Contabilidade estratégica: como aplicá-la da melhor forma no seu escritório?

Contabilidade estratégica: como aplicá-la da melhor forma no seu escritório?

Posted by

Passou a época em que a contabilidade era vista apenas como um setor responsável pelos números da empresa. Em tempos de alta competitividade e transformação digital, hoje temos a contabilidade estratégica.

É claro que a exigência do cenário atual pede mais integração, inteligência e expertise em todos os setores, e na contabilidade não poderia ser diferente. Daí a importância de soluções tecnológicas na área.

Mas como fazer essa aplicação funcionar de verdade? O que é e quais são os maiores benefícios dessa prática? Essas são as perguntas de base para a implementação, e responderemos elas e algumas outras neste artigo. Confira!

O que é contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica busca ir além do modelo tradicional, acrescentando inteligência de negócios e integrando os processos de controle aos demais setores. Na prática, é um padrão diferenciado de controle que impacta diretamente na tomada de decisão e na evolução empresarial.

É uma configuração que prioriza soluções digitais no apoio ao gestor para aprimorar o desenvolvimento empresarial e conquistar mais produtividade e performance no negócio. Vai além do aspecto contábil e impacta positivamente os setores de:

  • finanças;
  • comunicação;
  • gestão estratégica; entre outros.

A contabilidade estratégica também pode ser chamada de gerencial e tem uma veia mais voltada para o aspecto de planejamento do negócio. Por isso, tende a retornar melhores resultados que a forma tradicional.

É uma evolução natural à forma antiga e visa aprimorar o controle e o desenvolvimento de ações mais estratégicas para o crescimento do negócio.

Quais os maiores benefícios desse modelo?

Todas essas características elevam o conceito de contabilidade estratégica a uma solução empresarial de alto nível que retorna uma série de benefícios para o gestor. Na sequência, veja alguns dos principais!

Aprimora a gestão do escritório

Atualmente, a gestão está cada vez mais digitalizada e necessita de controles mais integrados e inteligentes. A contabilidade estratégica colabora diretamente com essa tendência e auxilia o gestor em decisões e controles.

Indiretamente, todas as ações implementadas por meio desse modelo trarão fidelização de clientes, melhora na produtividade e maior precisão nos controles, aumentando a base de gestão do negócio.

Amplia a visão do negócio

Como a contabilidade é um setor extremamente sensível, é praticamente impossível ampliar a visão sem uma base contábil do negócio. Caso contrário, todo o planejamento estratégico pode perder a sustentabilidade e ser ilusório.

Com a integração entre os setores, é possível vislumbrar as expectativas de evolução dentro da realidade contábil da empresa e tomar atitudes mais acertadas e conscientes. É possível ainda enxergar com mais clareza as fragilidades financeiras e combatê-las para desenvolver o negócio.

Aumenta a competitividade

Hoje em dia, conquistar competitividade é praticamente uma obrigação. E isso se torna possível por meio de soluções digitais e inteligência corporativa. Implementações como a contabilidade estratégica representam não um custo, mas sim um investimento para trazer diferencial no mercado dentro desse contexto.

Como aplicar a contabilidade estratégica na prática?

A aplicação da contabilidade estratégica difere do modelo tradicional. Nessa implementação, o gestor deve considerar nuances administrativas e integrar a solução ao planejamento.

Abaixo, acompanhe alguns dos principais pontos para implantar esse tipo de controle.

Entenda o funcionamento dos processos

Analise o cenário interno e externo, identificando aspectos econômicos, analisando os fluxos de processos e buscando pontos positivos e inconsistências. A partir desse entendimento, você terá uma base para a implementação do conceito.

Descubra como as informações são geradas

Entenda como o fornecimento de informações contábeis acontece para o gestor. Descubra que pontos podem ser ampliados ou aprimorados para que essa informação seja mais estratégica e embasada para a tomada de decisão.

Perceba ainda se essas informações não consideram as transformações e ações que acontecem nos demais setores, engessando os dados e tornando a compreensão mais quantitativa e menos qualitativa.

De uma forma geral, essa implementação tende a impactar diversas estratégias do negócio como:

Integre todas as estratégias empresariais

Faça com que a contabilidade tenha mais sinergia com os demais setores da organização. Todas as áreas precisam estar conectadas aos principais pontos contábeis, como o fluxo de caixa e o controle de custos.

O principal objetivo dessa ideia é buscar lucratividade e desenvolvimento de forma sustentável. Nesse ponto, toda coleta, estudo e registro de informações em relação ao patrimônio e às finanças da empresa estarão alinhados ao conceito de gestão empresarial.

Aplique recursos tecnológicos

A tecnologia exerce papel fundamental nesse cenário, já que contempla sistemas com alto potencial de controle e gestão de dados. Além disso, permite a integração entre os setores com muito mais facilidade.

Para que a contabilidade seja mais estratégica, é preciso exigir mais recursos, e a inovação é a principal peça nesse investimento. Todos esses aspectos gerenciais também necessitam de segurança da informação, integridade de processos e base para análises preditivas.

O fator tecnológico é preponderante para ampliar a visão contábil e garantir a excelência e a eficácia do conceito. A negligência à aplicação de uma solução digital pode inviabilizar essa implementação de várias formas, fazendo com que o negócio:

  • não evolua como esperado;
  • tenha tomadas de decisão imprecisas;
  • crie visão distorcida.

Por que é importante adotar a contabilidade estratégica?

A contabilidade estratégica precisa ser adotada principalmente para modernizar o setor contábil e alcançar mais inteligência na gestão. Passou o tempo em que esse setor era mais numérico e de apoio.

Com a contabilidade estratégica, o setor ganha maior relevância e protagonismo e conquista status de maior importância, impactando positivamente o planejamento, as finanças, o orçamento e a estratégia.

Mais um fator pertinente nesse contexto é o papel do contador que assume uma função ainda mais significativa, influenciando a organização empresarial e auxiliando no desenvolvimento de metas e desafios mais ousados para o negócio.

Percebeu a importância dessa inteligência digital? O mundo dos negócios está evoluindo cada vez mais e junto com ele aparece a contabilidade estratégica como um trunfo de gestão. Neste post, você entendeu o que é e quais são os maiores benefícios dessa prática.

Tem mais interesse no assunto contabilidade estratégica? Então, saiba que frequentemente preparamos conteúdos alinhados com esse propósito, e você tem a oportunidade de acompanhar tudo de graça. É só assinar nossa newsletter!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *