Inteligência Artificial no RH: como a tecnologia tem auxiliado na gestão de pessoas?

Posted by

O que é Inteligência Artificial? Certamente você já ouviu falar nesse termo, mas, longe do que aparece nos filmes, o recurso se comporta de maneira bastante diferente, tendo menos a ver com o uso de robôs e mais com softwares inteligentes e preditivos.

Nos últimos anos, ele começou a fazer parte do dia a dia de empresas ao redor do mundo, ajudando-as a lidar com tarefas rotineiras e a tomar decisões melhores a partir de dados em múltiplas de suas áreas de atuação. Inteligência Artificial no RH, portanto, é um recurso que vem para melhorar a gestão e torná-la cada vez mais eficiente.

Mas como ele é utilizado pelas organizações e que benefícios pode trazer para a sua empresa? Conheça, nos tópicos abaixo, como essa tecnologia tem auxiliado na gestão de pessoas!

Melhores processos de recrutamento e seleção

Um dos principais usos para a Inteligência Artificial no RH é durante os processos de recrutamento e seleção. 

Isso porque um dos trabalhos mais extensos do departamento de Recursos Humanos para encontrar a opção mais adequada para uma vaga gira em torno da triagem de candidatos. Nela, os profissionais do RH precisam cruzar informações de currículo, perfil e competências a fim de identificar se determinada pessoa é a escolha ideal para a cultura da empresa. Todo esse processo leva tempo e, quando feito à mão, é ineficiente e bastante oneroso.

Utilizar um software para fazer essa triagem faz com que o processo seja mais ágil e que a análise dos perfis de candidatos no banco de dados da empresa não tome uma parcela significativa do tempo de trabalho. Além disso, resulta em um retorno mais certeiro para as empresas, que só chamam para conversar aqueles que estão mais próximos de cumprirem com todas as necessidades para uma vaga em aberto.

Ferramentas de gestão de pessoas com Inteligência Artificial também simplificam os recrutamentos internos, levando em consideração as informações que já se tem sobre um profissional para averiguar se ele está pronto para uma promoção ou para assumir novas responsabilidades.

Melhoria no clima organizacional

Mas não é só o recrutamento que fica mais fácil com Inteligência Artificial no RH. As ferramentas inteligentes também tornam mais eficazes a criação de um clima organizacional motivador para aqueles que já trabalham na organização.

Ferramentas de gestão de pessoas equipadas com recursos de Inteligência Artificial fazem com que seja mais fácil fazer pesquisas e medir o clima organizacional com base nos dados obtidos no levantamento. Por isso ressaltamos a importância do uso do recurso quando o objetivo é aumentar o engajamento de colaboradores e tomar decisões melhores dentro da instituição.

Um software de Inteligência Artificial indicará quais são os principais desafios para melhorar a moral dos colaboradores e garantir um ótimo clima organizacional. Além disso, direcionará a tomada de decisão para que ela seja mais efetiva.

Otimização dos treinamentos

Quer manter seus colaboradores atualizados e prontos para encarar qualquer desafio que seja colocado na frente deles? Então é hora de apostar em um software de gestão de pessoas com Inteligência Artificial. Ele fará com que oferecer treinamentos, workshops e outras ferramentas de aperfeiçoamento para a equipe seja uma tarefa menos complicada e que trará grandes benefícios para a sua organização no longo prazo.

Afinal, os mesmos recursos de pesquisa que podem ser utilizados para medir o clima organizacional conseguem nutrir a empresa com dados que apontam onde estão as principais dificuldades do time e o que pode ser feito para contorná-las. Se você pretende oferecer aperfeiçoamento e treinamento para que seus colaboradores estejam motivados a melhorar todos os dias, esses dados são valiosos e bastante difíceis de se obter de outra forma.

Apostar em um software com Inteligência Artificial permitirá que você entenda os gargalos que impedem sua equipe de ser tão produtiva quanto possível e aja para contorná-los com programa educacionais e incentivo para crescer.

Qualificação da comunicação interna

Comunicar-se com as equipes é outro desafio comum para os profissionais de RH, que também pode se tornar mais fácil de superar com Inteligência Artificial. Conhecendo melhor as equipes, as dificuldades que elas enfrentam e como os departamentos se integram hoje, os profissionais de Recursos Humanos terão em mãos todas as informações de que precisam para passar mensagens claras sobre missão, visão, valores e políticas internas da organização.

Os recursos de Inteligência Artificial funcionam sempre da mesma forma: eles identificam padrões em grupos de dados para aprender com eles qual é o melhor curso de ação. Aplicados na comunicação da empresa, podem apontar quais são aqueles meios de comunicação mais utilizados pelos funcionários, que tipos de mensagens eles estão mais propensos a abrir e como eles se comportam depois de interagir com elas.

Gestão do deslocamento de funcionários otimizada

Por último, não podemos esquecer de uma função do RH que representa um diferencial competitivo enorme para a empresa: a gestão de vale-transporte. Feito manualmente, o processo está propenso a erros e é muito menos eficiente do que quando automatizado com o uso de software.

Ferramentas como o ABSMob ajudam empresas a entenderem como seu orçamento é aplicado na hora de distribuir o vale-transporte, que funcionários mais o utilizam, quais modais são mais adotados pelos membros da organização, entre outras informações relevantes para a melhor gestão do recurso. 

O software ainda ajuda você a organizar maneiras mais inteligentes para que os colaboradores usufruam do benefício, integrando novos modais de transporte (como bicicletas e patinetes motorizados), além de programas de carona solidária e cashback que servem como incentivo para o funcionário poupar.

A Inteligência Artificial é o futuro. Nos próximos anos, podemos esperar que ela passe a estar cada vez mais presente nas tarefas que fazemos todos os dias, ajudando-nos a entender como obter melhores resultados em cada uma de nossas decisões. Por isso, se sua organização quer manter a liderança ou conquistá-la, Inteligência Artificial no RH é um dos recursos que podem ajudar.

E aí, o que achou desses benefícios da Inteligência Artificial no RH? Quer começar a implementação do recurso e vê-los na prática? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e solicite uma demonstração!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *