Entenda como promover a fidelização dos seus clientes

Entenda como promover a fidelização de clientes no seu escritório

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A fidelização de clientes no escritório de contabilidade é fundamental para que ele esteja sempre presente e contribuindo para o desenvolvimento da organização.

Conquistar a fidelidade de clientes é mais produtivo do que conquistar clientes novos. Manter essa fidelidade tem impacto direto na saúde financeira e nos resultados positivos do seu escritório de contabilidade.

Um cliente fiel é menos dispendioso para a instituição, por isso, gera economia e proporciona maior segurança quando se fala em previsões futuras de faturamento.

Quer entender a necessidade de fidelizar os clientes no seu escritório de contabilidade? Então, confira neste artigo!

Como conquistar a fidelização de clientes no escritório de contabilidade?

Fidelizar os clientes é um desafio enorme para os escritórios de contabilidade. Ter clientes fiéis é um ponto muito positivo tanto para o escritório como para o cliente. Porém, é necessário observar algumas ações extremamente importantes para que isso possa ocorrer. Veja algumas dicas que vão alavancar seu escritório.

Aposte na boa comunicação

O diálogo ainda é o melhor meio para proporcionar entendimento, conhecimento e confiança. A comunicação é um meio eficiente para você conquistar seus clientes e fidelizá-los. Em seu escritório, nem tudo vai estar perfeito o tempo todo. Podem ocorrer imprevistos como dificuldades com a internet, falta de colaboradores, problemas na impressora e outros contratempos.

 Nesses casos, pode ocorrer atraso no prazo determinado, mas sua comunicação com o cliente vai fazer toda a diferença, pois ele já sabe que seu escritório sempre cumpre com os prazos habitualmente.

Melhore o atendimento

Um bom atendimento inicia desde o primeiro contato, por isso é necessário que todos os colaboradores estejam cientes dessa prática. Tratar o cliente com atenção, respeito e conforto é fundamental para que se sinta “inserido” em seu escritório de contabilidade.

Ao visitar o escritório, é bom o cliente encontrar uma mesinha com café, biscoitinhos ou até umas balinhas para agradá-lo, isso tudo é um adicional no atendimento.

Não o deixe esperando por muito tempo para ser atendido. O maior tempo que ele deve passar em seu escritório é dialogando com você, recebendo ou passando informações importantes. Mas alguns momentos de descontração de vez em quando fazem muito bem.

Tenha uma relação com o aniversário dos clientes e não se esqueça de parabenizá-los pela data e agradecer por serem seus clientes. Isso vale também para aqueles que estão mais afastados, pois é uma grande oportunidade de resgatá-los.

Organize a rotina

Organização é sinônimo de eficiência. Um escritório de contabilidade está cotidianamente envolvido com documentos fiscais: notas fiscais, recibos, cópias e originais de documentos e tantas outras necessidades para que o trabalho flua “sem dores de cabeça”. Para isso, uma dica importante é que cada cliente tenha sua pasta de documentação, seja virtual ou material.

Você já imaginou o cliente sentir o conforto de saber que quase tudo que precisar de documentos já está arquivado? Isso o deixa despreocupado e ele sente confiança no seu escritório, sendo mais um motivo para fidelização.

Escute o cliente

Todo cliente valoriza ser tratado com atenção. Nesse caso, é importante que você demonstre, de diversas formas, que está disponível a ouvi-lo. Convide para sentar, olhe nos olhos, deixe-o à vontade para falar e escute com atenção. Aceite sugestões, dicas e outras ações que podem engrandecer seu escritório de contabilidade.

Existem outros meios de escutar os clientes: e-mail, WhatsApp, chat, Messenger, telefone e outros canais. Uma dica importante é que sua atenção seja demonstrada, também, com a rapidez com que você realiza o feedback.

Seja autoridade no assunto

Você já ouviu falar que “conhecimento é poder?”. Exatamente! O cliente precisa sentir isso em você, mas apenas uma observação: é importante equilibrar as atitudes para não perder a humildade.

É necessário ser um contador consultivo. Ampliar e atualizar seus conhecimentos é o passo principal para que você esteja seguro ao precisar tirar as dúvidas dos seus clientes ou repassar informações. Um escritório de contabilidade precisa estar atualizado com todas as mudanças legais que acontecerem. O cliente deseja receber muito além de entrega de serviço, ele deseja receber valor.

Seu trabalho deve ter um diferencial que apresente soluções. Seja proativo: ao entregar o trabalho, dê ciência ao cliente do que você modificou, inseriu ou alterou no serviço para que chegasse ao melhor resultado. Ouvir do cliente algumas frases, como “ficou bem melhor!”, é gratificante para o contador. Agindo assim, você pode conseguir a fidelização de qualquer cliente.

Conte com ferramentas inovadoras

Estar atualizado é um dos principais fatores para fidelizar seus clientes. Aprender novos conhecimentos, novas maneiras de realizar os trabalhos e acompanhar os avanços da tecnologia podem ser grandes atrativos para seus clientes.

Invista em softwares inovadores, pois automatizar a gestão fiscal leva a um progresso significativo. O cliente pode enviar arquivos XML por meio do software, isso agiliza o andamento das tarefas e evita deslocamento até o escritório.

Fazer o investimento em plataformas inovadoras promove toda a diferença. O cliente pode acessar essa plataforma para encaminhar documentos como nota fiscal. Esta tecnologia pode realizar cálculos mais complexos, evitar erros e acelerar os serviços para que não ocorra atraso e o trabalho seja entregue com segurança e precisão.

Esteja atento às tecnologias que surgirem no mercado e as utilize sempre, pois quanto menos trabalhos manuais, mais resultados positivos e rápidos serão oferecidos para satisfazer o cliente.

Aposte em marketing digital contábil, uma estratégia que vai deixar seu escritório e seus clientes sempre informados sobre todas as novidades de diversos assuntos do ramo. Exponha o escritório nas redes sociais para que seja visto e lembrado. Esse método demonstra que ele é conhecido pelos serviços que presta. O marketing boca a boca também faz novos clientes e forma uma cadeia de informações.

Entendeu a necessidade da fidelização de clientes no escritório de contabilidade e de aprender como colocar em prática? Por isso, mostramos para você a importância de investir em novas tecnologias. O ABSBpo, por exemplo, é uma dessas ferramentas que fideliza seus clientes pelos inúmeros serviços que beneficiam seus colaboradores e a organização e ainda oferece uma excelente receita adicional.

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