entenda melhor a relação entre gestão de benefícios e a produtividade

Entenda melhor a relação entre gestão de benefícios e produtividade

Posted by

Gestão de benefícios é um conjunto de recursos oferecido pelos empregadores da organização com o intuito de adicionar melhorias de vida e incentivos à produtividade dos colaboradores.

Impactar os talentos é uma das estratégias da gestão de benefícios, por isso é um meio eficiente de atrair e de reter os melhores colaboradores.

Por isso, o implemento da gestão de benefícios é indispensável nas organizações que têm perspectivas de ascensão por meio de todo o grupo corporativo.

Aplicar a gestão de benefícios com o objetivo de garantir maior produtividade é o que vamos apresentar no decorrer do texto. Descubra neste artigo!

Entenda a relação entre a gestão de benefícios e a produtividade

A gestão de benefícios realizada pelo setor de Recursos Humanos é uma estratégia para oferecer aos funcionários bem-estar e qualidade de vida. Afinal, a seleção e a aplicação desses auxílios têm relação direta com a produtividade das equipes da corporação. Observe as vantagens que eles podem despertar nos colaboradores.

Desenvolve sentimento de valor e de motivação

Os colaboradores são “colunas fortes” que sustentam a empresa. Ou, pelo menos, devem ser esses alicerces que precisam estar constantemente firmes e focados nas suas responsabilidades diárias. Por isso, a importância de receberem benefícios que despertem sentimentos de autoestima e de valorização.

O sentimento de valor que um funcionário sente eleva a sua altivez, desperta a elevação do pensamento de que ele é “uma peça do quebra-cabeça” muito importante e que faz a diferença na empresa.

Um funcionário motivado na organização pode transformar suas atitudes nas tarefas diárias. Ele tem um sentimento de potencialidade que o induz colaborar e a ter uma mentalidade ativa nos momentos de tomar decisões e, em alguns casos, são ações que podem transformar situações na organização.

Reduz o absenteísmo

O absenteísmo são ações negativas na conduta do funcionário, como ausência e atraso no trabalho. Essas atitudes afetam a produtividade da organização.

Quando o absenteísmo ocorre na instituição, é como se fosse um “sinal amarelo”, indicando que algo precisa ser analisado; algo não está dentro dos padrões que deveriam estar. São vários os fatores responsáveis por esse ponto negativo.

Portanto, antes de tomar qualquer iniciativa referente ao colaborador, é conveniente um diálogo profundo com ele, pois, nesse momento, o funcionário é o indicativo do problema. Por isso, é necessário ouvi-lo com a máxima atenção para detectar os entraves na empresa ou na vida pessoal.

Esse diálogo pode ser o mensurador para avaliar o alcance que os benefícios estão influenciando na vida profissional e pessoal do colaborador, já que a gestão de benefícios adequada impede o absenteísmo.

Caso a problemática seja no que se refere à instituição, é necessário tomar medidas urgentes para que danos maiores não se concretizem.

Melhora o alinhamento da equipe com a empresa

A escolha adequada de benefícios proporciona o alinhamento das equipes e incentiva relações de proximidade e de confiança.

Os colaboradores sentem-se completamente envolvidos no processo, pois reconhecem a empresa como uma grande mantenedora da sua vida e da vida de seus familiares. Uma equipe motivada adquire uma cadeia de inúmeras sensações, como satisfações afetivas, sensação de parceria, disponibilidade elevada para exercer suas funções e outras.

Potencializa a retenção de talentos

Apresentar-se no mercado competitivo como um grupo forte e ter uma marca conhecida para absorver os melhores talentos depende de estratégias bem-aplicadas, e os benefícios aos funcionários é uma delas.

Os talentos recrutados nas empresas, atualmente, são mesclados de funcionários com maior tempo de trabalho e experiência com colaboradores recém-formados jovens, conhecidos como millennials. Estes profissionais buscam desafios modernos e têm uma visão tecnológica avançada, que influenciam em seu estilo de trabalho.

Talentos focados em atividades desafiadoras são excelentes para contribuir com o crescimento da organização; portanto, é importante que a empresa tenha decisões inovadoras nas escolhas dos pacotes de benefícios, para que ele atenda de maneira satisfatória a todos os grupos de colaboradores.

Tendo isso em vista, o setor de Recursos Humanos deve oferecer benefícios modernos e com tecnologia avançada para estimular a atração dos melhores talentos, sobretudo os mais jovens.

Deixa a equipe mais integrada

Ao tomar decisões sobre a gestão de benefícios para os grupos de colaboradores, a integração intensiva da equipe é um dos fatores que deve ser levado em consideração. Formar um grupo coeso e diferenciado gera alta produtividade à empresa.

Quando se fala em benefícios, rapidamente pensamos em vale-transporte, planos de saúde e outros. Mas uma organização renovada também oferece benefícios voltados à satisfação e à integração dos seus grupos de trabalho. Veja alguns benefícios diferenciados para integrar os seus colaboradores:

  • café da manhã;
  • lanche da tarde;
  • mesa de frutas;
  • ginástica laboral;
  • flexibilidade de horário.

Nesses momentos, alguns funcionários reúnem-se para um rápido bate-papo, têm momentos de risos e descontração, compartilham conhecimentos etc. Disponibilizar a socialização para as equipes demonstra que a empresa se preocupa com a humanização dos seus talentos e que estes têm um grau elevado de valor, não sendo vistos apenas como números na organização.

Motivar a integração dos colaboradores desperta afinidade, parceria para que o trabalho em grupo seja produtivo e outros. Assim, estar juntos causa a sensação de desejar permanecer na empresa, pois obtém o sentimento de que são uma família. Dessa forma, investir nesse tipo de benefício faz a produtividade fluir em todos.

Oferece socialização entre os colaboradores

A satisfação de estar em um ambiente depende de fatores materiais e pessoais. Um ambiente com boa luminosidade, cores suaves, cadeiras confortáveis, climatização na temperatura ideal, computadores rápidos etc. proporciona bem-estar para um dia produtivo de trabalho.

No que se refere à pessoalidade, é muito importante manter um grupo harmonioso, em que todos se sintam uma equipe. A gestão de Recursos Humanos pode instigar nos colaboradores a importância do respeito mútuo para se ter um ambiente acolhedor e participativo. O acolhimento e a felicidade são sentimentos que fazem com que os funcionários sintam segurança no ambiente em que convivem. 

A gestão de benefícios pode disponibilizar aos colaboradores aplicativos corporativos que oferecem, por exemplo, a prática da carona compartilhada. Esse é um momento em que os funcionários têm um relacionamento de proximidade e descontração, e isso fortalece a produtividade no trabalho.

Como fazer a gestão dos benefícios

Para que o setor de Recursos Humanos realize a gestão de benefícios dos funcionários de forma eficiente, é conveniente que seja realizada uma análise minuciosa da realidade dos colaboradores e optar por aqueles que possam satisfazê-los e envolvê-los. Afinal, a intenção de oferecer essas vantagens é preencher as necessidades dos funcionários e da organização.

Mesmo que seja uma prática que tome tempo do gestor de Recursos Humanos, uma forma de fazer seus colaboradores se sentirem valorizados e assistidos é ouvir individualmente os funcionários para mensurar as informações e poder satisfazer a maioria da equipe.

Perceber a importância da relação positiva entre uma gestão de benefícios eficiente e a produtividades do grupo de colaboradores é essencial para obter resultados, como proporcionar valor, reduzir o absenteísmo e potencializar a retenção de talentos. Essas respostas favoráveis geram um ambiente produtivo, coeso e que desenvolve todos.

Quer conquistar seus funcionários com benefícios inovadores que estimulam a produtividade do seu grupo? Conheça as melhores práticas para fazer a gestão de benefícios na sua empresa!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *