6 ações que podem influenciar na produtividade no trabalho

6 ações que podem influenciar a produtividade no trabalho

Posted by

Colaborador motivado, qualificado e com qualidade de vida tem desempenho espetacular na organização, certo? Mas logo vêm as perguntas: o que fazer para chegar a esse resultado? Como implantar as boas práticas para que os funcionários conquistem a melhor produtividade no trabalho?

É o que vamos focar neste artigo. Vamos apresentar algumas ações, como os cuidados para saber equilibrar a vida pessoal e profissional, a prática de bem-estar no ambiente de trabalho, o que fazer para ter um atendimento eficiente sobre o benefício do vale-transporte (VT), formas de se afastar do sedentarismo e o resultado dos bons hábitos da utilização do feedback.

Quer conhecer algumas maneiras de despertar em seus funcionários hábitos saudáveis e transformar a produção no trabalho? Continue conosco e saiba mais!

1. Entender a importância de incentivar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

As vidas profissional e pessoal são distintas, isso é fato! Ao mesmo tempo, uma sempre interfere na outra e isso é difícil de ser evitado. No entanto, para que os comportamentos não se confrontem, é essencial que ocorra o equilíbrio.

O trabalho nos meios empresariais toma grande parte do dia das pessoas, geralmente, 8 horas ou mais. Pensando bem, os trabalhadores passam a maior parte do seu tempo convivendo com os outros colaboradores, até mais do que com a própria família. É aconselhável, portanto, que seja ofertado a esses profissionais um ambiente confortável, tanto psíquica como materialmente.

É da mente humana que nascem todas as ações e, por isso, é importante que ela esteja em harmonia. A vida profissional do ser humano é um meio de sobrevivência, e é um dos fatores que traz sentido à sua vida. Portanto, precisa ser bem cuidada e conservada.

O psicólogo organizacional pode ajudar a promover o bem-estar e a qualidade de vida psicológica às pessoas. Com essa atenção, as demissões e transferências de setor podem ser evitadas.

Por consequência, os colaboradores tornam-se mais felizes, equilibrados e produtivos para alcançar o progresso pessoal e somar para o desenvolvimento da instituição. O apoio psicológico corporativo é um recurso que deve ser sempre oferecido para que os colaboradores encontrem a estabilidade entre a vida pessoal e laboral.

2. Criar ações de bem-estar no ambiente de trabalho

Antes de tomar qualquer decisão, é ideal analisar o ambiente corporativo e ouvir as pessoas que estão inseridas nele para verificar suas satisfações e desejos de melhorias no meio laboral. É preciso que isso envolva os campos mental, físico e profissional.

Em relação à saúde física, podem ser oferecidos planos de saúde ou a busca de um parceiro para que sejam realizadas consultas e exames com preços acessíveis, por exemplo. A saúde bucal também pode estar inserida nesses cuidados.

Melhorias profissionais podem ser aprimoradas por meio de capacitações e reconhecimento das atividades. Já a saúde mental pode ser acompanhada pelo psicólogo corporativo.

Outra forma de promover o bem-estar é inserir os exercícios de ginástica laboral. Essas atividades são realizadas no período de trabalho — o bom é que os colaboradores não têm a desculpa de não ter tempo para praticar. Vale lembrar que os horários devem ser bem planejados para que todos participem.

Não se esqueça de que a organização pode incentivar seus funcionários a uma adequada qualidade de vida por meio de uma alimentação balanceada.

3. Oferecer benefícios atrativos e funcionais

Seus colaboradores merecem receber benefícios inovadores e a instituição também ganha com isso. Existem, por exemplo, formas de gestão inteligente do vale-transporte, que podem gerar uma economia de mais de 40% para a sua empresa.

É um investimento de baixo custo e oferece total controle sobre as utilizações. Proporciona tranquilidade aos funcionários, pois recebem o valor exato e sem atrasos.

A ferramenta também beneficia o setor de Recursos Humanos (RH) devido à praticidade no serviço. Ele é totalmente informatizado e integrado à folha de pagamento, favorecendo a eliminação de erros. Com essa facilidade, os colaboradores do RH ficam livres dos controles manuais das planilhas, e ainda sobra tempo para se dedicar a outras atividades do setor.

4. Investir em serviços de mobilidade corporativa para produtividade no trabalho

Implantar a mobilidade urbana corporativa em sua empresa tem muitos benefícios. Com o uso de um aplicativo, os colaboradores têm muitos ganhos. O dia que não utilizarem VT, é só marcar no aplicativo e ganhar pontos.

Nesse caso, quem não usa vale-transporte, pode se cadastrar como motorista e colocar em prática a carona corporativa. Assim, acumula pontos para trocar por combustível ou viagem de 99, Uber etc.. O uso desse aplicativo incentiva a inter-relação e a sustentabilidade.

Estimular os seus colaboradores a irem ao trabalho utilizando bicicleta ou se locomover a pé também é uma atitude positiva. Andar de bicicleta é econômico e uma forma de exercitar-se.

Já a caminhada para o trabalho pode ser com um amigo do serviço, promovendo um bom papo durante o percurso. É possível aproveitar, nessas situações, para passar o olho rapidamente nas lojas ou apreciar alguns detalhes que não são percebidos enquanto se dirige.

O melhor de tudo é que andar a pé movimenta braços e pernas. Portanto, é um exercício completo, que faz bem para a mente e para o corpo.

5. Descobrir por que introduzir a mobilidade em sua empresa

O estresse é um dos elementos que mais interferem negativamente na vida de jovens, crianças e adultos. Ter que sair de casa todos os dias para ir à escola ou ao trabalho tornou-se um grande desafio, devido às horas de espera nos congestionamentos.

Ao chegar ao destino, a pessoa já está com uma carga elevada de cansaço. Com isso, a produtividade mental diminui e, muitas vezes, por incrível que pareça, afeta até o sistema imunológico.

As empresas estão lançando um olhar diferente para resolver esse grande mal. Pensando no conforto dos funcionários e na produção corporativa, os horários de trabalho estão sendo flexibilizados e o trabalho remoto já é uma realidade.

As empresas que não podem seguir essas novidades estão sendo motivadas pelo uso alternativo de transporte para que os colaboradores se locomovam com mais rapidez. Podemos citar o uso de bicicletas e patinetes.

6. Adotar uma cultura de feedback

Adotar a cultura de feedback em uma instituição é optar pelo progresso. Dar ciência aos colaboradores da importância dessa ação é um diferencial em todos os setores de uma empresa.

Quando o retorno a ser dado é para um cliente, a responsabilidade é ainda maior. A agilidade dessa ação pode ser a diferença entre o fechamento ou não do negócio.

Além disso, o feedback entre setores, funcionários, líderes e subordinados é indispensável para que haja uma organização bem conectada e com as pessoas bem comprometidas com as suas responsabilidades. Assim, atuam pensando no sucesso de todos, sobretudo, da empresa.

É preciso entender a importância da produtividade no trabalho e promover ações para alcançar esse resultado. Entre elas, reconhecer o valor profissional de cada colaborador e oferecer benefícios adequados, e motivar um relacionamento sólido, amigável e de confiança entre os funcionários, associado ao bem-estar e à qualidade de vida.

A consequência será uma equipe com saúde física e mental e comprometida com suas responsabilidades e com a empresa. Assim, contribui com dedicação para o desenvolvimento diário da organização.

Achou as informações deste artigo significantes? Então, que tal socializar para que mais pessoas tomem conhecimento desse assunto importante? Compartilhe com seus contatos nas suas redes sociais!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *