4 vantagens de oferecer gestão de vale-transporte para seus clientes

4 vantagens de oferecer gestão de vale-transporte para seus clientes

Posted by

Você já pensou em como uma empresa se beneficiaria se fosse possível cumprir com uma exigência das leis trabalhistas em relação à mobilidade urbana e reduzir custos com os benefícios ao mesmo tempo? Pois bem, quando a gestão de vale-transporte é realizada corretamente, esses são apenas alguns dos benefícios de que o negócio pode usufruir.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é gestão de vale-transporte, quais as vantagens de oferecê-la e como escolher uma boa ferramenta para auxiliar nesse processo. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é gestão de vale-transporte?

A concessão do vale de transporte antecipadamente para que o colaborador possa se dirigir de casa ao local de trabalho (ida e volta) é um benefício exigido pelo Decreto nº 95.247 e pela Lei nº 7.418/1985. É fundamental entender que ele não apresenta qualquer natureza salarial.

A gestão do vale-transporte são todas as medidas e ações que abrangem os mais diversos aspectos relacionados a ele, como custos operacionais, ferramentas/mecanismos utilizados para que o benefício chegue até os funcionários, questões contábeis, entre outros pontos.

Como funciona a gestão de vale-transporte

Uma boa gestão de vale-transporte visa não apenas otimizar os procedimentos pelos quais os colaboradores recebem o benefício, como também evitar práticas como:

  • venda para terceiros como fonte de renda extra;
  • empréstimo a outras pessoas;
  • troca por outros itens;
  • uso para uma finalidade diferente do que o deslocamento ao qual ele foi destinado — da casa para o local de trabalho e vice-versa.

A utilização do vale-transporte abrange diversas categorias de transporte coletivo público realizado por meio de linhas regulares. Por isso, o uso do automóvel próprio não é contemplado.

Caso a organização já tenha concedido o crédito ou valor do vale-transporte de um mês inteiro, mas o colaborador não tenha utilizado o benefício durante alguns dias, por lei a empresa tem autorização a:

  • descontar do salário do funcionário o valor referente ao benefício;
  • fazer a dedução do valor não utilizado no próximo mês, apenas complementando o saldo para que o colaborador tenha o valor necessário para o trajeto casa/local de trabalho (ida e volta) naquele mês;
  • solicitar que o valor pertinente ao período sem uso do vale-transporte seja devolvido pelo empregado.

Essas são apenas algumas das boas práticas provenientes de uma gestão de transporte bem realizada.

Quais as vantagens de oferecer gestão de vale-transporte aos clientes?

Agora que você já sabe o que é gestão de vale-transporte e como ela funciona, mostraremos os principais motivos pelos quais vale a pena oferecê-la a seus clientes. Veja a seguir!

1. Redução da burocracia

Diferente do que possa parecer, comprar crédito de vale-transporte não é uma tarefa tão simples — e a equipe de departamento de RH que o diga.

O processo já é trabalhoso e burocrático no caso de empresas que têm todos os funcionários em uma única cidade. Quando os profissionais moram em diferentes regiões — e pegam diferentes linhas de ônibus — torna-se ainda mais complexo, visto que são diversas companhias para contatar.

Sendo assim, a gestão de vale-transporte ajuda a eliminar não só a burocracia como também o trabalho manual, o que gera muito mais produtividade ao pessoal dos Recursos Humanos, permitindo que eles foquem seus esforços em tarefas de maior importância.

2. Aumento da satisfação dos colaboradores

Uma das vantagens de investir em gestão de vale-transporte é que funcionários mais satisfeitos, devido às melhorias para se locomoverem ao trabalho, não apenas são mais produtivos como também passam a conviver melhor entre si. Ou seja, quanto maior o conforto dos usuários, melhor é o ambiente corporativo.

3. Redução do foco em processos operacionais

Como já foi dito, um bom sistema de gestão de vale-transporte ajuda a tirar a sobrecarga de processos do departamento de RH em relação às questões de mobilidade corporativa da empresa, pois conta com recursos de automação de tarefas que simplificam as operações, reduzindo os esforços da equipe com processos operacionais.

4. Eliminação dos controles manuais

Por falar em melhoria dos processos operacionais, uma ferramenta capaz de eliminar controles manuais ajuda a reduzir falhas, erros, más práticas de utilização do benefício, retrabalho e desperdício de recursos do negócio. Sendo assim, o negócio economiza até 40% com transporte.

O que avaliar na hora de escolher uma ferramenta para auxiliar na gestão de vale-transporte?

Uma boa ferramenta de gestão de vale-transporte deve solucionar todos os problemas com mobilidade corporativa dos funcionários da empresa, gerando benefícios ao negócio. Sendo assim, é muito importante saber quais critérios considerar antes de tomar a decisão de contratar o serviço.

Outro ponto importante a ser observado é se o sistema é atualizado acompanha a inovação tecnológica. No caso do ABSBpo, a ferramenta utiliza Inteligência Artificial e robotização para obter dados, disparar informações sobre o transporte em tempo real e conectar processos, melhorando a experiência dos usuários.

Além disso, verifique se a solução que você busca oferece vantagens como:

  • sustentabilidade — a otimização do transporte contribui com o meio ambiente, pois, quanto menor e mais direto é o trajeto, menor a taxa de emissão de dióxido de carbono na atmosfera;
  • aumento da produtividade — com uma gestão de vale-transporte inteligente, os empregados conseguem melhorar o tempo no tráfego e passam a se dedicar mais ao trabalho;
  • economia de recursos — além de representar uma economia significativa com vale-transporte para a empresa, o sistema de cashback gera vantagens financeiras para os funcionários.

Como você pôde conferir neste conteúdo, seus clientes só têm a ganhar com uma boa ferramenta de gestão de vale-transporte, pois esse tipo de sistema aumenta a satisfação dos colaboradores, gera economia de recursos para o negócio e, ainda, contribui com a melhoria da imagem da empresa diante do mercado.

Quer conhecer melhor as soluções de gestão de vale-transporte que a Audaztec pode proporcionar? Então aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo e descubra todas as vantagens de investir nessa ferramenta!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *