Plano de mobilidade corporativa: veja 7 passos para implementá-lo

Plano de mobilidade corporativa: veja 7 passos para implementá-lo

Posted by

O plano de mobilidade corporativa é um termo que as organizações utilizam para explicar o uso da inteligência artificial avançada e da robótica para potencializar as práticas laborais rotineiras dos seus profissionais, ao depender do trânsito para o trabalho. Isso acontece por intermédio de ferramentas tecnológicas em dispositivos móveis, como smartphones, tablets etc.

Criar esse planejamento é aprimorar os processos de trabalho da instituição, além de gerar outros enormes benefícios. Quer tornar as atividades da sua empresa mais dinâmicas e certeiras para coletar bons resultados? Então, continue lendo este artigo!

Veja os benefícios da mobilidade corporativa

Ao inserir um plano de mobilidade corporativa, quase tudo na organização pode ser transformado positivamente. Cabe ao responsável pela gestão de Recursos Humanos (RH), lançar um olhar futurista para promover esse diferencial à organização. O projeto afeta diretamente os profissionais em diversos aspectos, pois gera facilidade e agilidade em resolver tarefas laborais de qualquer local onde estiverem.

A mobilidade corporativa tem promovido várias práticas nas organizações. Portanto, ao responsável pelo RH que pretende desenvolver o employer branding no negócio, o ideal é decidir com celeridade para usufruir de todas vantagens que o recurso oferece.

Existem no mercado diversos aplicativos que disponibilizam mobilidade corporativa com tecnologias bem avançadas. Alguns dispõem de serviços mais plurais, e são providos de benefícios ainda maiores para o time de sucesso, como:

  • aumento da produtividade no trabalho;
  • redução de custos na empresa;
  • maior qualidade de vida aos funcionários;
  • sustentabilidade;
  • transporte compartilhado;
  • oportunidade de networking.

Observe os 7 passos para sua implantação

É fundamental conhecer um passo a passo eficiente para você inserir um plano de mobilidade corporativa que possa atender a todas as necessidades que a organização apresenta. Ele torna o seu grupo de trabalho engajado e alinhado às propostas que a instituição determina, e o que espera de cada membro do grupo, além de desenvolver o know-how dos colaboradores.

Para que o plano tenha sucesso, é imprescindível abordar bem cada um dos passos a seguir. Confira!

1. Compreenda o perfil dos colaboradores

Para gestores que entendem os diversos benefícios de ter mobilidade corporativa na organização, antes de optar por um dos diversos recursos oferecidos às empresas, é válido entender que eles são oferecidos de acordo com o porte de cada instituição e dos projetos de cada uma.

Em razão disso, é fundamental você fazer uma análise profunda para conhecer quais são as realidades dos seus profissionais. Essa iniciativa ajuda a ter a oportunidade de gerar maiores benefícios e satisfação ao grupo.

Ao detectar o perfil de cada funcionário, fica mais fácil escolher o plano que melhor atende às expectativas da sua empresa e do seu público colaborativo. Quando realiza uma estratégia eficaz, o investimento atende a todas as perspectivas desejadas para potencializar o negócio.

2. Identifique as demandas de mobilidade

Um dos pontos essenciais a serem avaliados antes de realizar o plano de mobilidade corporativa na empresa é investigar como o deslocamento dos funcionários acontecem para o local de trabalho. Observe se os seus colaboradores fazem o trajeto apenas entre a casa e o trabalho ou se, além disso, realizam trabalhos externos, como atendimento a clientes, reuniões corporativas em outros locais, viagens a trabalho etc.

3. Mapeie os desafios

O primeiro questionamento que a gestão de pessoas tem é se, realmente, vai instalar o plano corporativo mais eficiente aos colaboradores. É compreensível que nesse momento apareçam muitas dúvidas, inseguranças e desafios. No entanto, é uma ação necessária para que a instituição esteja dentro do perfil que o mercado competitivo exige

Diante de tantos benefícios, todos os obstáculos podem ser superados. Veja o que fazer para vencer todas as barreiras: defina os objetivos, escolha o melhor recurso, peça feedback do projeto aos colaboradores, incentive a utilização da mobilidade corporativa.

4. Pense na experiência

Um fator a ser pensado para realizar as manobras da mobilidade corporativa é quanto à facilidade de manuseio do aplicativo. O ideal é decidir por uma tecnologia moderna e que ofereça facilidade de acesso a todos os recursos que o projeto vai disponibilizar aos colaboradores.

5. Encontre as melhores soluções

Vale ressaltar que existem várias soluções no que se refere a mobilidade corporativa. Atualmente, os trabalhadores estão cansados de lidar com o trânsito e o itinerário que os transportes coletivos têm que cumprir.

Existem alguns formatos de condução que, além de diminuir o estresse no deslocamento entre a casa e o trabalho, podem promover qualidade de vida e reduzir o impacto ao meio ambiente. Portanto, incentive os colaboradores a utilizar bicicleta como condução, ir a pé para a empresa, praticar carona compartilhada etc.

6. Busque parceiros

Diversos benefícios que já relatamos ao longo do texto podem ser conquistados ao decidir por um parceiro que tenha recursos alinhados ao que você pretende oferecer aos seus colaboradores. Para que esse projeto dê certo, é quase impossível ser conduzido pela própria organização, pois existem fatores estratégicos para que uma ação complemente a outra.

Algumas empresas oferecem aplicativos completos para atender a todas as demandas da organização.

7. Determine o processo de implementação

Agora, chegamos ao ponto principal, que é o implemento do plano de mobilidade corporativa. É importante definir de que forma a solução vai ser inserida na empresa. Caso a organização tenha decidido por um aplicativo que reconheceu como mais confiável, é determinante formalizar algumas ações, como:

  • por quem o aplicativo poderá ser acessado;
  • quais as normas de utilização;
  • qual a frequência com que os gastos serão avaliados.

Essas são alguns pontos mais urgentes para serem avaliados durante a implantação. No entanto, outros fatores vão surgir e, então, o setor de recursos humanos vai realizar o ajuste conforme a necessidade do momento.

Como observamos, implantar um plano de mobilidade corporativa na sua organização requer alguns cuidados bem específicos para que realmente atenda a todas as necessidades da sua equipe e aos objetivos que o seu negócio planeja. Portanto, o mais indicado é contar com uma parceira especialista nesse serviço. O ABSMob, por exemplo, tem promovido diferenciais em diversas corporações. Por isso, vale a pena conhecer os benefícios que ele oferece.

Gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook, assim, você vai acompanhar as postagens que realizamos por lá e ficar por dentro das nossas novidades. 

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *