece as principais vantagens da contabilidade consultiva, é hora de descobrir como encontrar um escritório que ofereça essa modalidade de serviço para sua empresa. Fique atento às dicas a seguir!

Verifique a infraestrutura do escritório contábil

O primeiro passo antes de contratar um escritório para fazer contabilidade consultiva é conferir se ele tem infraestrutura para isso. Ou seja, que sistemas utiliza, quais tecnologias fazem parte do dia a dia e como a equipe é organizada. Essas informações vão ajudá-lo a diferenciar um escritório com porte para atender a sua empresa de um que não está pronto para assumir esse desafio.

Analise a carteira de clientes do escritório

Outro passo importante na hora de selecionar um contador consultor é identificar se esse serviço já é prestado para outras empresas — e com sucesso. Por isso, fale com outros negócios que utilizam os serviços do escritório de contabilidade e veja se há realmente entrega de valor.

Faça uma consultoria

Por último, uma ótima maneira de saber se a contabilidade consultiva de um determinado escritório vai funcionar para sua empresa é fazendo uma consultoria com o escritório em questão. 

Veja se ele consegue detectar os gargalos que existem no seu negócio hoje e que sugestões faz para saná-los. Isso também trará a experiência real de trabalhar com aquele escritório e o ajudará a verificar se o atendimento e as metodologias de trabalho são adequadas para atendê-lo.

Embora na contabilidade consultiva a tecnologia tenha um papel importante, ela não deve ser o carro-chefe na sua escolha. As consultas são o lado mais humano da contabilidade e — ainda que recursos tecnológicos possam ajudar — a visão dos profissionais envolvidos é que realmente trará valor para seu negócio.

Gostou de aprender mais sobre contabilidade consultiva? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *