Qual o impacto da mobilidade corporativa na produtividade dos colaboradores?

Qual o impacto da mobilidade corporativa na produtividade dos colaboradores?

Posted by

A presença física na empresa nem sempre é garantia de produtividade dos colaboradores. Afinal, o tempo despendido para se deslocar de casa até o escritório — o que muitas vezes inclui uma longa espera no trânsito, por exemplo — é um fator que influencia desde o bom humor até o rendimento do funcionário e, consequentemente, os resultados da empresa.

Nesse sentido, cada vez mais organizações estão buscando alternativas que beneficiam a produtividade do colaborador, independentemente do local em que ele está. Um dos conceitos que vem ganhando força é a mobilidade corporativa, no qual a tecnologia permite o acesso às atividades operacionais por meio de dispositivos.

Dessa forma, o funcionário pode continuar trabalhando normalmente sem sair de casa. Quer saber como isso é possível? Neste post, explicamos melhor o que é e como a mobilidade corporativa impacta a produtividade dos seus colaboradores. Confira!

O que é mobilidade corporativa?

Certamente, em algum momento, você já entrou no e-mail corporativo fora da empresa, não é mesmo? Isso é apenas uma pequena parcela da mobilidade corporativa, a qual foi se expandindo ao longo dos anos e é uma condição que só se tornou possível graças à evolução da tecnologia, que permite o compartilhamento de dados de forma segura.

A ideia principal da mobilidade corporativa é fazer com que o ambiente da empresa esteja sempre na palma da mão dos colaboradores, podendo ser acessado remotamente de qualquer lugar, tanto por quem está em home office quanto por aqueles que estão viajando a trabalho, por exemplo.

Além disso, vale ressaltar que a mobilidade corporativa também está relacionada à criação de soluções que agreguem praticidade ao cotidiano dos funcionários, como aplicativos e serviços que facilitem o deslocamento deles até a empresa.

Para a concretização da estratégia, a companhia precisa desenvolver, implementar, gerenciar e atualizar soluções tecnológicas que possibilitem a conexão do colaborador com os sistemas e dados do negócio. Nesse sentido, é necessário transportar todas as informações contidas no desktop corporativo para os dispositivos móveis, o que exige a digitalização deles.

Como a mobilidade corporativa impacta a produtividade dos colaboradores?

A implementação da mobilidade corporativa está diretamente associada ao aumento da produtividade dos colaboradores, tendo em vista que a estratégia melhora os processos operacionais e facilita a resolução de problemas.

Abaixo, veja outros motivos pelos quais o conceito pode melhorar os resultados do seu time!

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

A possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, inclusive da sua própria casa sem ter que enfrentar trânsito, aumenta a qualidade de vida dos colaboradores. Isso porque a iniciativa reduz o estresse e permite que, nos dias em que tiver algum imprevisto, o funcionário possa trabalhar sem maiores complicações, bastando acessar os sistemas da empresa por meio do seu smartphone ou notebook.

Livre de estresse e preocupações, com certeza, sobra muito mais disposição e tempo para que o colaborador possa se dedicar às suas atividades com maior empenho. Além disso, o seu bem-estar também influencia positivamente a sua capacidade de raciocínio e criatividade.

Facilita o acesso a informações do negócio

As tecnologias embutidas na mobilidade corporativa viabilizam o compartilhamento de dados e, assim, facilitam o acesso a informações do negócio. De qualquer lugar do mundo e a qualquer horário, os colaboradores podem acessar os dados pertinentes para a execução das suas tarefas.

Dessa maneira, a empresa elimina estruturas engessadas de trabalho, pois os membros da sua equipe podem alterar informações em tempo real, além de efetuar solicitações para outros departamentos. Com isso, todos os envolvidos podem colaborar ativamente e ficar a par do que acontece no negócio.

Fortalece a comunicação interna

Quando se fala em mobilidade corporativa, não se pode deixar de falar do fortalecimento da comunicação interna promovido pela estratégia. Durante a sua implementação, os funcionários devem participar das medidas adotadas, bem como serem conscientizados e treinados para acessar plataformas com segurança, o que os aproxima ainda mais da organização.

A disponibilização das informações em um único lugar também contribui para que sejam transmitidas com maior agilidade, tornando a comunicação entre as equipes e resoluções de eventuais problemas muito mais rápidas e eficientes.

Como desenvolvê-la na sua empresa?

Para adotar a mobilidade corporativa dentro do seu negócio, a primeira coisa a se fazer é um mapeamento das suas reais necessidades. Com base nisso, será possível entender quais são as suas demandas, as dinâmicas envolvidas nos seus processos, as fraquezas e forças da companhia em relação à estratégia e os recursos disponíveis.

Acompanhe os passos indispensáveis para a adoção do conceito na sequência!

Crie um plano de implementação da mobilidade corporativa

Comece criando um escopo da estratégia e posteriormente defina quem serão as figuras responsáveis em cada etapa da implementação. O ideal é formar um time multidisciplinar para tomar conta da gestão do projeto, visto que isso traz facilidade para identificar os diferentes tipos de necessidades e soluções para as suas demandas.

Verifique a compatibilidade dos sistemas com a versão mobile

Um service desk ou qualquer outro sistema acessado remotamente deve oferecer compatibilidade com as telas de smartphone e tablet. Por isso, é essencial providenciar essa datação, além de garantir que as integrações das plataformas serão mantidas na versão remota.

Determine uma política de uso

A partir do momento em que a estrutura e a rede estiverem finalizadas, é necessário determinar uma política de uso das ferramentas, dando ênfase nas normas de segurança que devem ser respeitadas para evitar que dados relevantes sobre o negócio sejam expostos ou colocados em risco.

Como a Audaz pode ajudar na mobilidade corporativa da sua empresa?

Se a ideia é poupar tempo de deslocamento dos colaboradores até o trabalho, o ABSMob, da Audaz, é um poderoso aliado para o seu negócio. O aplicativo permite que os usuários tenham acessos a dados que os ajudam a chegar ao trabalho por meio das melhores rotas, ou seja, mais seguras e com menos tráfego.

O uso da tecnologia baseada em robotização e inteligência artificial permite conectar processos, obter dados precisos e disparar informações confiáveis sobre transporte em tempo real, o que melhora consideravelmente a experiência dos usuários.

A plataforma ainda permite que os colaboradores que utilizam vale-combustível e vale-transporte e proprietários de veículos se conectem, troquem informações e compartilhem o uso de automóveis. Assim, eles podem se deslocar para a empresa de maneira mais econômica, além de repassarem informações sobre o uso do VT para a organização de modo espontâneo, utilizando o aplicativo e ainda recebendo recompensas.

Manter um bom nível de produtividade dos colaboradores é crucial para a conquista de bons resultados individuais, coletivos e da empresa como um todo. Com a exclusão de fatores que interferem negativamente no desempenho do seu time, como dificuldades para chegar até o local de trabalho, pode-se alavancar o seu negócio.

Quer oferecer praticidade para os seus colaboradores? Entre em contato com a Audaz e conheça as nossas soluções!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *