Entenda como elaborar um processo de roteirização eficiente

Entenda como elaborar um processo de roteirização eficiente

Posted by

Como funciona o processo de roteirização de vale-transporte e por que ele é tão importante para a distribuição bem-sucedida do benefício? Como você já sabe, a CLT determina que todos os funcionários de uma empresa têm direito a receber vale-transporte, para conseguir fazer o trajeto de locomoção entre casa e empresa.

Mas como garantir que os valores pagos estejam adequados para a necessidade do profissional? É aí que entra a roteirização de vale-transporte, um processo em que o departamento de Recursos Humanos ajuda os colaboradores a traçarem a melhor rota para o trabalho.

Neste artigo, você vai entender direitinho o que é esse processo, como ele funciona, como fazer e quais as vantagens de apostar em um software automatizado para ajudar você nessa tarefa. Confira!

O que é roteirização de vale-transporte?

Roteirização de vale-transporte é um processo automatizado em que empresas utilizam software para determinar qual o melhor trajeto para cada um de seus colaboradores. Há uma série de vantagens de utilizar essa estratégia, como a economia de dinheiro gasto com o benefício e a praticidade de criar rotas personalizadas, que atendem às necessidades dos seus colaboradores.

Por isso, se você quer maximizar o uso de benefícios como o vale-transporte, a roteirização é a ferramenta estratégica de que a sua empresa precisa para conseguir distribuir melhor esse recurso.

Quais as vantagens da roteirização de vale-transporte?

O processo de roteirização é muito vantajoso para as empresas porque elimina uma série de problemas que podem fazer com que o pagamento do benefício seja mais oneroso que necessário. Abaixo, você confere todas as vantagens de fazer roteirização de vale-transporte.

Economia de dinheiro para e empresa

O principal benefício da roteirização de vale-transporte é o dinheiro que é economizado para a empresa. Pagar vale sem roteirização significa que, nem sempre, a sua organização está obtendo o melhor custo-benefício ao utilizar a malha de transporte das cidades.

Em grandes capitais, como São Paulo, há vantagens em utilizar o cartão de transporte em um dado período, como o preço menor na segunda passagem. A roteirização ajuda a identificar oportunidades como essa e a reduzir o custo que o vale-transporte tem para a sua empresa.

Sem pensar em roteirização, muitos departamentos de Recursos Humanos oferecem um valor padrão que desconsidera fatores individuais — como o horário que o colaborador entra na empresa e as linhas que estão disponíveis para ele durante aquele intervalo de tempo.

A roteirização é uma maneira de encontrar o caminho ideal e que seja, ao mesmo tempo, mais seguro, mais barato e mais rápido para ajudar os seus colaboradores a chegarem ao trabalho sem problemas. Quando bem realizada, ela economiza bastante dinheiro para a sua organização.

Menos gastos para o colaborador

Mas não é só a empresa que tem a ganhar com a economia proporcionada pela roteirização. Os colaboradores também farão melhor uso do seu vale-transporte com ajuda dela.

Em cidades com malhas de transporte público complexas, é fácil ter dificuldades para montar uma jornada vantajosa em termos financeiros e de tempo. Com uma boa roteirização, os colaboradores evitam pegar a linha errada e gastar dinheiro com isso.

Mais pontualidade

Outro ponto importante da roteirização de vale-transporte é que ela considera os horários de funcionamento das linhas e quanto tempo os seus colaboradores levam, em média, em cada uma delas. Isso é importante porque ela ajuda a determinar o horário ideal para sair de casa e chegar a tempo no trabalho.

Com uma boa roteirização de vale-transporte, os seus colaboradores chegam sempre a tempo de reuniões e outros compromissos. Essa pontualidade pode se refletir em mais tempo para ser produtivo.

Se o seu funcionário está sempre na empresa no mesmo horário, descansado e após fazer um trajeto rápido até o serviço, ele estará mais disposto para colaborar de maneira positiva com o negócio. Por isso, roteirização de vale-transporte é mais do que um meio de economizar. É uma maneira de organizar a rotina da sua equipe para que ela seja mais eficiente.

Como fazer o processo de roteirização?

Agora que você já conhece todas as vantagens da roteirização de vale-transporte, é hora de ver na prática como funciona esse processo. Confira, no passo a passo abaixo, como ferramentas como o ABSRotas funcionam facilitando o trabalho e permitindo que o seu RH automatize a geração de rotas para colaboradores.

Passo 1: faça o cadastro do colaborador

No ABSRotas, é possível cadastrar até seis rotas diferentes por CPF. Para isso, porém, você terá que fazer o cadastro do seu colaborador.

Nele, você terá a opção de selecionar o horário em que ele chega no trabalho. Informando o CEP de cada um dos seus colaboradores à ferramenta — que tem integração com o banco de dados dos Correios —, já encontra as melhores rotas para a locomoção até a empresa automaticamente.

Passo 2: escolha a melhor rota para o seu colaborador

Assim que completar o cadastro, o ABSRotas vai disponibilizar para você os melhores roteiros de ida e de volta para o seu colaborador. Fazer a escolha do melhor é muito simples. O próprio software já mostra as principais informações necessárias para conseguir determinar a roteirização que melhor atende ao profissional.

Você terá acesso, por exemplo, à quantidade de modais, ao custo total do trajeto e ao tempo médio de deslocamento.

Passo 3: obtenha o detalhamento de rota

Para facilitar ainda mais a vida do seu colaborador, o ABSRotas não só determina qual a melhor maneira de chegar até o trabalho. O software também designa os detalhes da rota, como os pontos de embarque e desembarque.

Essa informação pode ser compartilhada com o colaborador para que ele tenha facilidade ao se acostumar ao novo e melhor trajeto. Não é bacana?

Além disso, o ABSRotas ainda apresenta outras vantagens exclusivas, como:

  • análise individual de rotas para cada colaborador;
  • interface simples e intuitiva;
  • opções de roteirização em massa para facilitar o processo de roteirização;
  • ferramentas exclusivas de roteirização estratégica que vão ajudar a definir, por exemplo, o melhor local para instalar uma nova unidade da sua empresa.

O processo de roteirização de vale-transporte é estratégico para empresas. Criar rotas eficientes para os colaboradores ajudará a economizar no pagamento do benefício e a otimizar a gestão do mesmo. 

E aí, gostou de conhecer melhor o processo de roteirização, suas vantagens e como fazê-lo? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização do blog!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *