HR Tech: o que é, como funciona e qual sua importância?

HR Tech: o que é, como funciona e qual sua importância?

Posted by

Quer dar um “up” no setor de Recursos Humanos da sua empresa? Então, que tal contratar um HR Tech? A sigla HR faz referência ao termo inglês Human Resources, que quer dizer Recursos Humanos, e a palavra Tech representa o termo tecnology (tecnologia).

As HR Tech são empresas que se utilizam das novas tecnologias para implementar mecanismos tecnológicas no setor de RH, conhecido como RH tecnológico. Seu objetivo é eliminar a burocratização e ajudar os profissionais do setor a realizarem os processos de forma estratégica.

Quer saber o que um HR Tech pode fazer pela sua organização? Confira neste artigo!

Quais são os impactos do HR Tech?

Podemos dizer que o setor de Recursos Humanos é o “coração” da instituição. É de lá que parte a maioria das iniciativas que definem as diversas atividades da empresa, como seleção correta de talentos, capacitação, admissão, demissão, iniciativas para employer branding etc.

Diante de tantas responsabilidades, é indiscutível que o setor de RH necessite de um suporte moderno e digital para tornar o departamento dinâmico e assertivo. Ao aderir às táticas do HR Tech, a organização recebe um recurso que potencializa suas atividades cotidianas ao realizar:

  • integração de processos;
  • análise de métricas;
  • melhoria da prática dos colaboradores;
  • redução de erros;
  • redução de custos nas contratações.

Ao ser implantado na organização, o HR estratégico promove transformações que são sentidos por gestores e colaboradores em todo o contexto organizacional.

O HR Tech afeta não só as ações práticas da instituição, mas impacta, também, o mindset, ou seja, a instituição perpassa por um processo de mudança de pensamentos — a visão institucional já não é mais a mesma.

Essas alterações, por vezes, solicitam até mesmo algumas mudanças na cultura organizacional da empresa, afinal, com uma modificação intensiva que o HR estratégico implanta, a empresa passa a ter uma nova “roupagem”.

Por que se aliar a um HR Tech?

O mercado atual vive em constante e pleno ritmo de competitividade. Diante dessa realidade, as instituições devem estar atualizadas em todos os processos para que não percam o foco de seus objetivos e não decidam de forma lenta ao se aliar às novas tecnologias.

O mundo mercadológico é exigente em todos os sentidos. Portanto, aderir a um HR Tech é uma solução que vai manter a empresa em um nível elevado de concorrência com as outras instituições.

Os HR Techs não oferecem somente as soluções no que se refere a números e resultados de rotina; seu objetivo é ir além. Essas empresas têm o potencial de promover insights nas instituições.

Isso faz com que as suas ferramentas ajam minuciosamente ao propor estratégias diferenciadas no negócio, e é esse é um dos motivo de a organização se destacar no mercado.

Oferecer benefícios diferenciados e que promovam conforto aos funcionários é uma boa ideia, como aplicativos voltados ao trânsito casa/trabalho/casa, por exemplo.

Em que uma HR Tech pode atuar?

As HR Tech podem atuar em diversas atividades para facilitar os procedimentos no RH das empresas, como:

  • captação de talentos em todas as fases;
  • oferta de job-boards para incrementar a marca empregadora;
  • facilitação do processo de onboarding.

É importante conhecer detalhadamente como a ferramenta pode atuar de forma mais extensiva nas funções do setor de Recursos Humanos.

Controle de registros funcionais

Na maioria das organizações, o departamento pessoal é integrado ao setor de Recursos Humanos para facilitar o acesso às informações e as atividades de rotina — ou atuam de forma colaborativa.

Algumas atividades, como férias, assuntos trabalhistas, frequência de colaboradores e outras tarefas mais complexas, como cálculos, normalmente tomam demasiado tempo dos profissionais do setor de RH.

Com o apoio do HR Tech, os dados e informações pessoais são acessadas com muita facilidade. Essa nova tecnologia pode oferecer às organizações métodos diferenciados de registrar as entradas e saídas dos profissionais por meio de impressão digital, selfie no celular etc.

Mapeamento comportamental

Conhecer bem os colaboradores traz diversas vantagens tanto para a empresa como para o profissional. O HR Tech tem uma função inovadora que realiza mapeamento de perfil comportamental. Esse método é utilizado para realizar testes com o intuito de obter informações de candidatos e colaboradores sobre suas tendências comportamentais.

A gestão comportamental torna as decisões mais coerentes e orienta melhor ao direcionamento a resultados produtivos e crescimento profissional das equipes.

Essa gestão leva também ao controle de engajamento e a performance dos profissionais. Algumas soluções integradas com o people analitycs permitem o uso de Inteligência Artificial no RH, e isso potencializa o desempenho no setor.

Automatização de processos de RH

O serviço mais realizado pelas HR Tech é a automatização dos processos. A otimização pode ocorrer por meio da instalação de um software com todas as funcionalidades de que a empresa necessita. Essa plataforma pode realizar avaliação de desempenho, compilar dados e entregar relatórios conforme o que foi proposto pela gestão da organização.

A automatização dos processamentos pode auxiliar o setor de Recursos Humanos a realizar um processo seletivo mais alinhado às vagas disponíveis. Esse recurso tecnológico envia e-mails para diversos candidatos ao mesmo tempo e faz uma seleção dinâmica de currículos, escolhendo os que têm as características exigidas pela instituição.

O HR Tech pode fazer pesquisa de clima organizacional, fator que é importante para oferecer melhorias no ambiente de trabalho. É possível realizar, também, diversos relatórios, além de análises de resultados e indicadores em vários âmbitos da empresa.

Vale ressaltar que o implemento do HR Tech não substitui integralmente a mão de obra dos colaboradores. O que é substituído é o excesso de atividade manuais. O profissionais permanecem com suas incumbências de inserir as informações no sistema, analisar os resultados e tomar as decisões necessárias.

Podemos falar com propriedade que as duas maiores vantagens do sistema automatizado por meio do HR Tech é a assertividade e agilidade em todos os processos e setores de Recursos Humanos.

Como percebemos, o HR Tech pode oferecer grande desenvolvimento no setor de Recursos Humanos de uma organização. Ele pode utilizar inúmeras inovações tecnológicas, como HRIS (Human Resource Information System), folha de pagamento (payroll), gestão do talento (talento management), gestão de performance (performance management), employee engajamento etc.

Achou o artigo interessante? Conseguimos ajudar com informações importantes para o crescimento da sua empresa? Deixe seu comentário e conte-nos o que deseja fazer daqui em diante pelo RH da sua organização.

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *