Empreendedorismo e contabilidade: saiba como unir os dois

Empreendedorismo e contabilidade: saiba como unir os dois

Posted by

Empreendedorismo é o processo de investimento em novos negócios, que envolve benefícios e riscos, que requerem ações de manutenção para que a empresa se desenvolva continuamente. Já a contabilidade é considerada uma ciência aplicada, que tem como propósito gerir o patrimônio das organizações em aspectos qualitativo e quantitativo.

Saiba que empreendedorismo e contabilidade têm relação direta. Por menor que seja uma organização, é imprescindível ter um controle contábil, pois precisa de apoio de especialistas na área contábil, tributária e fiscal.

Quer compreender como alinhar a área de empreendedorismo com a de contabilidade? Confira!

Saiba identificar as oportunidades

Todo empreendedor deve ter um olhar amplo e ser um grande observador. É importante estar atento aos movimentos que acontecem no mercado contábil. Normalmente, as oportunidades dão sinal de que estão por ali e, quando surgem, devem ser muito bem aproveitadas. 

Existe grande número de empresas que trabalham em atividades contábeis e atendem a uma grande demanda de organizações. Por isso, é importante ficar de olho nas organizações que necessitam desse tipo de serviço.

Estude os concorrentes

É notório que toda empresa vive em pleno estado de concorrência com outras que atuam no mesmo ramo. Por essa razão, é indispensável conhecer todas as manobras que o seu concorrente utiliza para ter sucesso nas suas práticas diárias.

Para se destacar no mercado, é necessário que o gestor avalie algumas práticas do seu concorrente, como:

  • identificar pontos que oferecem o mesmo tipo de serviço;
  • observar pontos fortes e fracos de instituições que atuam na mesma área;
  • detectar as ameaças e as oportunidades do negócio.

Desenvolva competências gerenciais

Estar à frente de um empreendedorismo requer olhares e práticas diferenciadas dos demais colaboradores. Uma das iniciativas essenciais é reconhecer qual é o seu papel dentro do negócio e agir como tal. É necessário que você esteja preparado para assumir o desafio de abandonar a sensação de que é apenas um profissional técnico, para garantir a postura de empresário.

Os conhecimentos vão ser permanentemente necessários na sua carreira. No entanto, é necessário ir além, e desenvolver diversas competências gerenciais, imprescindíveis para sua vida de dirigente. Conheça algumas habilidades necessárias:

  • instinto de liderança;
  • pensamento analítico e estratégico;
  • capacidade para negociar;
  • visão holística de negócio;
  • boa comunicação para fazer abordagens;
  •  gestão de tempo.

Conte com um bom planejamento

Como em todas modalidades de empreendimento, formular um planejamento bem estruturado é indispensável para que o negócio ganhe forças desde as suas primeiras atuações. Saiba que ter metas ambiciosas é sempre bom, porém, elas devem ser realizáveis. 

Pontue muito bem cada ação que a empresa deve realizar para ficar firme e conquistar a finalidade imposta ao planejar. Outra medida indispensável é convocar todos os colaboradores e deixá-los cientes da meta proposta e de que cada membro do grupo tem a responsabilidade de se empenhar para alcançar o objetivo que foi planejado.

Tenha um plano de negócios

Planeje segundo a realidade da sua empresa e levando em consideração a atuação dos seus concorrentes. Afinal, todos os dias a sua organização vai estar competindo com eles.

Fazer um plano de negócios é construir a base da sua empresa. Ele é um documento estratégico, em que devem estar contidos todos os objetivos e características que o negócio deve conter.

É pelo plano de negócio que o gestor verifica todas as variáveis que estão acontecendo no mercado. Esse documento faz o demonstrativo da viabilidade do negócio no campo operacional, financeiro e fiscal e outras situações.

A função do plano de negócio é dar suporte para que a empresa se solidifique. Isso é possível devido à verificação antecipada de como está o mercado econômico, os desafios que devem ser enfrentados, os riscos a ser superados, assim como as oportunidades que surgem e que não podem ser ignoradas, para que o empreendedor invista em seu negócio.  

No entanto, esse documento não pode ser construído aleatoriamente. Para que ele possa promover bons resultados, é fundamental conter pontos que o tornem um documento estruturado, como:

  • elaborar um sumário executivo completo: ele apresenta as características da empresa e resumo do plano de negócio;
  • desenvolver análise estratégia do mercado: serve para avaliar o perfil do público, os fornecedores e os concorrentes;
  • conhecer minúcias dos concorrentes: pesquisar por que os clientes compram naquela empresa, quais os diferenciais dos produtos, preços, qualidade e atendimento;
  • conhecer os fornecedores que oferecem os produtos: aderir a esses parceiros é uma ótima estratégia para, também, crescer no mercado;
  • criar diretrizes operacionais: o plano de negócio deve apresentar os caminhos que a empresa deve percorrer e traçar como deve captar o público-alvo;
  • fazer um plano financeiro: é o norteador de todas as práticas, e em função dele tudo é realizado.

Busque agregar valor para os clientes

As empresas devem ter seus clientes como uma peça valiosa no seu negócio, afinal, nenhum negócio sobrevive sem eles. Na maioria das vezes, a clientela costuma ser bem exigente e, se possível, gostaria de ter atendimento exclusivo.

No entanto, você pode ter algumas estratégias para entregar trabalhos que possam deixar os seus clientes motivados com o atendimento do seu escritório. Melhorar os processos é uma boa opção.

Ofereça um serviço certeiro, dê feedbacks rápidos para o cliente, informe como o andamento do trabalho está etc. Tudo isso demonstra atenção e boa vontade de oferecer um serviço de qualidade.

Faça uso da tecnologia

Para aliar empreendedorismo e contabilidade no mundo dos negócios, usar as novas tecnologias é uma ação decisiva para o bom desenvolvimento da empresa. É importante conhecer as inúmeras ferramentas que o mercado dispõe aos profissionais que trabalham com esse tipo de tarefa.

Os trabalhos do seu escritório podem ser automatizados ao implementar plataformas, softwares, ferramentas digitais e programas que sejam direcionados a trabalhos repetitivos e que tenham alto índice de cálculo.

Como percebemos, o empreendedorismo e a contabilidade têm uma grande relação. Sendo assim, procure estar atualizado sobre os avanços tecnológicos que acontecem no ramo para que seu negócio tenha sucesso. Contar com um parceiro que tenha ferramentas avançadas para realizar as tarefas do seu escritório de contabilidade é essencial para potencializar os trabalhos e torná-lo referência no mercado.

Achou que o artigo passou informações significativas para sua empresa? Então, deixe o seu comentário para sabermos como ajudar você.

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *