Como a inteligência artificial pode ser usada na contabilidade? Entenda aqui

Como a inteligência artificial pode ser usada na contabilidade? Entenda aqui

Posted by

Diariamente, vemos como a tecnologia vem se desenvolvendo e trazendo inúmeras transformações digitais. Já era esperado, então, que elas as ferramentas e métodos usados em várias áreas de atuação evoluíssem no mesmo ritmo.

No mundo contábil não foi diferente. As operações são impactadas pela inovação, como a Inteligência Artificial (IA), trazendo benefícios e mais eficiência na produtividade nas atividades contábeis.

Você sabe como a tecnologia pode contribuir com esse setor? E como a Inteligência Artificial na contabilidade pode transformar a sua realidade? Quer entender esse conceito, que está cada vez mais inserido nas nossas tarefas rotineiras? Continue a leitura e fique de olho!

O que é a Inteligência Artificial?

O conceito da IA envolve um conjunto de várias tecnologias que desenvolvem as máquinas para pensar como humanos, sem dispensar a atividade do profissional. Essas soluções estão relacionadas à capacidade de realizar atividades de modo inteligente.

Com sistemas de aprendizado, e tendo como premissa da ciência o estudo, o desenvolvimento e o emprego de máquinas que realizam tarefas humanas de forma autônoma, são formadas ferramentas de aprendizagem para as máquinas. Três pilares da ciência da computação formam a estrutura das combinações tecnológicas que desenvolvem o aprendizado das máquinas. São elas: 

  • Machine Learning (com o aprendizado da máquina com base nos dados alimentados);
  • Deep Learning (com os algoritmos que imitam a capacidade da rede neural do cérebro humano);
  • Processamento de Linguagem Natural (com o aprendizado para identificar padrões e reconhecer a linguagem). 

Essa tecnologia transformou a forma como as pessoas se comunicam, como as empresas se integram à inovação e como os processos são realizados. Passando por diversas áreas, desde a rotina pessoal até a empresarial, tudo tem sido e continuará sendo reinventado por meio da transformação digital e da implementação da IA na nossa realidade.

Como aplicar a Inteligência Artificial na contabilidade?

Na contabilidade, a IA está na fase inicial de desenvolvimento, sendo utilizada na automatização de processos e em tarefas simples, como:

  • cálculo de tributos;
  • identificação de pontos de abordagem para auditoria;
  • classificação fiscal de documentos;
  • análise dos indicadores de resultado etc.

Entretanto, os avanços tecnológicos proporcionam cada vez mais a evolução dos processos. Inclusive alguns projetos já estão em desenvolvimento para possibilitar a realização de atividades de forma automatizada.

Logo mais, você poderá contar com a IA para sugerir ações preventivas com base nos comportamentos, identificar regras de cálculo e automatizar os processos do escritório com a inteligência computacional. Além disso, detectar os riscos trabalhistas e tributários, automatizar o relacionamento com o cliente e muito mais.

Um sistema de automação de processos facilita na hora de desenvolver estratégias para aprimorar os recursos. Com isso, agiliza o segmento e identifica possíveis pontos de vulnerabilidade no departamento contábil.

Quais as vantagens da IA na contabilidade?

A Inteligência Artificial é, cada vez mais, parte da nossa realidade. Ao longo dos anos, tem mudado a forma como nos conectamos, coletamos, registramos informações e tomamos decisões. 

É certo que não há motivos para temer a tecnologia, mas sim, aproveitar as vantagens que ela nos proporciona. Mesmo que seja necessária a transformação da forma atual de trabalho, é válido considerar todas as melhorias nos processos do setor. Imagine como seria mais prático exercer a profissão de contador sem ter que se preocupar com as tarefas mais burocráticas ou manuais.

Dessa maneira, sobraria mais tempo para trabalhar no que realmente importa: apoiar os clientes, fornecer serviços de consultoria para necessidades específicas, otimizar processos e gerar valor para o negócio do contratante.

Mas chega de falar “do mundo ideal”. A Inteligência Artificial já está rendendo frutos para o setor contábil. Veja a lista de vantagens ligadas à ela: 

  • aumento da produtividade;
  • economia de tempo e dinheiro;
  • diminuição de erros;
  • agilidade e tomada de decisões certeiras;
  • processamento de diversos dados em pouco tempo;
  • automatização de processos repetitivos;
  • diminuição de fraudes no setor etc.

A lista de benefícios da Inteligência Artificial na contabilidade é realmente enorme. Além de tudo que foi citado, é possível aumentar a receita, potencializando as oportunidades de vendas, ter mais espaço de atuação como agente de transformação, possibilitar focar melhores formas de geração de valor para os clientes e reduzir o tempo necessário para se adequar às rotinas burocráticas.

O profissional contábil deve se tornar importante para seus clientes e ser um agente transformador ao prestar esse serviço. A relação de confiança do cliente com a contabilidade deve ser estimulada pela eficiência do serviço prestado. Por isso, a IA é uma importante ferramenta para o escritório, já que ela possibilita que você aumente a atenção em estratégias eficientes, gerando valor e satisfação pelo serviço prestado.

Por que investir?

Se a sua leitura chegou até aqui, você já deve ter lido a lista de vantagens citadas acima e percebido como a Inteligência Artificial no setor contábil tem se tornado cada vez mais pertinente e necessária. 

Além disso, as obrigações legais têm adotado a transformação digital, exigindo armazenagens de dados de forma digital, apurações dos impostos enviadas por softwares compatíveis etc. Obviamente, essa rápida transformação das regulamentações requer que você implemente ferramentas para atender às expectativas e automatizar as tarefas.

Fique tranquilo: os contadores não serão substituídos por máquinas da Inteligência Artificial! Muito pelo contrário, as soluções tecnológicas têm como principal função auxiliar o profissional a exercer o seu papel com mais facilidade e maestria.

Por exemplo, você já deve saber que, ao revisar e analisar processos contábeis, alguns erros podem passar despercebidos. Isso, certamente, seria oneroso e causaria muito estresse, não é mesmo? Pois bem, a IA resolve essa possibilidade negativa, afinal, uma das principais características dessas soluções é que são muito mais certeiras.

A contabilidade digital une os contadores e as máquinas, além de permitir que cada parte faça o seu trabalho na área de sua capacidade. Além das vantagens, o fator de diferencial da concorrência também está dentro da estratégia desse investimento e, você já deve saber: quem não acompanha os avanços tecnológicos fica para trás.

Em diversos setores, as mudanças nas formas de trabalho já começaram. A Inteligência Artificial vai movimentar mais ainda o mercado pela gestão por meio de máquinas inteligentes. A transformação tecnológica fez o mundo se reinventar e é preciso estar por dentro das novidades e atento às novas ferramentas que facilitam as operações da nossa rotina. 

Implantar a Inteligência Artificial na contabilidade faz você ganhar tempo, economizar dinheiro e se dedicar às atividades que não podem ser automatizadas. Que tal começar agora? Quer saber muito mais sobre inteligência artificial na contabilidade? Curta nossa página no Facebook e conheça mais soluções inovadoras para o seu negócio!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *