afinal, como reduzir custos operacionais na sua empresa

Afinal, como os reduzir custos operacionais da sua empresa? Entenda!

Posted by

As dificuldades orçamentárias pelas quais o País está passando acabam se refletindo em todos os ramos da vida dos brasileiros — e com as empresas não é diferente.

Por isso, reduzir custos na empresa pode trazer resultados positivos para as finanças da organização. É possível melhorar o processo de contratação, monitorar as horas extras dos funcionários, fazer campanhas internas para estimular a economia dentro da empresa e revisar os benefícios oferecidos.

Com a diminuição de custos em vários setores da sua instituição, você gera economias que, futuramente, poderão ser investidas em projetos inovadores para agregar valores ao seu grupo de colaboradores e à produtividade do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a reduzir custos na sua organização e poupar valores para novos investimentos. Continue a leitura!

Melhorar o processo de contratação

A incumbência do setor de Recursos Humanos não é unicamente realizar admissões de novos talentos. As atuações desse setor têm uma abrangência em quase toda a organização. Por isso, as decisões dos gestores devem ser realizadas de forma estratégica para reduzir custos na empresa.

O turnover é um fator negativo dentro da organização, e vários são os fatores que levam a esse acontecimento: por exemplo, problemas de gestão, incapacidade profissional, recrutamento ineficiente e outros.

E, ainda, no período em que há vacância de determinado cargo, a empresa tem algumas perdas no que se refere à produção e aos lucros, por falta de funcionário.

O processo de entrada e saída de colaboradores requer um determinado custo para a organização e influencia suas finanças. Portanto, evitar turnover na empresa é o essencial para reduzir custos.

Monitorar as horas extras dos funcionários

O pagamento de hora extra leva muitas empresas a perdas significativas, pois, geralmente, o valor de cada hora a mais que um funcionário permanece na empresa é maior que o valor dos horários normais. Para reduzir custos na organização, é necessário evitar hora extra. Veja algumas sugestões:

  • insira sistema de banco de horas;
  • diminua tarefas burocráticas;
  • redistribua trabalhos;
  • treine os colaboradores;
  • implante novas tecnologias.

Outra forma de não permitir que as horas extras aconteçam é cada colaborador trabalhar com tarefas específicas, pois as multitaskers (multitarefas) tornam o trabalho mais complexo e consomem mais tempo para serem concluídas, tendo a necessidade, algumas vezes, de o funcionário permanecer na organização por mais tempo.

Fazer campanhas para estimular a economia dentro da empresa

Os gastos que uma organização tem diariamente chegam a ser dispendiosos. A intenção de um trabalho perfeito e o oferecimento de conforto aos seus colaboradores requerem da organização valores onerosos. Com economia, você tem a oportunidade de investir em projetos grandiosos — que possam dar mais qualidade de vida aos funcionários — e no desenvolvimento da empresa.

Implementar a redução de custos no empreendimento para alcançar novos objetivos é uma prática que requer atenção e colaboração de cada membro do grupo. Mas, para que essa ação ocorra de forma eficaz, é indispensável criar campanhas de conscientização na empresa para que realmente tenha resultados.

Inicie reduzindo o uso de energia com estas ações:

  • desligar os computadores da tomada no fim do dia, o que evita que eles fiquem em stand-by;
  • aproveitar a ventilação natural abrindo janelas e portas;
  • investir no uso de ventiladores em tempos possíveis;
  • usar lâmpadas econômicas;
  • economizar água instalando torneiras com sensor;
  • coletar água da chuva para regar os jardins, lavar calçadas e jogar no banheiro.

Invista na política da “louça permanente” como regra da empresa, conscientize no momento da admissão. O funcionário deve deixar no seu armário: prato, colher, garfo, faca, caneca, garrafinha e copo e, assim, elimine o uso de descartáveis. É interessante presentear seus colaboradores com copos personalizados para motivá-los.

Os materiais de limpeza também costumam causar um elevado valor mensal para manter o ambiente aconchegante aos funcionários, mas convenhamos que alguns gastos são desnecessários e podem ser reduzidos com a compra de produtos de marcas de valor inferior.

Quanto à utilização de materiais operacionais, mobilize seu grupo a economizar papel: utilizar a impressora somente em casos essenciais, desfrutar da tecnologia para digitalizar e enviar documentos etc.

Revisar os benefícios oferecidos

Uma forma de atrair os melhores talentos e motivar o grupo de colaboradores é oferecendo diversos benefícios, Porém, alguns deles tomam uma parte elevada das finanças da empresa.

Para reduzir custos nas políticas dos benefícios que a empresa já oferece aos colaboradores, existe a possibilidade de ajustá-los para diminuir certa quantidade de gastos. É possível diminuir custos no plano de saúde dos funcionários, transformando-o em sistema de coparticipação — situação em que o funcionário é responsável por determinada porcentagem do pagamento. 

Quanto à utilização de vale-transporte, por ser oferecido conforme normas legais, é um direito obrigatório dos funcionários. Porém, implantar uma gestão com gerenciamento eficiente pode oferecer uma redução de custos significativa quanto à utilização do benefício.

Existem no mercado softwares específicos para vale-transporte que têm uma diversidade de benefícios que podem transformar a vida dos seus colaboradores. São ferramentas que proporcionam a inter-relação, incentivo a se movimentar de forma sustentável, otimização de tempo etc. Adotar esse tipo de sistema pode fazer um diferencial na sua empresa e oferecer melhor qualidade de vida aos colaboradores.

Escolher um sistema de vale-transporte renomado nessas diversas atividades é uma decisão que pode elevar ainda mais a redução de custos para beneficiar os colaboradores e a empresa. A Audaz Tecnologia tem impactado a gestão de vale-transporte de muitas organizações com uma redução de custos de mais de R$ 200 milhões para os seus clientes.

Como percebemos, o setor de Recursos Humanos é responsável por inúmeras operações que a empresa realiza, portanto, é uma área que necessita de recursos financeiros para que suas atividades aconteçam. Para isso, é conveniente reduzir custos desnecessários, como de desperdício de água e luz, turnover, hora extra, alguns benefícios e outros. Minimizando esses gastos, a organização tem a oportunidade de investir em novos projetos para expandir sua produtividade.

Compreendeu como é significativo reduzir custos em diversas práticas do dia a dia? Quer resolver esse problema na sua organização? Então, faça contato conosco! Temos a melhor solução para sua empresa. 

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *