GUIA COMPLETO PARA REDUZIR CUSTOS POR MEIO DA MOBILIDADE CORPORATIVA

Posted by

Os meios de transporte motorizados foram criados para facilitar a vida das pessoas, mas, hoje em dia, são cerne de um grande problema: a mobilidade urbana.

O aumento desenfreado na quantidade de veículos utilizados diariamente nas grandes cidades e as limitações do transporte público causam impactos negativos em diferentes questões. As mais conhecidas são a poluição e o desperdício de tempo no trânsito, mas existem consequências secundárias que afetam a saúde das pessoas e as finanças das empresas.

Neste artigo, vamos falar sobre a situação da mobilidade urbana no Brasil e as vantagens que as organizações têm obtido ao investir em soluções de mobilidade corporativa, com ações voltadas para esta questão. Além disso, você vai aprender a otimizar a mobilidade em sua empresa e a utilizar a tecnologia como uma grande aliada. Aproveite o conteúdo e boa leitura!

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Diante da recessão econômica, o Brasil apresentou uma queda na venda de veículos novos. Por outro lado, a frota está envelhecendo, o que aumenta a gravidade dos problemas da mobilidade urbana.

De acordo com o Sindipeças, a frota geral passa de 44 milhões de veículos, a maioria deles fabricados há cerca de 10 anos. São aproximadamente 2,4 habitantes por veículo, gerando muita poluição, acidentes e grandes engarrafamentos.

NÚMEROS DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Em 2012, foi criada a Lei da Mobilidade Urbana, que trouxe uma série de diretrizes para a promoção de melhorias na mobilidade dos grandes centros urbanos. Ela se aplica a todas as cidades que demandem a criação de um plano diretor, no qual as ações sobre o assunto devem ser inseridas. Contudo, segundo um levantamento feito pelo Ministério das Cidades em 2018, apenas 6% das cidades elegíveis conseguiram finalizar o plano de mobilidade.

Ainda existem muito problemas a serem resolvidos. De acordo com o site Mobilize, o tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho, que era de pouco mais de 36 minutos, aumentou para mais de 41 nas principais capitais do país no período entre 2002 e 2013. O que mais chama a atenção é que a diferença maior se concentrou nos últimos anos da análise. Estes dados mostram que a mobilidade corporativa representa um desafio atual, que impacta empresas, trabalhadores e a vida da cidade em geral.

CRESCIMENTO DE NOVOS MODAIS DE TRANSPORTE

Em contrapartida aos dados preocupantes apresentados até aqui, os novos modais de transporte vêm ganhando força. Muitos deles não são exatamente novos, mas a forma de utilizá-los é que os tornou mais populares e acessíveis. As bicicletas e patinetes elétricos compartilhados são exemplos disso. Grupos ligados ao projeto Bicicleta nos Planos criaram este infográfico que explica bem o papel de cada modal no trânsito das cidades e a importância de estimular e facilitar o uso deles no cotidiano das pessoas.

PAPEL DAS EMPRESAS NA QUESTÃO DA MOBILIDADE

Quando pensamos nas empresas em relação à mobilidade urbana, logo pensamos nas startups que criam serviços e aplicativos voltados para isso. Mas todas as organizações podem — e devem — contribuir. Afinal, grande parte das pessoas que ocupa as vias todos os dias são trabalhadores, condicionados a estarem ali.

Os horários de pico existem porque as relações de trabalho foram estabelecidas dentro de um determinado período do dia. Os colaboradores não têm opção a não ser enfrentar o fluxo intenso de veículos e todo o estresse que o acompanha nessa jornada. E as soluções de mobilidade corporativo se mostram importantíssimas para mudar esta situação.

IMPORTÂNCIA DA MOBILIDADE CORPORATIVA NAS EMPRESAS

Os problemas da mobilidade urbana atingem a sociedade como um todo, mas o que as empresas têm a ganhar investindo em mudanças que contribuam nessa questão? Para ajudar a responder essa pergunta, trouxemos alguns benefícios obtidos pelas ações de mobilidade nas organizações partindo de três pontos de vista diferentes. Confira!

VANTAGENS PARA O NEGÓCIO

Vamos começar falando sobre as vantagens diretas para o negócio. Veja como a adoção de novas práticas pode agregar valor à sua empresa e ajudá-la a se destacar no mercado.

ECONOMIA FINANCEIRA

Quanto a sua empresa gasta atualmente com vale-transporte? Existe uma gestão eficaz desse benefício ou o RH apenas faz as recargas mensalmente dos mesmos valores? Já pensou em economizar até 40% desse valor de forma legal, sem prejudicar seus colaboradores?

A tecnologia é uma importante aliada nesse sentido. No ABSMob, os próprios colaboradores informam quando o vale-transporte não foi utilizado e essas informações ajudam a calcular os valores certos de recarga, sem depender das operadoras. Além disso, a organização pode incentivar o uso de outros modais para reduzir ainda mais a demanda pelo benefício.

REDUÇÃO DE TURNOVER

Uma organização que demonstra preocupação com questões que extrapolam suas obrigações gera mais empatia em seus colaboradores. Eles se envolvem mais com a empresa e tendem a permanecer nela por mais tempo. A redução da rotatividade fortalece a cultura de comunidade e ajuda a manter as atividades em um ritmo mais constante.

AUMENTO NA PRODUTIVIDADE

Os profissionais que têm a liberdade de escolher como vão se deslocar para o trabalho ou que podem trabalhar de casa em alguns dias da semana, percebem um ganho intangível. Isso gera felicidade e satisfação, tanto com seu cargo quanto com a empresa. Consequentemente, a produtividade e o engajamento aumentam.

VANTAGENS PARA OS COLABORADORES

No momento atual, sabemos que as empresas não podem pensar apenas nos ganhos próprios. É preciso entender o impacto de suas decisões em seus colaboradores e buscar melhorias que os afetem positivamente. Então, veja como o investimento na mobilidade corporativa beneficia os profissionais.

MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que os paulistanos gastam quase 3 horas por dia no trânsito. Imagine o quanto de estresse e exposição à poluição tudo isso provoca nessas pessoas.

Uma pequena mudança no horário do expediente pode economizar mais de 1 hora desse tempo e evitar todos esses transtornos. A adoção de home office permite mais tempo com a família ou mais horas de sono. A carona reduz a quantidade de veículos nas ruas e reduz a emissão de gases na atmosfera. Pequenas atitudes que geram grandes impactos.

ESTÍMULO A UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Outra questão muito importante é o estímulo a práticas mais saudáveis. Muitos colaboradores poderiam ir ao trabalho de bicicleta, mas não contam com o apoio da empresa em disponibilizar um vestiário e bicicletários, por exemplo. Outros moram a menos de 3 km, mas acham essa distância muito longa para uma caminhada. O estímulo a essas mudanças pode trazer muitos benefícios à saúde dessas pessoas.

MELHORIA NA GESTÃO DO TEMPO

Menos tempo no trânsito pode significar mais tempo para cuidar de si. As alternativas de mobilidade corporativa podem ser usadas para criar hábitos mais saudáveis, como no exemplo do uso da bicicleta ou a caminhada para ir ao trabalho. Os dias de home office ou um tempo a mais pela manhã, podem ser o suficiente para preparar o café da manhã dos filhos, levá-los à escola ou ajudá-los com o dever de casa.

VANTAGENS PARA A SOCIEDADE EM GERAL

Pensando na sociedade de hoje, que tem se mostrado cada vez mais preocupada com questões socioambientais e colaborativas, os investimentos em mobilidade corporativa também trazem alguns benefícios importantes. Veja a seguir!

REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE VEÍCULOS NAS RUAS

Grande parte dos veículos em circulação nos horários de pico estão levando pessoas para o trabalho ou as levando de volta para suas casas após o expediente. Quando as empresas iniciam esse movimento de “desobrigar” seus colaboradores a passarem por isso, a tendência é de redução no volume de veículos

Seja pelo incentivo à carona, seja pela flexibilização da jornada, o fato é que a quantidade de carros diminui e todos ganham com isso.

REDUÇÃO NA EMISSÃO DE GASES NOCIVOS NA ATMOSFERA

Com menos veículos nas ruas e mais pessoas utilizando modais não poluentes para se deslocar, o meio ambiente agradece. A emissão de gases que provocam o efeito estufa também causa problemas respiratórios na população. Segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 14% nas mortes causadas pela poluição do ar entre 2006 e 2016.

INCENTIVO À ECONOMIA COLABORATIVA

A economia colaborativa é tendência mundial para as próximas décadas. O consumismo está dando lugar ao compartilhamento e a mobilidade é um dos fatores de grande impacto. Já temos os carros, patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas, movimentos que ajudam a girar a economia colaborativa e fortalecer esse novo cenário de relações comerciais.

MANEIRAS DE OTIMIZAR A MOBILIDADE CORPORATIVA NAS EMPRESAS

Depois de tantos motivos para contribuir com a mobilidade urbana, vamos aos exemplos de ações que você pode adotar em sua empresa para obter todas essas vantagens. Acompanhe!

INCENTIVE A CARONA COMPARTILHADA

A carona compartilhada é uma forma de ocupar melhor os veículos que circulam pelas ruas. Os colaboradores com carro podem se juntar a outras 4 pessoas que façam trajetos semelhantes e dividir os custos das viagens com elas. A empresa pode bonificar seus profissionais pelo ato como forma de estímulo.

ESTIMULE O USO DE BICICLETA E PATINETE

A bicicleta e o patine são modais de baixíssimo impacto para o meio ambiente e que, ao mesmo tempo, geram grandes ganhos para a saúde dos usuários. Comece instalando bicicletários e armários para que os colaboradores possam guardar seus pertences em segurança. O ideal é ter também um vestiário, onde eles possam tirar o suor do corpo e se prepararem para começar a rotina de trabalho.

ALINHE AS MUDANÇAS COM OS COLABORADORES

Chame seus colaboradores para criar o projeto de mobilidade da empresa junto com gestores e RH. Isso fortalece a iniciativa e ajuda a analisar diferentes pontos de vista. Agindo assim, as soluções serão mais bem aceitas e o índice de aderência às mudanças será muito maior e mais efetivo.

IMPLEMENTE MEDIDAS DE MONITORAMENTO

Na medida em que as ações forem sendo implementadas, acompanhe os resultados gerados. Esse monitoramento é fundamental para avaliar se os efeitos percebidos estão dentro do esperado e se existem pontos de atenção que demandem alguma intervenção. Quanto antes os ajustes forem realizados, mais rápido os benefícios serão colhidos.

ABSMob

A Audaz está no mercado há mais de 30 anos desenvolvendo soluções em gestão de benefícios para as empresas. Nos últimos tempos, notamos a necessidade de ter um sistema que permitisse às empresas estimular a mobilidade urbana em seus colaboradores. Foi então que nasceu o ABSMob. Confira os detalhes a seguir!

FUNCIONALIDADES

O ABSMob é um aplicativo para celular que os colaboradores usam para gerenciar a forma como se deslocam para a empresa. Nele, eles informam o meio que usaram, são recompensados pela informação e também conforme o modal utilizado.

A empresa pode premiar os motoristas que oferecem carona ou que adotam modais mais sustentáveis. Os colaboradores podem utilizar os créditos adquiridos até mesmo para pagar suas viagens feitas por aplicativos de carros compartilhados.

INTEGRAÇÕES

O app ABSMob tem integração direta com o ABSCard, por onde os analistas do RH conseguem fazer a gestão otimizada dos benefícios da empresa. Quando os colaboradores informam que deixaram de utilizar o vale-transporte para usar uma bicicleta, o sistema considera essa economia na geração do próximo saldo de recarga, reduzindo os valores iniciais e gerando economia para o negócio.

DIFERENCIAIS

O principal diferencial do ABSMob está na abrangência das suas funcionalidades. Nenhum outro aplicativo oferece tantas vantagens para os colaboradores, que podem ter cashback por adotarem meios de transporte mais sustentáveis. Eles se sentem duplamente satisfeitos, pois estão fazendo algo de bom para si e para a sociedade, e ainda recebem um valor de volta por isso.

Sem falar que, para a empresa, os ganhos são desde a gestão mais apurada dos benefícios até a melhoria na imagem da marca perante seus profissionais e o mercado como um todo.

CONCLUSÃO

A mobilidade urbana é um problema que pode levar muitos anos para ser resolvido, mas que nunca esteve tão próximo de alcançar uma solução viável. Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem adotar práticas que reduzem os impactos gerados no trânsito das cidades e no meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovem redução em seus custos e aumento na produtividade das equipes.

Diante de tantas vantagens, o próximo passo é investir nas medidas certas e se tornar parte desse movimento em prol de um futuro melhor. Reveja as dicas compartilhadas neste artigo e adote mudanças o quanto antes. Faça parte da revolução da mobilidade corporativa. Conheça os softwares que ajudam nessa missão e faça do seu negócio um verdadeiro sucesso!

Vamos conversar?

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *