Mobilidade corporativa: qual a importância e as principais tendências?

Mobilidade corporativa: qual a importância e as principais tendências?

Posted by

A mobilidade corporativa é um conceito revolucionário que está em amplo crescimento no Brasil e no mundo. Por muitos anos, a mobilidade foi uma grande questão para governos e instituições, mas felizmente já existem iniciativas que impactam diretamente a maneira como trafegamos por cidades e grandes centros urbanos. 

Muitos negócios, atentos à tendência, têm se beneficiado ao oferecer melhores condições de locomoção aos seus colaboradores. Em troca, a empresa pode ter retornos, como redução de atrasos e faltas, e maior satisfação dos talentos.

Acompanhe a seguir e confira qual a importância e as principais vantagens de investir em mobilidade corporativa!

O que é mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa é uma tendência global que tem o objetivo de oferecer modelos de trabalho alternativos aos colaboradores. A ideia é facilitar o trabalho fora do ambiente corporativo, aproveitando a tecnologia para cumprir tal propósito. Uma boa gestão consegue promover a locomoção inteligente da equipe, reduzindo consideravelmente os gastos com transporte.

Portanto, o conceito representa um conjunto de ações que disponibiliza recursos e viabiliza formas de os colaboradores trabalharem e se deslocarem em qualquer local. Na era digital, os empreendimentos que não estiverem atentos às mudanças e não oferecerem opções de mobilidade podem enfrentar problemas e riscos de perder talentos.

Hoje, por meio de um aplicativo conectado à internet, é possível solicitar e utilizar diferentes veículos, conseguir uma carona ou chamar um táxi, sem a necessidade de gastar muito dinheiro. A mobilidade corporativa, nesse sentido, auxilia a reduzir custos, oferece melhorias na qualidade de vida dos funcionários e aumenta a produtividade dos negócios.

O que antes demandava a compra de um carro, processos burocráticos, entre outras ações, pode ser facilmente solucionado com um aplicativo, por exemplo. Com uma ferramenta desse tipo, os profissionais podem tanto realizar suas tarefas de maneira remota quanto chegar aos seus compromissos com mais qualidade, eficiência e agilidade no transporte.

Quais são as vantagens de investir em mobilidade corporativa?

As empresas que oferecem um plano de mobilidade corporativa disponibilizam mais segurança, flexibilidade e liberdade aos seus colaboradores, permitindo que escolham como chegar ao ambiente de trabalho. Há inúmeros benefícios de ter um plano desse tipo no empreendimento, já que a equipe gasta menos tempo se deslocando e tem uma melhoria significativa no bem-estar.

Uma das práticas que a mobilidade corporativa mais defende, além do transporte, é o trabalho remoto. Custos com vale-transporte ou vale combustível, por exemplo, são significativamente reduzidos. Isso porque, ao atuar de forma remota, os funcionários mantêm a agilidade na rotina e a produtividade, já que eles podem trabalhar de casa e não desperdiçar parte do dia com locomoção.

São inúmeras as vantagens da mobilidade corporativa para as empresas. Veja a seguir!

Facilita a gestão de benefícios

Ao ter acesso a diferentes alternativas para o transporte, o profissional pode optar pela opção com melhor custo-benefício, permitindo que a equipe de RH tenha mais facilidade com o gerenciamento de benefícios. Assim, é possível diminuir gastos com vale-transporte e investir o dinheiro em áreas e departamentos que necessitam de melhorias.

Aumenta a retenção de talentos

Outra vantagem é em relação à retenção de talentos, que acabam se sentindo mais atraídos ao contar com a mobilidade corporativa. Negócios que adotam esse modelo mantêm a agilidade nos processos, o que motiva os colaboradores a se dedicarem ainda mais para a melhora dos resultados da companhia.

Melhora o controle da jornada de trabalho

As soluções da mobilidade corporativa são desenvolvidas para manter um controle mais eficiente da jornada de trabalho. A gestão pode ter um monitoramento mais preciso das atividades desempenhadas por cada funcionário, tendo uma visão ampla sobre o progresso e o rendimento da sua equipe ao longo de cada dia.

Quais são as principais tendências da mobilidade corporativa?

Na atualidade, a mobilidade corporativa é uma necessidade de adaptação às novas exigências do mercado e do comportamento dos profissionais. As companhias podem tomar diversas ações e implementar soluções para adotar a mobilidade no dia a dia, como:

  • ter horários mais flexíveis;
  • implementar o home office;
  • investir em veículos fretados;
  • ter estações de bicicletas compartilhadas;
  • gerenciar um espaço para os funcionários compartilharem caronas.

Tais medidas têm o potencial de reduzir significativamente o uso de carros individuais e o tempo gasto com o deslocamento até o trabalho. Com um plano de mobilidade corporativa, portanto, a empresa propicia múltiplos meios de transporte e serviços.

Com tecnologias acessíveis, os negócios de todos os portes podem investir em soluções de mobilidade corporativa que são verdadeiras tendências atualmente. Na sequência, acompanhe mais sobre o assunto!

Plataformas de carona

Há cada vez mais plataformas voltadas para o compartilhamento de veículos. Empresas como Uber e Cabify, por exemplo, transformaram a forma como as pessoas se locomovem pelos grandes centros urbanos. A vantagem é que os dados dos usuários são mantidos em segurança e grande parte das viagens podem ser compartilhadas em caronas, reduzindo os custos e a emissão de carbono.

Aluguel de bikes

Da mesma forma, o aluguel de bicicletas é outra tendência que ajuda as pessoas a se transportarem pelas cidades. A alternativa oferece agilidade, praticidade e benefícios à saúde. É interessante que as companhias invistam nesse tipo de solução justamente pelo baixo custo.

Aplicativos exclusivos para empresas

Também existe a possibilidade de adotar aplicativos exclusivos para empresas, como o ABSMob. Com a solução da Audaz, os empreendimentos conseguem oferecer opções seguras de deslocamento aos seus colaboradores, como é o caso do transporte compartilhado. 

O ABSMob é baseado em tecnologia robusta, como robotização e inteligência artificial, melhorando significativamente a experiência para os usuários do aplicativo. Com a gestão inteligente de mobilidade corporativa, os talentos conseguem otimizar o tempo no tráfego e, consequentemente, aumentar a dedicação no ambiente de trabalho.

Maior produtividade, qualidade de vida e menos tempo gasto na locomoção são algumas das vantagens da mobilidade corporativa. Com aplicativos tecnológicos, a empresa pode ter uma significativa economia nas demandas de vale-transporte e contar com mais motivação dos funcionários, já que eles passarão a ter uma melhor qualidade de vida.

Entre em contato agora mesmo com a equipe da Audaz para ter mais informações sobre as nossas soluções em mobilidade corporativa!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *