Entenda agora como investir na interação entre os funcionários

Entenda agora como investir na interação entre os funcionários

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Um ambiente corporativo, geralmente, é formado por profissionais de diversas personalidades. Então, é natural que a interação entre os funcionários fique complicada em algum momento, já que nem sempre todos os colaboradores estão em um bom dia.

Por outro lado, há uma série de ações que as empresas podem propor visando ao bem-estar dos trabalhadores. Desde o famoso happy hour entre as equipes até ações mais estratégicas, como o incentivo do transporte compartilhado.

Pensando nisso, preparamos este post, que explica a necessidade de investir nessa relação e dá dicas de como promover um clima corporativo mais saudável. Confira!

Por que melhorar a interação entre os funcionários?

Colaboradores que interagem bem uns com os outros, certamente, se sentem mais motivados para encarar a rotina do escritório. Afinal, uma dose de alto astral e bom-humor inspira muita gente a ter um dia melhor. A motivação, por sua vez, tem tudo a ver com a produtividade, fazendo com que o serviço renda bem e dentro dos prazos.

Do contrário, em um clima hostil e sobrecarregado, é como se os trabalhadores estivessem ali por mera obrigação, sem de fato se importar com as relações humanas. Além de afetar a saúde mental e o rendimento, isso ainda compromete a imagem da empresa, que passa a carregar um estigma negativo no mercado.

É claro que a manutenção de um clima agradável depende da colaboração de todos os envolvidos. No entanto, a empresa pode ajudar na interação dos funcionários com algumas ações simples, porém muito eficazes. Por exemplo, adotar uma agenda mais flexível e estar sempre atenta às inovações tecnológicas.

Como investir na interação entre os funcionários?

Vamos, agora, a algumas dicas práticas para impulsionar um clima corporativo agradável.

Melhore a comunicação interna

Uma empresa onde as informações nunca se encontram passa a impressão de que os assuntos internos dizem respeito somente a alguns setores, geralmente àqueles que estão em nível mais elevado dentro da instituição. Romper com essa hierarquia é o primeiro passo para buscar um clima saudável e se livrar dos boatos nos corredores.

Melhorar a comunicação interna, centralizando os canais de informação, é essencial para que todos os departamentos fiquem a par do que está acontecendo na empresa. O famoso jornal mural ou o jornal eletrônico precisam ser transparentes e estar plenamente acessíveis.

Além disso, é claro, devem conter todas as informações pertinentes sobre o cronograma de atividades, o calendário de eventos, os projetos futuros, entre outros informes de relevância institucional.

Proporcione momentos de descontração

Sobretudo após encerrar uma semana de expediente pesado ou concluir alguma etapa importante, é preciso reunir as equipes e comemorar. Esses momentos de descontração são importantes para elevar o astral dos colaboradores e mostrar como a participação de todos foi decisiva para o cumprimento das metas.

Outra sugestão é definir uma data mensal para realizar aquele happy hour oficial da empresa, ou mesmo a comemoração dos aniversariantes do mês, contando com a presença de todos os setores. O ideal é que esses momentos ocorram logo no fim do expediente, assim todo mundo pode aparecer nem que seja só por uma horinha. Mas lembre-se: nessas horas é proibido falar de trabalho!

Introduza práticas esportivas

Ninguém tem dúvida de que o esporte é uma poderosa ferramenta de socialização, principalmente se estivermos falando de práticas coletivas, como futebol, vôlei e basquete. Nessas modalidades, a interação entre as equipes é fundamental, portanto, essa é uma ótima estratégia para reunir os colaboradores.

Dependendo do porte da empresa, dá até para montar um campeonato entre os departamentos e propor um prêmio simbólico no final. Com certeza, vai ter muita gente interessada em participar. Isso sem falar na descontração de reunir os trabalhadores em um contexto totalmente informal e livre das cobranças do escritório.

Desenvolva políticas de relacionamento

Essa dica tem muito a ver com o que falamos anteriormente, sobre hierarquia e gestão de pessoas. É comum que haja certa divisão entre os setores empresariais. Contudo, a política de relacionamento deve ser sempre horizontal, ou seja, sem distinção entre os níveis de cada equipe.

Isso faz com que os trabalhadores se sintam parte do todo e não pensem em agir nos moldes de “cada um por si”. Nesse sentido, diretores e supervisores devem estar sempre abertos ao diálogo e dispostos a ouvir o quadro de funcionários.

Ter um espaço de sugestões também é muito interessante, pois permite que as pessoas expressem seus anseios, sem necessariamente precisar se identificar.

Ofereça benefícios por desempenho

Outra dica valiosa é oferecer premiações pelo bom desempenho dos colaboradores. Assim, quem bate as metas propostas ou obtém outros resultados expressivos passa a ser reconhecido pelo gestor e acaba incentivando a dedicação entre os demais colegas.

Normalmente, o setor de Recursos Humanos (RH) das empresas é bastante atento a essas questões, procurando reconhecer as conquistas profissionais do indivíduo ou da equipe.

Os prêmios podem variar desde aquisições mais simbólicas, como ingressos para o cinema, até recompensas mais significativas, como uma viagem de fim de semana para um destino turístico.

Se o orçamento da empresa estiver curto, vale até mesmo oferecer um dia de folga para quem se destaca em alguma função. Essa também é uma forma muito justa de se reconhecer as habilidades dos colaboradores.

Estimule o transporte compartilhado

Eis a dica de ouro para favorecer a interação entre os funcionários: estimule as caronas corporativas. Sim! Além de permitir um clima mais descontraído durante o percurso, compartilhar as viagens é um ato ecológico, ajuda a desafogar o trânsito e ainda traz economia para o bolso da empresa e do funcionário.

Explicamos: já existem softwares específicos com tecnologia de ponta para gerenciar sistemas de caronas corporativas e melhorar a gestão de benefícios de trabalho, como vale-transporte e vale-combustível. O aplicativo ABSMob, por exemplo, centraliza em uma única plataforma a gestão de benefícios e o mapa de caronas compartilhadas pelos usuários.

Assim, de um jeito prático e seguro, os gestores conseguem reduzir os custos operacionais da empresa e, ao mesmo tempo, os colaboradores conseguem encontrar rotas compatíveis para se revezarem no volante, garantindo mais interação entre os funcionários e aquele bom humor típico de sexta, até mesmo nas segundas-feiras!

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