Saiba como a inovação pode aumentar a motivação dos colaboradores

Posted by

Não dá para negar que os avanços tecnológicos revolucionaram os processos de gestão empresarial, principalmente nos setores de recursos humanos. Afinal, quando se trata de motivação dos funcionários, o fator humano é a palavra de ordem, sobretudo considerando-se que colaboradores motivados rendem muito mais no serviço.

Nesse sentido, é fundamental inovar em algumas práticas de gestão para manter os funcionários satisfeitos e sempre bem-dispostos em suas atividades. Contribuir para uma melhor mobilidade até o trabalho, por exemplo, é uma das maneiras mais eficazes de garantir mais qualidade de vida para a sua equipe.

Pensando nisso, preparamos este post que explica a importância de manter os colaboradores motivados, dando dicas de como fazer isso por meio de uma melhor gestão de deslocamento. Acompanhe a leitura e invista nessa ideia!

Por que é importante manter os colaboradores motivados?

Quando o assunto é a motivação dos funcionários, a primeira coisa que fica evidente é que colaboradores desmotivados rendem menos, qualquer que seja o ramo de atuação. Mas isso não é preocupante apenas do ponto de vista da baixa produtividade. A desmotivação assusta porque cria também um ambiente corporativo hostil e sobrecarregado.

Estar submetido a condições ruins de trabalho ou precisar encarar muitas horas de trânsito só para chegar ao serviço são fatores que agravam essa condição. Até porque, como sabemos, é humanamente impossível trabalhar bem-disposto se você já chega no trabalho cansado, estressado ou preocupado.

O resultado disso fica muito visível no comportamento do funcionário, que muda completamente de postura diante dos colegas e tende a se sentir menos valorizado dentro da empresa, prejudicando a própria autoestima. Além disso, colaboradores com pouca ou nenhuma motivação ficam muito mais suscetíveis a cometer erros que talvez jamais cometeriam em outras ocasiões.

Não precisamos nem dizer que o trabalho em equipe também fica muito prejudicado. Afinal, se um dos envolvidos na tarefa não vai bem, toda a cadeia produtiva poderá ficar comprometida, o que não é bom para o negócio e menos ainda para a saúde dos funcionários. É por isso que investir na motivação das equipes é uma prática essencial na gestão dos recursos humanos de uma empresa.

É importantíssimo buscar inovações e tecnologias para captar e valorizar as habilidades de cada pessoa da organização, fazendo com que elas se sintam competentes e qualificadas diante daquela função específica. Dessa forma, os colaboradores vão sentir que são indispensáveis à empresa e ficarão estimulados a traçar novas metas e a crescer cada vez mais em seu ramo de atuação.

O que fazer para aumentar a motivação dos funcionários?

Hoje em dia, a grande maioria das empresas já reconhece a necessidade de manter seus funcionários sempre motivados. Isso vale tanto para impulsionar o negócio quanto para manter um clima organizacional sadio e estimulante. No entanto, nem todos os gestores sabem o que fazer na prática para aumentar a motivação das equipes que coordenam.

À primeira vista, pode até parecer difícil, mas não é. Inclusive, algumas tarefas constantemente desempenhadas pelos setores de RH são muito positivas do ponto de vista motivacional, como pesquisa de clima organizacional, dinâmicas de grupo, cursos e palestras específicas, etc. Tudo isso faz com que o funcionário se sinta valorizado pela empresa.

Contudo, existem algumas práticas ainda mais modernas que estão virando tendência no setor, como cashbacks e gamificações. Investir nessas estratégias é garantia de bons resultados. Mas como elas funcionam?

Cashback

Muitas empresas têm apostado em cashbacks para fidelizar clientes. O cashback nada mais é do que um método de compras que permite ao consumidor recuperar parte do dinheiro que gastou com determinado serviço ou mercadoria. Esse tipo de ferramenta é muito útil para as empresas porque estimula os clientes a adquirirem cada vez mais produtos de empreendimentos parceiros.

A devolução é uma porcentagem mínima do valor total da compra, porém configura uma forma de manter o nível de satisfação do público. Para ter parte do dinheiro de volta, geralmente o comprador precisa atingir um valor mínimo e, então, solicitar a quantia. Além disso, também é possível conseguir descontos pelos apps que utilizam esse recurso.

Gamificação

A gamificação é uma das grandes tendências de RH na atualidade. Empresas do mundo inteiro investem nessa prática para valorizar a cultura organizacional das instituições. Funciona assim: os gestores implementam estratégias de engajamento das equipes a partir de leves competições que estimulam o trabalho conjunto, a descontração e a motivação dos funcionários diante das tarefas corporativas.

Os prêmios variam conforme os resultados entregues pelo grupo. Normalmente, os gestores concedem as premiações com base no ramo em que os colaboradores atuam e nas características de cada funcionário. Podem ser viagens, dias de folga ou, até mesmo, entradas para o cinema, a depender da dimensão dos resultados alcançados.

Como a gestão de deslocamento pode ajudar?

Como vimos, uma das questões que mais afeta a produtividade e a motivação dos funcionários é a mobilidade urbana. Por isso, essa temática se tornou uma das preocupações mais urgentes dos gestores empresariais, pois todos sabem o quanto é exaustivo para um colaborador levar três ou quatro horas por dia só para chegar e sair do serviço.

Para resolver esse dilema, grandes empresas estão inovando com a tecnologia de ponta dos aplicativos de mobilidade, como o ABSMob, que gera benefícios tanto para o negócio quanto para os funcionários. O app funciona da seguinte maneira: em uma única plataforma, ele centraliza a gestão de vale-transporte, de vale-combustível e de mapa de caronas compartilhadas pelos usuários.

Desse modo, as pessoas podem identificar qual a melhor opção de deslocamento disponível naquele dia de trabalho, otimizando a rotina e chegando dentro do horário previsto no serviço. Assim, dá para evitar o estresse no trânsito caótico e chegar muito mais bem-humorado e disposto na empresa.

Os gestores que utilizam o app, por sua vez, contribuem para a redução de custos operacionais com o deslocamento dos colaboradores. Além disso, o ABSMob ainda oferece outros benefícios como oferta de cashback para seus usuários. É ou não é uma prática muito inteligente de gestão de pessoas? Investindo nessa tecnologia, vai ser moleza contribuir para a motivação dos funcionários dentro e fora da empresa.

Se você ficou interessado, entre em contato conosco e conheça o aplicativo!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *