RH ágil: o que é, quais suas vantagens e como implementá-lo na empresa?

RH ágil: o que é, quais suas vantagens e como implementá-lo na empresa?

Posted by

RH ágil: o que é isso? De todos os departamentos da empresa que podem adotar metodologias ágeis para se destacar, o de Recursos Humanos é um dos candidatos mais inusitados. Afinal, essa área é conhecida pelos seus procedimentos rigorosos e controle estrito.

Todavia, uma empresa pode ver muitos benefícios ao adotar essa estratégia. Neste artigo, você vai entender exatamente o que isso significa, quais as vantagens para o seu negócio e como implementar. Pronto para aprender? Continue a leitura e descubra tudo sobre o RH ágil!

O que é RH ágil?

O RH ágil se baseia na metodologia Agile, que começou como uma abordagem para desenvolvimento de software e gerenciamento de projetos. A ideia é que o departamento de Recursos Humanos possa se concentrar em práticas iterativas e colaborativas, que entreguem soluções mais rapidamente, por meio de mudanças incrementais.

Essa abordagem é ideal porque permite que equipes testem ideias e conceitos à medida que eles avançam e, consequentemente, respondam melhor a mudanças, e com mais agilidade. Aplicado de maneira eficaz, um RH com gerenciamento ágil resulta em mais inovação para as empresas, com implementação mais rápida de soluções e metodologias e maior eficiência.

A ideia é que esse departamento, além de cumprir com as regras que o tornam eficaz, possa também facilitar processos dentro da organização. Um RH ágil é parceiro do sucesso do negócio.

Qual a diferença entre um RH ágil e um tradicional?

Em geral, as práticas tradicionais dos departamentos de Recursos Humanos não são ágeis, pois se concentram em regras e padrões que seguem uma estrutura hierárquica rígida. Elas estão tão presas em suas próprias estruturas, seguindo normas e garantindo a compliance, que não conseguem ver o todo do departamento. Muito menos, pensar em possibilidades de melhorá-lo. 

A adoção de metodologias ágeis, ou o RH ágil, muda o paradigma para uma abordagem mais simples, que prioriza feedbacks, colaborações e inovações no departamento. Ela incentiva que os profissionais de Recursos Humanos tragam inovação para os processos do setor e, graças a isso, consigam melhores resultados.

Por esse e outros motivos, a metodologia ágil permite que empresa e líderes empresariais desenvolvam programas e iniciativas que capacitem os seus empregados em tempo recorde e tornem a seleção de novos candidatos mais efetiva.

Quais os benefícios do RH ágil?

O RH ágil traz uma série de vantagens para as organizações, como:

  • capacidade de desenvolver líderes em múltiplos níveis organizacionais;
  • facilidade para fazer a gestão de pessoas que ingressaram mais recentemente na força de trabalho e que têm expectativas e demandas diferentes das gerações anteriores a respeito do mercado;
  • aumento do engajamento de colaboradores;
  • integração da tecnologia nas rotinas do RH.

Quer ver esses benefícios funcionando a favor da sua empresa? Então, continue lendo para entender como implementar o RH ágil no seu negócio e ver essas vantagens surgirem a partir do trabalho do departamento.

Como implementar o RH ágil?

Agora que você já sabe o que significa esse termo, é hora de aprender como colocá-lo em prática. Confira, nos tópicos abaixo, o passo a passo de implementação!

Passo 1: encontre um modelo de RH ágil que funcione para a sua empresa

Assim como existem inúmeras maneiras de implementar as metodologias e boas práticas Agile no departamento de TI, há também estratégias distintas de RH ágil disponíveis para guiar o trabalho nesse departamento. O framework Scrum, por exemplo, está entre os mais conhecidos.

Investigar como o seu departamento funciona agora, que demandas ele tem em relação a melhorias e quais são suas prioridades vai ajudar você a escolher a melhor metodologia ou framework de trabalho.

Passo 2: elimine os silos de trabalho no RH

Segundo todas as metodologias Agile, silos são o grande problema quando se quer tornar um departamento ágil. Por isso, deve estar entre as suas prioridades eliminar esses sistemas de trabalho para criar times com múltiplos talentos e auto-organizáveis.

Essa mudança será o suficiente para fazer com que o departamento passe a tomar decisões mais rapidamente e suporte o framework de trabalho escolhido para transformar a sua organização em ágil.

Passo 3: crie maneiras de validar conhecimento

Um dos princípios do RH ágil é que ele deve conseguir validar o conhecimento que produz. Ou seja, assim como outros departamentos, ele precisa trabalhar com um mínimo produto viável, que será melhorado com o passar do tempo. Esse MVP pode ser um produto ou um programa de treinamento criado para ajudar os funcionários a desenvolver novas capacidades, por exemplo.

O departamento vai usar esse mínimo produto viável para coletar feedback e entender os problemas que a solução apresenta. Em seguida, fará iterações para tentar solucioná-lo. Isso é o Agile na prática.

Passo 4: construa colaboração

Para conseguir ter sucesso com a implementação do RH ágil na sua empresa, porém, o mais importante é conseguir mudar aspectos culturais dentro do departamento de Recursos Humanos.

Fazer com que os funcionários da área entendam o valor da colaboração não deve ser difícil, mas transformar a cultura do departamento para que tarefas sejam feitas com contribuição em mente pode ser, em si, um desafio. Somente essa mudança cultural, porém, poderá fazer do seu RH realmente ágil.

Por isso, dê aos seus colaboradores ferramentas de colaboração com que trabalhar. Itens simples, como uma licença do Office 365, por exemplo, podem fazer toda a diferença em como o seu departamento de RH se organiza, compartilha tarefas e colabora.

Outros recursos, como sistemas de gestão de RH colaborativos, também podem ajudar nesse processo. Pesquise o que está disponível para o setor e verifique se não vale a pena implementar um recurso para começar a organizar o departamento em torno de metodologias ágeis.

Implementar essa estratégia na sua empresa significa mudar práticas que já estão bastante enraizadas na maneira como este setor trabalha. Portanto, é uma tarefa que leva tempo e não poderá ser feita do dia para a noite.

Mas os benefícios de ter um RH ágil, mais colaborativo e integrado são enormes para a organização. Por isso, quanto antes for implementado, mais cedo começará a trazer resultados para a sua empresa.

Gostou de conhecer melhor essa metodologia, suas vantagens e como implementá-la na empresa? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *