Gamificação nas empresas

 Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios

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Como funciona a gamificação nas empresas? Gamificação é um termo adaptado da língua inglesa (com origem em “games”) e que descreve o procedimento de transformar coisas que já existem, como processos de negócios, a partir da integração da lógica utilizada em videogames para fazer com que os usuários queiram continuar brincando.

A gamificação é uma estratégia muito conhecida quando a apontamos para o cliente. Uma série de aplicativos, como o Foursquare (hoje conhecido como Swarm), começaram seguindo a lógica da gamificação e ganharam amplas redes de usuários que interagiam com a ferramenta para ganhar mais pontos e vencer os amigos. Todavia, o princípio também é usado por empresas ao redor do mundo para engajar colaboradores e tornar a rotina de trabalho deles mais interessante e competitiva.

Quer entender os fundamentos da gamificação nas empresas e descobrir como aplicá-la em seu negócio? Continue a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre games e gamification?

Quando ouvimos o termo gamification, é muito natural pensar que se trata de criar jogos. Contudo, como mencionamos na introdução do artigo, a gamification reside não na criação de novos conceitos, mas na aplicação de lógicas existentes em games que já foram testados e aprovados por outras empresas para transformar a experiência do cliente ou do colaborador.

Isso o motiva a continuar utilizando uma ferramenta de negócios ou um recurso oferecido pela empresa. As estratégias de gamification pouco têm a ver com os videogames que você jogava quando criança. Elas não envolvem, necessariamente, a criação de software ou a utilização deles durante o processo de interação com o usuário.

Apenas se valem dos mesmos gatilhos que os games aplicam para forçar interações e estimular a área do cérebro que se sente satisfeita ao receber recompensas, a fim de criar uma relação de alto valor agregado com funcionários, sócios, parceiros de negócios e consumidores.

Por causa disso, empresas não precisam desenvolver do zero plataformas de gamification para se beneficiar dessa estratégia. Basta que elas utilizem recursos já existentes, aplicando-os na maneira como se relacionam com seus interlocutores.

Em que setores posso usar gamificação?

A melhor maneira de entender como gamification funciona na prática é olhando para exemplos que outras empresas já adotaram dessa estratégia para aumentar o engajamento de colaboradores e qualificar o relacionamento com o público externo. Por isso, selecionamos alguns dos principais exemplos do mercado quando o assunto é gamification.

Marketing e redes sociais

Que tal utilizar gamification para alavancar os resultados que sua empresa obtém nas redes sociais? Siga o exemplo da Cisco

Há alguns anos, a empresa investiu em um programa global de treinamento para o uso de redes sociais visando aumentar a eficiência dos seus funcionários. Contudo, logo percebeu que apenas a gamification poderia ajudá-la com essa tarefa. Os mais de 46 cursos oferecidos no programa eram muito para a maioria dos funcionários, e era difícil engajá-los.

Ao adicionar níveis diferentes de certificação, o departamento de RH da empresa criou uma competição entre os participantes e fez com que eles se sentissem mais motivados a participar dos desafios. Hoje, mais de 650 funcionários da empresa já preencheram os requisitos que ela estabeleceu, completando mais de 13.000 cursos.

Mobilidade

Como uma das maiores empresas do mundo conseguiu fazer com que todos os seus funcionários preenchessem as planilhas de viagem e relatassem seus custos no tempo certo? A Google encarou esse desafio utilizando gamificação na empresa e foi muito bem-sucedida.

Cada vez que um dos colaboradores da empresa faz uma viagem a trabalho, ele recebe uma mesada, mas ela não precisa ser gasta durante a viagem. Quem economiza escolhe o que fazer com o dinheiro restante (em um processo similar ao cashback) e pode receber esses valores no salário do mês seguinte, investir em uma viagem no futuro ou até doar para instituições de caridade ou aplicar no seu fundo de aposentadoria.

Com o projeto, a Google conseguiu fazer com que 100% dos funcionários passassem a enviar todos os dados de gastos em viagens logo nos primeiros seis meses de implementação.

Quais são os benefícios da gamificação?

O que achou desses exemplos de gamificação nas empresas? As organizações que citamos estão se beneficiando bastante do recurso. Veja alguns dos resultados que elas obtêm com ele.

Aumento na produtividade

A maioria das pessoas trabalham melhor quando estão motivadas, e essa é uma consequência natural da gamificação. 

Assim como jogamos com mais frequência e tentamos dar o nosso melhor quando gostamos de um game, também reproduzimos esse comportamento no ambiente de trabalho. Por isso, gamification é uma grande aliada no aumento de produtividade nos ambientes corporativos.

Melhoria na comunicação

Um problema comum nos escritórios é a falta de comunicação entre os colaboradores. Como os processos de gamification muitas vezes incentivam a colaboração, eles são extremamente úteis para otimizar o relacionamento entre os funcionários, ensinando-os a trocar ideias com mais frequência e de forma melhorada.

Engajamento qualificado

Os departamentos de RH estão sempre em busca de recursos que consigam fazer com que eles engajem mais os colaboradores de uma empresa. As técnicas de gamification utilizadas em treinamentos e processos internos fazem com que os funcionários se comprometam mais com o negócio e, consequentemente, se engajem mais.

Como fazer gamificação nas empresas?

Tarefas simples do dia a dia, como se locomover para a empresa, podem ser gamificadas e, com isso, trazer grande valor agregado para os colaboradores dela. Para fazer isso, recursos como o ABSMob, desenvolvido pela Audaz, estão disponíveis.

O ABSMob é uma solução inteligente de mobilidade corporativa que integra diversos modais de transporte diferentes para oferecer a melhor experiência possível ao usuário. Ele faz isso utilizando recursos de gamification, como os sistemas de cashback.

Ao utilizar o aplicativo, os usuários são premiados de acordo com os esforços que realizam. Utilizar um modal de transporte alternativo para ir ao trabalho, como os sistemas de caronas compartilhadas ou os patinetes elétricos, resulta em um crédito disponível para o colaborador, que se sente motivado a fazer isso novamente.

A combinação entre tecnologia e mobilidade torna a tarefa de ir e voltar do trabalho todos os dias muito mais satisfatória e faz com que os funcionários queiram repeti-la. No longo prazo, isso significa economia para sua empresa, aumento da eficiência nas locomoções e satisfação para o profissional.

Gostou de aprender como usar gamificação nas empresas para obter melhores resultados? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a implementar essa estratégia no seu negócio!

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