inovação na mobilidade entenda como a tecnologia pode impactar grandes cidades

Inovação na mobilidade: entenda como a tecnologia pode transformar grandes cidades

Posted by

O avanço tecnológico tem ocasionado constantes mudanças nos centros urbanos por meio da inovação na mobilidade. Para que elas aconteçam de forma efetiva, as pessoas e as organizações são convidadas a renovar seus hábitos diários.

Melhorar o fluxo no trânsito das grandes cidades tem influências significativas. Entre elas, o incentivo ao uso de bicicletas e patinetes, e o uso das opções de carona e de aplicativos que permitem o uso de táxis compartilhados.

Quer entender como a tecnologia pode realizar transformações nos grandes centros urbanos com a inovação na mobilidade? Deseja conhecer como você pode colaborar e aprender quais seus diversos benefícios? Continue essa leitura!

Conheça a inovação na mobilidade que reduz o trânsito

O trânsito das grandes cidades tem se apresentado como um caos. Diante dessa visão preocupante, ocorreu a necessidade de diversas mudanças referentes às práticas de mobilidade.

São necessárias transformações significantes para um resultado vantajoso relacionado à circulação de veículos e, também, das pessoas que se deslocam diariamente para os seus diversos afazeres.

O mais interessante na inserção das inovações na mobilidade é que elas vão muito além de resolver o fluxo de transportes nas ruas. Seus objetivos maiores são:

  • reduzir os congestionamentos, diminuindo o estresse nas pessoas;
  • amenizar a poluição do ar, proporcionando melhorias na saúde;
  • estimular as pessoas a praticar atividades físicas diferenciadas para uma melhor qualidade de vida.

Podemos imaginar que a mudança de hábitos das pessoas e o uso das novas tecnologias são determinantes para essas transformações. Optar por transportes alternativos é uma escolha que interfere diretamente em diversos aspectos para humanos e natureza. Perceba algumas atitudes que beneficiam o fluxo de transporte nos grandes centros urbanos.

Incentivo ao uso de bicicletas

Que tal pedalar por alguns minutos durante o dia? Utilizar bicicletas para se deslocar nas grandes cidades, fugir do fluxo gigantesco de carros e chegar rápido ao destino é uma decisão alternativa que algumas pessoas já estão praticando.

O uso de bicicleta é favorecido, principalmente, em distâncias menores e para o direcionamento ao trabalho. Andar de bicicleta dá a sensação de liberdade, estimula os músculos, melhora a circulação, reduz o estresse e ainda facilita o deslocamento para diversas localidades.

Percebeu como é importante trocar o uso de carro particular, coletivos, moto e outros transportes que circulam nas vias urbanas e causam congestionamentos enormes, por bicicletas?

Adotar essa nova modalidade para pedalar diariamente e receber todos esses benefícios ficou mais fácil de realizar, pois a tecnologia dá esse suporte. Algumas cidades disponibilizam bicicletas para o público.

A locação e o pagamento dessas “magrelas”, como são conhecidas por muitas pessoas, podem ser realizados por meio de aplicativo. É importante lembrar a conscientização quanto ao seu uso, pois o mais seguro é andar pelas ciclovias.

Incentivo ao uso de patinetes

Os patinetes elétricos são meios de solucionar a mobilidade nas cidades em que o movimento de transportes urbanos dificulta o tráfego. É um modal que pode alcançar até 20 km/h, aproximadamente. Por ser um transporte de pequeno porte, circula facilmente por ciclovias e calçadas, podendo ser estacionado em qualquer lugar.

Mesmo sendo um produto de fácil utilização, é importante a prática responsável pelo condutor, como respeitar os pedestres e utilizar os equipamentos necessários. O uso para o público e o pagamento desse transporte pode ser feito com a utilização de um aplicativo.

Incentivo às opções compartilhadas de carona

As caronas compartilhadas entre as pessoas são uma inovação gratificante para organizações e colaboradores. Para que tudo dê certo, é importante uma boa comunicação entre os colegas de trabalho.

Como são várias pessoas para se descolar em um mesmo transporte, é fundamental um planejamento eficiente no que se refere ao horário que o condutor vai passar para pegar cada pessoa. Caso contrário, todos podem chegar atrasados no trabalho.

Essa inovação nas empresas resulta em redução de custos com vale-transporte e vale-combustível. Mas o benefício não é apenas com despesas da empresa: a carona compartilhada oferece um momento significativo de inter-relação entre os colaboradores/amigos.

O diálogo e a descontração que acontecem no percurso preparam os funcionários para um melhor engajamento em suas atividades e, consequentemente, uma excelente produtividade.

Aplicativos que permitem táxis compartilhados

Ter no celular um aplicativo de táxi compartilhado é uma forma de facilitar a vida de muitas pessoas. O custo desse serviço é pouco maior que o dos coletivos, mas é compensador.

Ficar livre do longo tempo de espera nos pontos de ônibus, do sufoco de coletivos cheios e do risco de chegar atrasado ao trabalho ou em outros compromissos faz as pessoas optarem pelo meio inovador de transporte compartilhado.

Para muitos, o táxi compartilhado é o refúgio para diminuir o estresse ao conduzir o seu próprio veículo e ficar menos cansado ao enfrentar engarrafamentos. Afinal, ter um grupo de pessoas para dialogar nesse momento gera menos cansaço.

Essa estratégia de mobilidade urbana tem diversos benefícios. Entre eles, podemos citar a diminuição de veículos circulando nas cidades e a redução do valor da passagem, pois quanto mais pessoas em uma mesma corrida, mais baixo é o valor do serviço.

Você já imaginou quantos carros com apenas uma pessoa deixam de circular durante um dia? Quanto de poluição deixa de ser emitida no decorrer de cada dia? Quantas pessoas deixam de ter problemas de saúde devido ao estresse e ao cansaço diário?

Essa realidade pode ser alcançada gradativamente quando as pessoas se conscientizarem de que são as novas tomadas de decisões que vão modificar a sociedade e o meio ambiente.

Viu como é importante utilizar a tecnologia nas empresas e na vida pessoal para que a inovação na mobilidade aconteça? Aderir às mudanças nas nossas rotinas, como utilizar bicicletas, patinetes e outras ações, promovem grandes benefícios.

Entre eles, a redução dos congestionamentos, a diminuição do estresse e a prática de atividades físicas. Não se esqueça de que as mudanças dos seus hábitos podem contribuir significativamente com as melhorias no meio social e no meio ambiente.

O que achou das novas informações sobre o uso das tecnologias para melhorar a mobilidade urbana? Deixe seu comentário neste post! Apresentar o seu ponto de vista pode enriquecer nossas informações.

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *