Qual a importância da diversidade no ambiente de trabalho? 5 dicas para promovê-la

Qual a importância da diversidade no ambiente de trabalho? 5 dicas para promovê-la

Posted by

Cada vez mais valorizada, a diversidade no ambiente de trabalho é uma demanda social imprescindível para promover a inclusão de pessoas de diferentes gêneros, etnias, idades, vivências e comunidades dentro das empresas. Essa iniciativa beneficia tanto os profissionais quanto o próprio negócio, uma vez que passa a contar com diferentes pontos de vista na hora de solucionar problemas e inovar.

Embora estejamos falando de um tema bastante atual, algumas organizações ainda tropeçam quando o assunto é diversidade, por não saberem por onde devem começar. O primeiro passo é entender esse conceito e a sua importância.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar as principais dicas para promover a diversidade na sua empresa. Confira!

O que é a diversidade no trabalho?

Em sua essência, o termo diversidade significa pluralidade, variedade e diferença. O conceito consiste na reunião de indivíduos que representam múltiplos aspectos que se diferenciam entre si. Alguns dos tipos de diversidade são de:

  • etnia;
  • crenças variadas;
  • pessoas com deficiência;
  • LGBTQIA+;
  • gêneros;
  • classes sociais.

Basta olharmos para o lado para enxergarmos que a diversidade está presente em todos os lugares em que estamos, visto que no nosso dia a dia, convivemos com pessoas de diferentes características. Nesse sentido, a diversidade no ambiente de trabalho quer dizer formar equipes com indivíduos diversos, pautadas pela pluralidade.

Promover a diversidade em uma empresa implica em acolher os colaboradores e suas diferenças, ou seja, apoiar a inclusão. Vale ressaltar que o conceito deve ser levado a sério em todos os processos pelos quais o profissional passa, desde a atração de talentos até a sua rotina de trabalho, com ações de conscientização interna e que valorizem o respeito à diversidade.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Um time diverso ajuda a acelerar o desenvolvimento de novos conhecimentos e a criar um mundo de oportunidades dentro das empresas. Quando bem administrada, essa característica traz uma série de vantagens competitivas para o negócio. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de investir na diversidade corporativa.

Contribui para um ambiente de trabalho saudável

As empresas que prezam pelo respeito à diversidade tendem a lidar com menos conflitos. Afinal, os profissionais aprendem a conviver com as diferenças uns dos outros, mantendo o respeito, mesmo em situações em que apresentam opiniões divergentes, o que os faz buscar sempre o diálogo para encontrar as melhores soluções.

Favorece a criatividade

Na hora de desenvolver um projeto, profissionais com diferentes bagagens de vida podem trocar as mais variadas experiências — fator que favorece a criatividade na organização. Isso porque a valorização da diversidade também proporciona liberdade para que os colaboradores possam se expressar de diferentes formas.

Estimula a motivação

Ao participar de um clima organizacional que respeita as suas características e o valoriza, o funcionário se sente motivado a dar os seu melhor na realização de suas atividades e participar ativamente do sucesso do negócio. Isso o leva a apresentar melhores resultados, individuais e coletivos.

Aumenta a produtividade

De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, 76% dos profissionais entrevistados disseram que se sentem livres para se expressar em um ambiente de trabalho diverso, e 17% se sentem mais engajados com a companhia. Com uma equipe mais motivada e que gera bons resultados, a produtividade da empresa é impactada positivamente.

Torna-se possível construir soluções inovadoras e eficientes, que colaboram para que a organização mantenha a satisfação dos seus colaboradores e amplie a sua vantagem competitiva.

Como promover a diversidade no trabalho?

Para que traga benefícios reais para a empresa, a diversidade não deve ser praticada em ações isoladas. É necessário que esse conceito seja inserido na cultura da organização, de modo que faça parte do dia a dia dos colaboradores.

Acompanhe, a seguir, algumas das práticas indispensáveis para promover a diversidade no ambiente de trabalho.

1. Analise a realidade da sua empresa

Em primeiro lugar, é recomendado fazer um diagnóstico do seu ambiente de trabalho, verificando qual é a composição das suas equipes. Analise, por exemplo, se a empresa conta com profissionais negros, com deficiência, da comunidade LGBTQIA+, de diferentes etnias e crenças.

Em seguida, é preciso entender por quais motivos o seu time é composto pelos colaboradores atuais. Dessa maneira, é possível checar se a diversidade já é praticada pela organização ou é necessário começar do zero para promover a valorização desse conceito dentro da empresa.

2. Faça um recrutamento inteligente

Fazer um recrutamento inteligente é fundamental para praticar a diversidade em sua companhia. Para tanto, no momento de fazer novas contratações, dê preferência para profissionais de diferentes formações e perfis, o que evita a criação de uma equipe demasiadamente homogênea e que pensa da mesma forma.

Comece eliminando dos currículos detalhes que não estão relacionados à qualificação profissional do indivíduo. Uma forma de se fazer isso é por meio do uso de softwares que buscam os perfis profissionais mais alinhados à vaga aberta. Isso permite que a convocação dos candidatos para as etapas seletivas seja baseada na sua competência.

3. Repense políticas e adeque a cultura da empresa

Não basta fazer contratações pautadas pela diversidade, se os profissionais contratados não se sentirem realmente inclusos do ambiente de trabalho e passem a lidar com preconceito vindo dos seus colegas. Nesse cenário, é provável que esses colaboradores se desliguem da empresa em pouco tempo.

Sendo assim, há que se repensar as suas políticas internas e adequar a cultura da empresa. Faça um estudo de clima organizacional, o que permite um eventual sentimento de exclusão por parte dos seus funcionários.

Após identificar comportamentos que configuram desrespeito à diversidade, é preciso criar ações, como treinamentos, palestras e projetos, sobre a importância de ter empatia, respeitar e valorizar as diferenças na empresa.

4. Trabalhe a comunicação interna

Melhorar a comunicação interna é um ponto essencial para que o respeito à diversidade seja traduzido na rotina diária da organização. Esse processo pode ser feito com a realização de campanhas que esclareçam o que é diversidade, a importância dela para a empresa, para a equipe como um todo e para a sociedade.

Também é imprescindível abrir canais de comunicação para que as pessoas que se sintam alvo de preconceito possam relatar o ocorrido de forma segura. Nesse tipo de situação, a vítima deve ser acolhida e o responsável punido de acordo com a gravidade do seu ato.

5. Pratique a diversidade na estrutura da empresa

A valorização da diversidade deve ir além de um mero discurso, ela deve ser praticada na estrutura da empresa. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 30% dos negros ocupam cargos de liderança nas empresas brasileiras.

Portanto, leve a diversidade em consideração na hora de promover os seus colaboradores e fazer contratações para cargos de liderança. Da mesma forma, homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo devem receber o mesmo salário, a fim de promover a igualdade salarial entre gêneros.

Não é só a estrutura hierárquica que deve ser pensada pelo ponto de vista da diversidade. A estrutura física da organização também deve ser adaptada para facilitar a locomoção e garantir a segurança dos colaboradores com deficiência.

Como você pôde ver, a diversidade no ambiente de trabalho ajuda a construir um clima organizacional saudável, além de colaborar para o aumento da criatividade, inovação e crescimento da produtividade do negócio. Mais uma vez, é importante lembrar que o conceito não deve ficar apenas no discurso, mas sim, ser traduzido em ações reais no dia a dia da empresa.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos os benefícios da diversidade nas empresas!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *