O que é e qual a importância do Recrutamento Inteligente?

O que é e qual a importância do Recrutamento Inteligente?

Posted by

O recrutamento inteligente é um modelo de aquisição de talentos que traz mais qualidade no momento de contratar pessoas para trabalhar na empresa. A estratégia possibilita que a gestão atraia e retenha colaboradores ao mesmo tempo em que potencializa o seu desenvolvimento.

Toda equipe de RH sabe do desafio que é selecionar candidatos qualificados e diferenciados para o negócio. O recrutamento inteligente surge, justamente, com o objetivo de ajudar os gestores a ter acesso aos melhores talentos do mercado de trabalho.

Acompanhe a seguir e entenda o que é, qual a importância e como colocar o recrutamento inteligente em prática no empreendimento!

Entenda de vez o que é recrutamento inteligente

O recrutamento inteligente é um processo feito com o auxílio de diferentes soluções tecnológicas, como softwares, plataformas online e redes sociais. Com isso, passa a ser possível encontrar, atrair, engajar e reter profissionais mais alinhados às necessidades da empresa.

As etapas do processo são automatizadas com o apoio da inteligência artificial, otimizando como um todo a seleção dos candidatos. A tecnologia torna o recrutamento mais ágil e certeiro, possibilitando que o negócio invista menos recursos e tempo na divulgação de vagas e em processos seletivos mais aprimorados.

Para isso, são elaboradas estratégias de atração, seleção, desenvolvimento e retenção de colaboradores. As ações são baseadas em metodologias inteligentes que coletam e analisam dados e realizam a triagem de currículos e das competências apresentadas por cada candidato.

Assim, a equipe de RH tem mais chance de atrair profissionais com habilidades técnicas, comportamentais e soft skills desejadas pela liderança do negócio. Não há dúvidas que o recrutamento inteligente traz muito mais precisão e agilidade nos resultados dos processos seletivos.

Descubra a importância de adotar esse modelo de recrutamento na empresa

O recrutamento inteligente utiliza diversos recursos para atrair candidatos com as qualificações necessárias para as atividades de um empreendimento. As empresas que conseguem contratar profissionais qualificados para seus projetos garantem um maior potencial de acertos e aumento da produtividade.

Por isso, o recrutamento inteligente é um modelo que vem sendo cada vez mais adotado nos negócios, justamente por oferecer diversos benefícios tanto para o contratante quanto para o colaborador. Quando o processo é feito de maneira correta, há mais chances de o recrutador encontrar pessoas com o perfil adequado para as vagas disponíveis.

Veja, a seguir, quais são os principais diferenciais de adotar o recrutamento inteligente na companhia!

Otimização de recursos

Os softwares de recrutamento permitem que a gestão otimize os recursos, tendo em vista que a seleção dos currículos é feita de forma digital. O longo processo de abertura, leitura e impressão dos recrutamentos tradicionais toma um tempo precioso da equipe de RH.

Com a adoção do recrutamento inteligente, muitas atividades são automatizadas, permitindo que os recrutadores se dediquem apenas às etapas de avaliação técnica e comportamental. Tudo isso facilita a tarefa e oferece mais tempo para analisar de maneira mais criteriosa os currículos realmente atraentes que combinam com as demandas da vaga.

Retenção de talentos

Como o recrutamento inteligente escolhe os candidatos mais adequados aos cargos, há maior retenção de talentos nos empreendimentos. Com isso, a triagem também se torna mais equilibrada e condizente com os objetivos e metas da empresa.

O modelo de recrutamento inteligente ainda possibilita que a gestão mapeie o perfil comportamental para avaliar diversas habilidades nos profissionais, como qualidades emocionais, potencial de liderança, capacidade de negociação, entre outras.

Aprimoramento da gestão das vagas

Da mesma forma, o recrutamento inteligente auxilia a equipe de RH a organizar e aprimorar a gestão de vagas. Como a seleção é feita em um ambiente virtual, com apenas um clique os colaboradores podem alterar, excluir ou renovar todo o banco de dados de currículos.

Portanto, a tecnologia permite que as vagas sejam melhor administradas, tornando a divulgação mais completa e chamativa para os candidatos. O empreendimento ainda pode terceirizar o recrutamento e encaminhar para o RH apenas os currículos que atendem aos requisitos das vagas em aberto.

Aumento da produtividade

Sem dúvidas, o recrutamento inteligente também contribui para o aumento da produtividade, tanto da equipe de RH quanto dos novos funcionários. Até porque o processo de seleção acaba sendo mais alinhado com o perfil da empresa, atraindo pessoas mais engajadas para a realização das tarefas.

Com isso, o clima organizacional melhora e os talentos se sentem mais satisfeitos e motivados, o que favorece como um todo a qualidade das atividades e dos resultados. A gestão tem grandes chances de ver o negócio obter um rápido crescimento diante desse cenário favorável.

Confira dicas de como colocar o recrutamento inteligente em prática

Para elaborar processos mais inteligentes de recrutamento, é fundamental que a liderança invista em softwares e em metodologias de desenvolvimento para a capacitação de seus colaboradores. Uma boa maneira de iniciar é promovendo treinamentos para a equipe de RH e divulgando as vagas em redes sociais e sites especializados.

Outra medida interessante é participar de seminários e congressos para se aperfeiçoar e conhecer novas maneiras de encontrar candidatos qualificados. Nesses ambientes, gestores e funcionários podem adquirir conhecimento e fazer networking com diversos profissionais experientes. Muitos eventos são organizados para apresentar novos recursos e metodologias de recrutamento inovadores. 

O site e as redes sociais da empresa também devem servir para o recrutamento, já que é nesse espaço virtual que consta a visão, a missão e os valores do negócio. Ao ter acesso antecipado às referências, os candidatos podem se sentir atraídos e enviar prontamente o seu currículo para a análise da equipe de RH.

Grande parte dos softwares de gestão voltados para o recrutamento inteligente permitem gerenciar diversas etapas dos processos seletivos, como divulgação, atração, triagem de currículos, gerenciamento de feedbacks e análise de perfis comportamentais. As ferramentas também conseguem administrar o banco de talentos e ter um melhor tratamento de informações.

O recrutamento inteligente, de fato, é uma ferramenta que auxilia diretamente a gestão de tempo e de recursos em uma empresa. Todos os empreendimentos que desejam contratar colaboradores mais alinhados às suas necessidades e objetivos devem adotar o recrutamento inteligente como modelo para a aquisição de talentos.

Aproveite a visita e confira também o que é, quais são as vantagens e como implementar o RH ágil na empresa!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *