Conheça 6 vantagens da roteirização de vale-transporte

Conheça 6 vantagens da roteirização de vale-transporte

Posted by

Ter um funcionário chegando atrasado e cansado não é nada bom, concorda? E quando esse trajeto entre a casa e o trabalho sai mais caro do que deveria? Bem, se está tentando resolver isso, precisa pensar na roteirização de vale-transporte.

Você já deve ter uma ideia se leu um de nossos posts sobre o assunto, mas como isso pode ser prático e benéfico na gestão de pessoas? Qual a importância dessa prática?

Neste artigo, separamos em detalhes pelo menos 6 vantagens de aplicar roteirização na concessão de vale-transporte para colaboradores. Vamos desde a economia até a otimização. Confira!

O que é roteirização de vale-transporte?

A roteirização é uma forma de garantir o melhor e mais barato trajeto, tanto de ida quanto de volta, entre a residência do colaborador e o local de trabalho. É uma prática essencial para preservar o orçamento e proporcionar mais tempo de descanso ao funcionário.

Ainda é comum oferecer um formulário no ato da contratação e permitir que o futuro funcionário preencha com o trajeto que ele ache mais adequado. Nem sempre o gestor confere se essa informação procede ou se é a mais benéfica para o transporte do colaborador.

Nesse caso, roteirizar significa assumir essa definição e propor o itinerário mais adequado ao profissional, considerando tempo de viagem, custos com passagens, baldeações e outras circunstâncias. Cabe ressaltar que não se trata de uma imposição, mas uma argumentação direta com o colaborador para a identificação do melhor caminho.

Quais as vantagens da roteirização?

Por si só, quando falamos em tempo e dinheiro, já consideramos duas das maiores vantagens que impactam diretamente o negócio. Porém, também entendemos como fundamentais outros benefícios indiretos dessa estratégia. A partir de agora, veremos como essas vantagens são aproveitadas!

1. Redução de custos

A função da roteirização de vale-transporte é buscar menos modais e opções mais baratas de viagem entre casa e trabalho. Essa ação é benéfica tanto para o colaborador quanto para a empresa. É possível trabalhar isso de forma constante ou pontual, para casos de colaboradores que atuam em diversos locais como promotores, por exemplo.

Vale ressaltar que essa economia reverte para que a empresa aplique a verba em questões mais importantes, como estratégia de negócios, novas aquisições ou implementação de inovação e tecnologia.

2. Diminuição de fraudes

É possível que alguns colaboradores assumam práticas inadequadas, como uso do vale-transporte em trajetos pessoais ou cessão do cartão para terceiros, incluindo-se a venda do benefício para conseguir o dinheiro em mãos.

Uma solução tecnológica na gestão da roteirização de vale-transporte ajuda não só a aprimorar esse controle, como combater essa prática. É importante que o gestor advirta o usuário que cometa esse erro e instrua que se trata de ação ilegal.

3. Padronização de fornecimento

Que tal um canal para padronizar todo esse fornecimento, obter informações totais, gerir dados e integrar com a gestão de benefícios? Com um sistema específico para a roteirização de vale-transporte, você consegue fazer isso.

É uma maneira excelente de garantir confiabilidade e integridade a esse controle. Para o gestor, essa prática se torna um trunfo para impedir erros e melhorar o fornecimento do benefício, fazendo com que o colaborador usufrua do melhor trajeto com rapidez e economia.

4. Aprimoramento de processos

Em um cenário competitivo, quanto mais demandas para controlar, mais complexo o trabalho do gestor. Nesse caso, ter um sistema que compute de forma automática os cálculos e faça a integração com os demais sistemas é fundamental para elevar a performance da gestão.

Sabemos que esse controle é parte importante dos processos internos do setor de recursos humanos e otimizar essa operacionalidade é essencial para que a gestão se torne cada vez mais eficaz, simplificada e com mais tempo para ações analíticas.

5. Gestão de dados

Em tempos de transformação digital, gerir dados com inteligência é um diferencial. Quanto maior o nível de digitalização, mais complexa a gestão por intuição. Nesse cenário, ter relatórios, gráficos, e informações-chaves é essencial para garantir uma melhor tomada de decisão.

Nesse ponto, um software apresenta uma série de benefícios ao gestor, oferecendo o panorama das transações realizadas, totais de gastos, controle de trajetos e outras funcionalidades especiais para aprimorar o controle.

6. Ganho de tempo

Em uma tacada só, podemos apontar mais qualidade de vida ao funcionário e redução de absenteísmo. Se abrimos as vantagens com a redução de custos, fechamos com a otimização de tempo. Dois dos maiores benefícios.

Mais qualidade de vida, porque o colaborador enfrenta menos tempo nos coletivos e pode acordar mais tarde ou, ainda, chegar mais cedo em casa e compartilhar mais momentos em família.

Isso também implica em assiduidade, no caso do absenteísmo. Quando o trajeto é roteirizado para o melhor itinerário, as chances de atraso são bastante reduzidas e isso reflete em mais produtividade para a empresa.

Por que é importante roteirizar?

Todas essas vantagens só reforçam a importância de roteirizar o transporte de colaboradores. Além disso, garante uma obrigatoriedade por lei, que é o benefício de vale-transporte de forma mais precisa e sem erros.

Intercorrências comuns, como a “pane seca”, que é a falta de recursos para oferecer transporte ao colaborador incorrendo em faltas, atrasos e outros problemas, são facilmente geridas nesse controle.

Vale lembrar que esse benefício é garantido por lei e precisa ser cumprido corretamente pelo empregador. Fazer isso é importante para evitar passivos trabalhistas e garantir segurança ao colaborador.

No caminho da excelência, estão as melhores práticas — e isso não é diferente em relação à gestão de benefícios, como a roteirização de vale-transporte. É por isso que você não deve apenas considerar, mas colocar os planos em prática e garantir esses benefícios para o seu negócio o mais rápido possível.

Neste post, você entendeu melhor o que é e como a roteirização de vale-transporte proporciona uma série de benefícios para a empresa e para os profissionais. Entre eles, os mais fundamentais, que são redução de custos e otimização de tempo.

Que tal ficar expert no assunto? Vá além da roteirização de vale-transporte e se aprofunde no tema de custos com mobilidade!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *