Porque incentivar o networking dos colaboradores? Descubra aqui

Por que incentivar o networking de funcionários? Descubra aqui!

Posted by

Você sabe o que é networking de funcionários? Estamos falando da relação de contatos dos colaboradores, que pode e deve ser utilizada para propagar informações importantes da organização no mercado para desenvolver a produção.

Essas trocas entre colaboradores são o início de um trabalho que pode conseguir novos leads e torná-los clientes fiéis. O networking de funcionários é tão importante e necessário que a organização deve expor essa informação desde o momento da contratação.

Investir em treinamento sobre como utilizar os diversos canais de contatos pode fazer toda diferença para a sua empresa e para os colaboradores. Deseja conhecer os benefícios que o networking pode proporcionar na sua organização? Leia este artigo!

Veja a vantagem do networking para colaboradores

Fazer parte dessa dinâmica de relacionamentos pode proporcionar diversos benefícios em inúmeras áreas na vida de uma empresa. Essa lista de contatos pode ter números de telefone, email, redes sociais (Instagram, Facebook etc.), WhatsApp, cartão de visita e outros.

Aumentar o número desses canais de comunicação deixa a pessoa sempre atualizada. Basta a lista de contatos e um ponto de internet para que essa socialização aconteça.

O relacionamento entre colaboradores em uma organização acelera a comunicação e a resolução de diversas tarefas. Um dos fatores essenciais dessa nova prática é a facilidade em obter mais negociações. Observe os benefícios ao estimular a criação dessa rede essa prática.

Receber conhecimentos

Sabe aquele ditado que diz: “conhecimento nunca é demais”? Então, esse é um dos pontos positivos que o networking pode promover. Essa lista de contatos pode ser utilizada por alguns canais de comunicação, que podem colaborar com o recebimento de novos aprendizados.

Atualmente, documentos, ebooks (livros), trabalhos, informações etc. podem ser facilmente enviados por email ou compartilhados por meio de WhatsApp em formato de texto, PDF, vídeos e outros.

Ter novas oportunidades

Ter um networking atualizado e com grande número de contatos é essencial para possibilitar novas oportunidades. Um ponto importante a ser observado são as várias funções das pessoas que fazem parte dos seus contatos, pois, em determinados momentos, você vai precisar de alguém que tenha mais poder para decidir determinada situação.

Na oportunidade de um novo emprego, por exemplo, um gerente amigo seu pode indicar você para outro conhecido e facilitar a vaga para que você faça parte da empresa que está oferendo o serviço.

No empreendedorismo, ter uma lista numerosa é a chance de fechar bons negócios e, quando o atendimento e o serviço são realizados com eficiência, o cliente tem a oportunidade de indicar você para novos clientes.

Vale ressaltar que ter um grande número de contatos não é o principal fato. Quando houver novos nomes é necessário um diálogo para que você conheça e seja conhecido. Descubra até que ponto você pode recorrer àquela pessoa quando houver necessidade.

Melhorar a reputação diante do mercado

Todo empreendimento precisa ser conhecido e, mais ainda, deve ser lembrado com credibilidade. A reputação que a instituição apresenta, em um mercado competitivo, pode ser um dos maiores atrativos para conquistar novos clientes.

Algumas atitudes da organização demonstram a sua seriedade e podem alavancar a sua reputação. Entre elas, prática de preços acessíveis, produtos de qualidade, facilidade na forma de pagamento e atendimento diferenciado.

Atrair interessados

O networking é muito válido, também, quando você expõe o seu negócio e divulga os seus canais de contato, como email, Instagran, Facebook, WhatsApp e outros endereços sociais.

Apresentar as suas redes e dar a conhecer o seu tipo de negócio, além das formas de trabalhar e de servir aos clientes, é motivacional para que você atraia todos os interessados em obter informação ou, até mesmo, fechar um bom negócio.

Fazer a empresa crescer mais

Seus colaboradores são as pessoas que mais conhecem os serviços e os produtos da organização. Por isso, são as fontes mais seguras para disseminar essas informações.

O networking dos seus funcionários também é um canal confiável para buscar novos clientes ou manter os que já foram conquistados. Eles podem se responsabilizar por alimentar os contatos com esses clientes para manter a fidelidade e, assim, fazer o empreendimento crescer e alcançar o sucesso desejado.

Aumentar o potencial de prospecção

Prospectar é fazer a avaliação de novos leads para, em um futuro próximo, conhecê-lo e ter a oportunidade de demonstrar o seu produto. Assim, ele poderá apresentar interesse em adquiri-lo. A prospecção é conhecida como a pré-venda.

Essa etapa requer argumentos precisos, com palavras e técnicas de demonstração que possam impactar o futuro cliente para que o negócio chegue ao seu ápice, ou seja, a consumação da venda ou serviço. Conheça algumas técnicas de prospecção:

Saiba como aumentar o networking de funcionários

O networking de funcionários é determinante para o desenvolvimento da empresa e, também, dos colaboradores. Um grupo de trabalho que se relaciona com frequência tem um comportamento diferenciado na instituição. O relacionamento é alinhado de forma muito próxima uns dos outros e torna o ambiente mais harmonioso.

A carona compartilhada entre funcionários é uma oportunidade para a troca de ideias e de contatos, que amplia e fortalece o networking. Por meio desses contatos, acontece a multiplicação de clientes, a socialização de novas ideias e conhecimentos, sugestões para as melhorias nas atividades da empresa, parceria na hora de realizar tarefas etc.

O compartilhamento de trajeto também aproxima os funcionários da empresa. Por meio de aplicativos específicos ou via WhatsApp, os membros solicitam o compartilhamento do trajeto para ir juntos ao trabalho ou voltar juntos para as suas casas.

Essas novas formas de deslocamento para o serviço devem ser intensamente estimuladas pela empresa, pois diminuem custos para a instituição e para o colaborador. Afinal, quanto menos vale-transporte for utilizado, menor será o desconto do salário do cooperador.

Percebeu como é fundamental incentivar o networking entre colaboradores? Essa forma de informação é indispensável para conseguir novos clientes. Os funcionários têm participação fundamental nessas conquistas. Portanto, capacitar seus profissionais é uma medida que pode potencializar a produção na sua empresa e trazer benefícios para os funcionários e a instituição.

Gostou de conhecer a importância de incentivar o networking de funcionários? Entenda como a interação entre funcionários colabora para o sucesso dessa prática.

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *