5 vantagens da cultura e do clima organizacional para os funcionários

5 vantagens da cultura e do clima organizacional para os funcionários

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A cultura e o clima organizacional de uma empresa são, respectivamente, o conjunto de valores, regras morais, éticas de conduta e o conjunto de comportamentos e ações dessa instituição. Essas normas e atitudes são indispensáveis para as práticas de todos os grupos da empresa.

Ter esses métodos bem definidos é importante, pois, com eles, uma empresa é capaz de alinhar os seus objetivos aos funcionários, estabelecer regras claras no dia a dia, apresentar normas definidas para as contratações de novos talentos, entre outros benefícios.

Transformar a empresa por meio de uma cultura e um clima organizacional bem estabelecidos pode trazer ótimos resultados e por isso é desejo de muitos empreendimentos. Diante disso, apresentaremos neste artigo 5 vantagens que essas estratégias podem trazer à empresa. Acompanhe!

1.    Favorecimento na tomada de decisões da empresa

Ao ter uma cultura organizacional bem determinada, a empresa tem um suporte maior no momento de aplicar as suas resoluções, pois as regras já estão bem claras para que os gestores e funcionários possam atuar com assertividade.

Esse resultado é percebido intensivamente nos processos de recrutamento e seleção. Isso porque toda a seletiva deve acontecer segundo as normas da cultura da empresa e, por isso, o fit cultural do candidato deve ser muito bem avaliado para que o novo funcionário seja alinhado às normas e aos costumes da empresa.

2.    Melhor ambiente de trabalho

A cultura e clima organizacional da empresa são fatores que interferem cotidianamente nas tarefas dos funcionários. Essas estratégias atuam nas dimensões físicas e emocionais dos colaboradores e, quando bem aplicadas, podem contribuir para a autoestima, o bem-estar, intensificando o engajamento, a motivação etc. Também devem fazer parte do clima organizacional o respeito, a confiança, a parceria, o feedback e ouras práticas que enriquecem o ambiente de trabalho.

O ambiente físico é outro ponto que pode oferecer qualidade de vida às equipes. Por isso, a empresa deve se atentar para ter em seu ambiente: cadeiras que possam alinhar a coluna, mesas na altura adequada, paredes nas cores que proporcionam tranquilidade — como o azul claro —, ambiente bem iluminado e limpo, temperatura ambiente adequada e outras melhorias.

Uma organização que tem um ambiente leve, harmonioso e dá suporte nos sentidos materiais como um todo disponibiliza aos funcionários a oportunidade de produtividade, tanto profissional quanto nos resultados para a instituição. Para intensificar esses benefícios, é importante que a corporação realize pesquisa de clima organizacional com os funcionários, pois é por meio dela que se pode mensurar a opinião dos trabalhadores em relação à empresa.

3.    Melhorias na comunicação interna

Uma comunicação interna que realmente funciona faz com que todos os setores, colaboradores e líderes fiquem alinhados aos processos que a organização realiza ou precisa executar.

Quando a comunicação é efetiva, ela tem inúmeras vantagens para os funcionários e para a organização. O feedback, por exemplo, é uma ação que participa da comunicação interna e é um dos responsáveis por agilizar a resolução de muitas situações na empresa. Um grupo coeso torna os processos mais ágeis.

A comunicação interna reflete diretamente na satisfação do cliente. Isso acontece uma vez que a resposta, a forma de decidir as resoluções, as entregas e tudo o que se relaciona ao atendimento está sujeito ao julgamento do consumidor. Tudo isso resulta em ganhos ou perdas para a empresa.

4.    Boa imagem para a empresa no mercado

O planejamento estratégico de toda empresa tem como objetivo principal a produtividade e o crescimento no mercado. Diante desses focos, a cultura organizacional é o melhor direcionamento para que os processos se difundam positivamente em toda a estrutura organizacional.

Uma cultura organizacional pontual e uma administração que contempla a valorização dos seus colaboradores são determinantes para construir uma imagem forte da empresa para as suas equipes e para os seus clientes.

Essa imagem se estende, também, por todo o mercado da localidade, tornando a empresa um diferencial em sua marca empregadora devido à sua cultura e clima organizacional. Isso ajuda a atrair os melhores talentos, que têm a exigência de optar por trabalhar em instituições que oferecem maior suporte de empregabilidade.

Uma organização que dá suporte aos seus funcionários por meio de um clima organizacional que oferece diversos benefícios — como ambiente acolhedor, interpessoalidade entre os colaboradores, autonomia dos funcionários etc. — chega a ser um atrativo para as pessoas se tornarem candidatas à vaga de emprego.

Com essas admissões, a empresa se destaca no mercado ao inserir, em seu quadro de pessoal, pessoas com mobilidades físicas, mães, gêneros diversos, além de diferentes raças e crenças religiosas. Essa diversidade é permeada de diferentes habilidades e competências que elevam a produtividade e levam a corporação a ser referência no mercado em sua área.

5.    Aperfeiçoamento das lideranças

Os gestores são membros que precisam ter consciência da importância de propagar as informações aos colaboradores, pois existem decisões que partem apenas desses líderes. Para o melhor funcionamento da organização, um dos direcionamentos que pode ser incluso na cultura organizacional é um organograma que estruture os cargos da empresa. Esse documento conscientiza os gestores e colaboradores das suas funções dentro da corporação.

Outro ponto a observar é que os gestores devem ter a incumbência de repassar informações aos funcionários com todas as suas minúcias. Essa atitude fortalece a comunicação interna e facilita para que as atividades se concretizem no dia a dia. Manter a comunicação ativa torna o grupo alinhado e menos propenso a erros.

A cultura organizacional e as lideranças da empresa se complementam, e outros líderes, como coordenadores e diretores, devem colaborar quanto ao cumprimento das diretrizes e normas, pois eles devem ser exemplo, para que a cultura da empresa se propague por todos os setores da organização.

As diretrizes e regras que constam na cultura da empresa têm como objetivo maior formar equipes conscientes e engajadas na missão de conquistar a produtividade esperada. Acompanhar o cumprimento desses indicativos é responsabilidade da liderança de cada setor.

Ter lideranças que se preocupam com os funcionários e com as suas atividades na rotina de trabalho fortalece o clima organizacional e gera proximidade, respeito e colaboração entre eles.

Como observamos, cultura e clima organizacional são metodologias que transformam as ações dos colaboradores e os resultados da empresa. Por esses motivos, sugerimos que você adote esses métodos em sua organização para usufruir de todos esses ganhos e potencializar os efeitos da sua organização para que ela se destaque no mercado.

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