redução de custos nas empresas

Redução de custos nas empresas: 7 ações fundamentais

Posted by

Redução de custos nas empresas é uma pauta que nunca deixa de ser tendência. Afinal, que empreendedor não quer fazer mais com menores custos, levando produtos de alto valor agregado para o mercado sem que isso pese no orçamento da organização. Poupar e buscar o melhor retorno sobre cada investimento feito no negócio é fundamental para que ele consiga estar em constante evolução.

Hoje, muitas estratégias para redução de custos nas empresas giram em torno da implementação de novas tecnologias, como automação de processos. Mas uma boa análise dos seus custos, combinada com ações pontuais, já pode ter um grande impacto na hora de economizar.

Neste post, confira que ações podem ajudá-lo com a redução de custos nas empresas e veja como implementá-las no seu negócio!

1. Analise os custos atuais

Para conseguir identificar as áreas do negócio em que há mais oportunidades de poupar, o primeiro passo é analisar os custos atuais. Como o seu departamento gasta dinheiro? Quanto ele consegue de ROI sobre esses gastos? De que maneira ele reinveste lucros para cultivar a inovação?

Compare os resultados de todas as áreas do negócio e identifique aquela em que há o menor retorno sobre investimento. Avalie como são feitos os processos e fluxos de trabalho dessa área do negócio até o momento e procure soluções para fazê-los com menos desperdício.

É com os dados dessa etapa que você trabalhará para implementar as principais ideias de redução de custo que apresentamos neste artigo.

2. Pense em iniciativas sustentáveis

Parte das iniciativas sustentáveis que podem ser implementadas nas empresas são, ao mesmo tempo, boas para o planeta e têm um ótimo ROI. Esse é o caso da instalação de sensores para detectar coisas como o desperdício de água e de energia nas organizações.

O uso desses dispositivos é uma ótima maneira de cortar custos operacionais sem impactar no orçamento dos departamentos menores nas organizações. Se o edifício em que sua empresa está instalado não é inteligente, faça implementações para que seu escritório seja.

Procure inserir outras iniciativas como a digitalização de documentos e a gestão digital deles, a fim de tornar a empresa mais inteligente. Cortando custos com impressões e digitalizando a comunicação interna, você simultaneamente adota uma forma mais eficiente de trocar informações entre departamentos, poupa o planeta e elimina o desperdício de materiais de escritório.

3. Converse com fornecedores

Com quantos fornecedores sua empresa lida todos os dias? Organizar a compra de estoque e de insumos nos escritórios é uma forma muito eficiente de poupar. Procure entender a demanda por esses materiais com mais clareza para adquiri-los em períodos estratégicos e economizar com isso.

Gerir insumos com mais eficiência permitirá que sua organização tenha mais orçamento livre para investir em inovação e diferenciais que farão com que ela efetue mais vendas e feche mais contratos.

4. Aposte em automação de processos

Automação de processos é o uso de ferramentas digitais para realizar processos fundamentais para o negócio que, por serem rotineiros demais, acabam tomando mais tempo da sua equipe do que trazendo benefícios. Com algoritmos, ferramentas de gestão e chatbots, sua empresa consegue cortar custos em áreas como logística, vendas e atendimento ao cliente sem perder nenhum negócio no processo.

Trata-se de uma excelente oportunidade de aumentar a presença da transformação digital na sua empresa e fazer com que vários setores passem a funcionar com mais eficiência. Um software pode trabalhar mesmo enquanto seus funcionários dormem, fazendo com que eles entreguem um ROI excelente para a organização.

A modernização do escritório e a implementação, por exemplo, de ferramentas de gestão de pessoas também liberarão tempo para que o departamento de Recursos Humanos cumpra seu papel estratégico.

5. Migre para a nuvem

Várias plataformas e serviços que tornam o fluxo de trabalho da sua empresa mais organizado e econômico funcionam na nuvem. Isso significa que elas oferecem suporte a partir de múltiplos dispositivos e podem ser utilizadas por diversos departamentos da organização com um menor custo. 

Plataformas SaaS, por exemplo, cobram apenas pelo número de usuários que utilizam suas soluções e, por isso, representam um corte de custos na contratação de licenças ou mesmo na compra de equipamento.

6. Crie metas para poupar

Outra estratégia para garantir que a empresa conseguirá uma boa redução de custos é a criação de metas para cada departamento. Se todos eles tiverem que fazer melhorias para poupar, haverá uma mudança cultural na organização com reflexos bastante positivos.

Incluir todos no processo de redução de desperdício e de melhora do uso de recursos é crucial para que as ações tomadas pela sua empresa para cortar custos tenham resultados de longo prazo.

Coordene atividades, envolva todos os líderes do negócio e defina os valores que cada departamento deve poupar a partir de agora. Faça disso um processo de melhoria contínua, em que as metas são revisadas e adaptadas para as constantes mudanças típicas de um negócio dinâmico.

7. Aprimore a gestão de benefícios

Nos últimos anos, novos modais de transporte passaram a fazer parte da nossa rotina. Patinetes elétricos e bicicletas são os primeiros que vêm à mente quando falamos sobre o assunto. Mas você já parou para pensar como o uso desses modais impacta a gestão de benefícios na sua empresa?

Aprimorar a gestão de benefícios como o vale-transporte é uma maneira de incentivar a equipe a poupar esse recurso. Com ferramentas como o ABSMob, você consegue mudar a maneira como os colaboradores utilizam o benefício, aumentando a satisfação dos usuários e tornando o trabalho de administrá-lo mais simples.

Como mencionamos, o processo de redução de custos nas empresas se caracteriza por ser de melhoria contínua, ou seja, ele deve ser sempre adaptado, melhorado e monitorado para que consiga trazer resultados favoráveis para o negócio.

Por isso, ao longo da implementação dessas dicas de redução de custos, não se esqueça de monitorar o impacto de cada iniciativa. Utilize KPIs para compreender o desempenho das tentativas da empresa de economizar.

Pronto para começar o processo de redução de custos na sua empresa? Então, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração do ABSMob!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *