Recursos humanos e mobilidade urbana por que o setor deve acompanhar

Recursos Humanos e mobilidade urbana: por que o setor deve acompanhar?

Posted by

A princípio, a mobilidade urbana pode não parecer um assunto para empresas. Afinal, cabe ao governo implementar melhorias para que a população consiga se locomover com mais facilidade, não é mesmo? Porém, a verdade é que, com o avanço da tecnologia nos últimos anos, as grandes iniciativas que revolucionaram o trânsito foram todas criadas por empresas. Não é difícil entender então por que Recursos Humanos e mobilidade urbana é o assunto que decidimos abordar neste texto.

Quando falamos em mobilidade urbana, também estamos nos referindo à capacidade do departamento de RH de lidar com os desafios que ela apresenta para os colaboradores no dia a dia. E ainda da busca constante por oportunidades de cortar custos sem perder eficiência.

Nos tópicos a seguir, vamos explicar direitinho para você a relação entre Recursos Humanos e mobilidade urbana. Fique atento: você vai se surpreender com o tanto que soluções de mobilidade têm a ver com o sucesso dos negócios. Confira!

Qual a relação entre Recursos Humanos e mobilidade urbana?

De todos os departamentos de uma empresa, são Logística e Recursos Humanos aqueles mais facilmente associáveis à mobilidade urbana. Isso porque o primeiro depende de uma boa malha rodoviária e aeroviária para garantir as entregas de produtos para clientes. Já o outro precisa trazer, todos os dias, centenas de colaboradores para a empresa, com o menor custo possível e o máximo de eficiência. Hoje, vamos nos concentrar no segundo.

Anualmente, seu funcionário perde bastante tempo para chegar até o trabalho. Poucas linhas de ônibus e metrô e indisponibilidade de modais alternativos de transporte e o custo deles são os principais fatores que contribuem para que isso aconteça. O impacto do trânsito vai bem além de chegar no horário, podendo ser motivo suficiente para frustração, estresse e baixa qualidade de vida.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos entender como o trânsito pesa na rotina dos seus colaboradores e inovar para que eles consigam mais qualidade de vida. Mesmo quem trabalha em uma empresa que não tem nada a ver com mobilidade urbana deve assumir o desafio de implementar soluções de deslocamento mais eficientes para seus colaboradores. Por isso, é preciso ficar atento para as tendências no setor.

Como melhorar a mobilidade urbana?

Há algumas estratégias e recursos que sua empresa pode implementar agora mesmo para cumprir seu papel e transformar a mobilidade urbana. Confira os principais!

Aposte em modais alternativos

Quantos dos seus funcionários utilizam veículos motorizados para ir até o trabalho? Quantos deles poderiam se locomover eficientemente utilizando outros modais de transporte?

Hoje em dia, bicicletas e patinetes motorizados podem ser alugados com facilidade na maioria das cidades. Experimente adotá-los como meio de transporte para reuniões próximas ao escritório e outros compromissos. Isso incentivará os funcionários a fazerem o mesmo.

Tente também oferecer armários e lugares para que eles possam se trocar se decidirem trocar o carro pela bike definitivamente. Eles estarão muito mais propensos a fazer isso se encontrarem as condições adequadas no trabalho.

Implemente uma política de caronas

As caronas solidárias são uma ótima maneira de criar networking entre os seus profissionais e otimizar o uso de recursos como o vale-transporte e o vale-combustível. Fale com seus funcionários sobre essa novidade e os ajude a criar rotas de carona funcionais. Alguns softwares podem ajudá-lo a criar grupos de carona entre os colaboradores. No tópico a seguir, você conhecerá um deles.

Utilize o ABSMob

ABSMob é o nome do software desenvolvido pela Audaz para ajudar sua empresa a lidar de maneira mais inteligente com os deslocamentos de funcionários. Ele implementa uma estratégia de gamification para tornar a distribuição de benefícios, como vale-transporte e vale-combustível, automatizada na sua empresa e garantir benefícios para os usuários, como o cashback. 

O sistema ainda auxilia você a criar grupos de carona para implementar políticas de carona solidária na sua organização.

Por que se preocupar com mobilidade?

Empresas que se preocupam com mobilidade urbana e fazem o possível para facilitar os deslocamentos de funcionários são muito mais bem-sucedidas do que suas concorrentes. Na sequência, veja alguns dos benefícios diretos de se investir em mobilidade.

Produtividade

Quando falamos que mobilidade urbana tem tudo a ver com o sucesso das empresas, estamos nos referindo a quanto que funcionários que não enfrentam problemas de mobilidade trazem em benefício para o negócio. Aumentos nos índices de produtividade, por exemplo, são bastante comuns quando os colaboradores não chegam ao trabalho todos os dias já cansados.

Sustentabilidade

Modais de transporte podem ser mais ou menos verdes. Em geral, quanto melhor utilizados, mais baixas são as emissões. Pense, por exemplo, em como um ônibus cheio emite, proporcionalmente, menos poluentes do que um carro de passeio com apenas um passageiro.

Muitas empresas enfrentam dificuldades de implementar políticas melhores para o meio ambiente, e um RH antenado para mobilidade urbana pode ajudá-las a contornar isso. Incentivando e adotando políticas como a carona solidária e o uso de modais de transporte alternativos (como as bikes), sua empresa pode ser mais sustentável.

Qualidade de vida

Funcionários que não enfrentam dificuldades em seus deslocamentos e têm alto poder de escolha sobre as rotas que fazem até o trabalho são mais felizes. Eles podem, por exemplo, optar por trabalhar uma ou duas horas mais tarde a fim de evitar a hora do rush ou trocar o ônibus pelo patinete em um deslocamento curto. Com isso, obtêm mais praticidade e menos estresse. Os resultados são ótimos para o departamento de Recursos Humanos, o qual pode perceber mais eficiência nos colaboradores.

Recursos Humanos e mobilidade urbana têm tudo a ver porque ambos lidam com pessoas. Quanto mais eficiente for a malha urbana da sua cidade, mais satisfeitas serão as pessoas que moram ali. Lembre-se disso ao entrar em contato com seus representantes eleitos, mas também ao adotar novas políticas de mobilidade na empresa. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito muito mais eficiente.

E aí, será que o seu departamento de Recursos Humanos está pronto para lidar com os desafios da mobilidade urbana? Esperamos que, com as dicas que você aprendeu aqui, ele consiga repensar a maneira como funcionários e parceiros se locomovem pela cidade. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros profissionais de Recursos Humanos a aprenderem mais sobre mobilidade humana!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *