Roteirização de vale-transporte: tire suas dúvidas sobre o assunto!

Posted by

Quer saber por que fazer a roteirização de vale-transporte na sua organização? Essa prática é necessária para manter um controle eficiente na gestão desse benefício, pois oferece melhorias que refletem nos resultados financeiros e operacionais de toda a organização.

Vamos explicar por que conceder vale-transporte aos funcionários, o que é a roteirização de vale-transporte, quais vantagens essa prática proporciona tanto para a empresa quanto para os colaboradores e quais os benefícios para a vida pessoal e profissional.

Quer saber mais sobre a roteirização de vale-transporte? Leia este artigo!

Por que conceder vale-transporte aos funcionários?

O vale-transporte é um benefício que as empresas são obrigadas por lei a oferecer para seus funcionários. Ele deve ser concedido de forma antecipada e precisa garantir o valor suficiente para que a pessoa se desloque até o trabalho durante todo o mês.

Além de ser uma prática que assegura a conformidade legal, ela evita que os colaboradores faltem por não ter dinheiro suficiente para irem até a empresa.

O que é a roteirização de vale-transporte?

As empresas têm um formulário de solicitação de vale-transporte no qual o funcionário preenche seus dados de endereço e indica as linhas de ônibus, metrô ou trem que precisa pegar para percorrer o trajeto de sua residência até o local de trabalho. O problema é que muitas delas não conferem se essa é a melhor forma de a pessoa realizar esse deslocamento.

A roteirização de vale-transporte é uma prática que visa traçar a melhor rota para cada um dos colaboradores. Ela funciona por meio de um sistema automatizado que se baseia nos dados de endereço das pessoas e da empresa e faz o cruzamento com as informações das empresas de transporte público.

Assim, o software encontra o melhor caminho, que pode ser o mais curto, o mais rápido ou o que tem a menor quantidade de baldeações, por exemplo. Como resultado, ele gera os valores necessários de recarga dos cartões do benefício de forma automática e segura.

Quais são as vantagens dessa prática?

roteirização de vale-transporte é uma prática que traz diversas vantagens para a gestão do benefício, com consequências positivas que se espalham por todos os setores da organização. A seguir, veja algumas das mais relevantes.

Economia de gastos

O benefício mais impactante da roteirização é a redução dos custos com o vale-transporte. Com ajuda de um sistema desse tipo, o setor de RH consegue definir, de forma mais precisa, os valores necessários para a realização das recargas mensais. Com isso, elimina-se a acumulação indevida de saldos nos cartões.

Nos primeiros meses após a implantação do sistema, boa parte dos cartões sequer recebem novos valores, pois o acúmulo pode ser tão grande que o saldo é suficiente para garantir mais de um mês de passagens.

Redução de fraudes no uso do vale-transporte

A acumulação dos saldos nos cartões estimula uma prática fraudulenta por parte dos funcionários: a venda de créditos no mercado clandestino. Apesar de ser ilegal, muitas pessoas a praticam, pois não entendem os riscos que estão correndo e veem isso como uma forma de obter vantagem financeira.

A roteirização faz com que o RH tenha ciência dos valores reais a serem creditados e, quando é feita uma comparação com os valores utilizados pelos colaboradores, fica mais fácil identificar possíveis desvios. Assim, os profissionais do setor podem atuar de maneira pontual junto a essas pessoas, advertindo-as e orientando-as sobre o uso correto do vale-transporte.

Otimização dos processos produtivos

Do ponto de vista dos processos internos do setor de Recursos Humanos, o uso de um sistema de gestão de vale-transporte torna toda a parte operacional muito mais rápida, simples e eficaz. Os cálculos são realizados de forma automática, e as integrações com os demais sistemas de gestão da empresa fazem com que haja pouca necessidade de intervenções manuais.

Assim, os profissionais do Recursos Humanos podem dedicar a maior parte do seu tempo à execução de tarefas mais analíticas e estratégicas, como o desenvolvimento de programas de educação sobre o uso do benefício, criação de projetos para o incentivo a formas alternativas de transporte para o trabalho, entre outras.

Geração de dados sobre o uso do benefício

O software responsável por fazer a roteirização de vale-transporte também conta com diversos outros atributos. Um deles é a geração de dados a respeito das transações realizadas tanto pela empresa quanto pelos próprios funcionários no que se refere ao benefício.

Diante disso, é possível gerar diversos tipos de relatórios que servem como base para a tomada de decisões importantes para o negócio — por exemplo, se os gastos relativos a uma determinada região justificam a contratação de um serviço terceirizado de transporte de funcionários ou o incentivo à prática de carona compartilhada.

Melhoria na qualidade de vida dos colaboradores

A roteirização proporciona dois benefícios diretos que merecem destaque aos colaboradores. O primeiro deles é a redução de custos com o desconto realizado em seu pagamento. Afinal, ele é calculado em relação ao valor da recarga, logo, quanto menor ela for, menores serão os descontos.

O segundo é que as rotas encontradas pelo sistema podem ser desconhecidas por alguns. Imagine aquele funcionário que gastava mais de uma hora para chegar ao trabalho e descobre que há uma linha de ônibus mais rápida ou um percurso com menos baldeações que resultam na redução do tempo de viagem.

Isso interfere na qualidade de vida das pessoas, que desperdiçam menos tempo no trânsito, reduzem o estresse e ainda economizam seus salários. Tudo isso sem que a empresa precise aumentar gastos com os benefícios; pelo contrário, ela ainda gera economia.

Quais os benefícios para a vida pessoal e profissional?

A roteirização de vale-transporte é um benefício oferecido pela organização para favorecer os funcionários em diversos aspectos, tanto pessoais como profissionais, pois esses aspectos devem se complementar para que o funcionário seja produtivo e feliz. Observe os benefícios que a gestão de vale-transporte pode conceber aos colaboradores.

Obtém o valor real para o deslocamento

Receber o vale-transporte todos os meses é um motivador muito grande para o colaborador. A porcentagem que é descontada do salário é pequena, porque o restante do valor das passagens é de responsabilidade do empregador.

Imagine se você tivesse que pagar passagem integral tirando tudo do seu bolso? Se fosse assim, seu salário liquido ao fim do mês seria bem menor; sendo assim, essa é uma das vantagens de receber o vale-transporte mensalmente.

A roteirização de vale-transporte realiza uma missão extremamente importante na vida dos funcionários, que é o controle do uso desse benefício. Essa atitude de controlar é benéfica para quem o utiliza, pois todos os meses o colaborador recebe apenas o valor real que vai fazer uso até a próxima recarga.

O controle realizado segundo a roteirização do vale-transporte é uma ação que faz uma diferença muito grande no salário do funcionário, pois o desconto é feito por meio da folha de pagamento e é descontado do seu salário o valor proporcional ao seu uso.

Por isso, algumas vezes, você pode receber um dinheirinho a mais em alguns meses, principalmente se for ao trabalho a pé, ou, voltar a pé e praticar uma caminhada para relaxar e se movimentar.

Esse controle chega a ser um incentivo ao colaborador para não utilizar o vale-transporte em outros deslocamentos que não sejam para o local de trabalho, pois, caso isso viesse a acontecer, o funcionário ficaria desamparado de passagens para ir à empresa.

Como esse uso inadequado é uma desobediência à lei, o cooperador pode receber advertência ou punição. O mais recomendado é que os responsáveis do setor de Recursos Humanos deem ciência a todos os colaboradores que utilizam o benefício dos cuidados que devem ser tomados.

Garante mais praticidade e segurança

A gestão de roteirização do vale-transporte é uma facilidade que a instituição oferece ao colaborador para proporcionar praticidade no seu uso e deslocamento, para reprimir transtornos e desconfortos cotidianos no trajeto casa/empresa/casa.

Segurança é o que todo funcionário deseja receber como colaborador de uma organização. No que se refere à roteirização do vale-transporte, essa segurança está voltada à disponibilidade do benefício sem atraso e à quantidade correta durante o mês, para que o funcionário sinta-se seguro, tendo suporte de passagens todos os meses para se deslocar até a empresa diariamente.

Garante maior descanso

Um bom descanso proporciona bem-estar e qualidade de vida. Somos abastecidos de energias e sem elas é impossível nos movimentarmos e realizarmos todas as nossas atividades cotidianas. Essa reposição energética pode ser feita de duas formas naturais: por meio do sono ou do repouso.

A roteirização também ajuda no seu descanso, sabia? Você já pensou o tanto de vantagens que você tem podendo ficar mais tempo em casa? Então! Você pode dormir um pouco mais e dessa forma ganha energia extra, assim é possível sair mais tarde de casa e, quando embarcar no coletivo, você vai chegar ao trabalho em menos tempo, só porque a roteirização escolheu a melhor rota e a melhor linha de transporte para ajudar você.

Ou, pode acordar mais cedo e tomar café com a família, ver seus familiares, ter tempo para ler um livro, cuidar do seu animalzinho de estimação, assistir aos jornais televisivos para ficar bem informado etc.

E, depois de labutar o dia inteiro, você pode passar menos tempo no coletivo e chegar em casa mais cedo; essas facilidades também têm seu diferencial. Ao chegar mais cedo, você pode tomar um bom banho e descansar antes do jantar, e depois, dar um pouco de atenção à família ou fazer outras atividades e se preparar para ir dormir mais cedo.

Percebeu como a roteirização pode transformar sua rotina? O acréscimo de tempo pela manhã e à noite torna você menos cansado, mais produtivo e mais feliz.

Evita atrasos

Os colaboradores estão constantemente sendo avaliados pelos seus gestores, e a pontualidade é um dos pontos de avaliação no processo profissional. A característica de ser pontual é o resultado de diversos fatores, como sair de casa na hora certa, utilizar coletivo que faça rota mais rápida até o trabalho etc.

O funcionário que cumpre a pontualidade diariamente é visto como um cooperador responsável, dedicado e que tem respeito pela empresa, pois entende que sua contribuição nos serviços da organização é importante e que é “uma peça que completa o quebra-cabeça”, portanto, tem o seu valor. A roteirização colocada em prática ajuda os profissionais a serem bem vistos aos olhos dos gestores. Os funcionários mais comprometidos com a instituição são os mais cotados a conseguirem metas promissoras, são mais produtivos, trazem melhores resultados para a empresa e colaboram com seu crescimento.

Profissionais com essas características são os mais analisados para ascenderem na organização e preenchessem os cargos de gerenciamento, direção, coordenação e outras funções mais elevadas.

Evita estresse

Nos grandes centros urbanos, ocorrem os maiores fluxos de veículos particulares e públicos. E depender de transporte coletivo para ir e vir do trabalho passa a ser um grande desafio para os trabalhadores. Mas, quando a empresa faz uso da roteirização de vale-transporte, tudo fica mais fácil.

Longas horas esperando coletivo, longas horas circulando em transportes urbanos sucateados e lotados são fatores que fazem o colaborador chegar à empresa com uma perda muito grande de energia e com uma quantidade considerável de estresse. O estresse pode resultar em doenças perigosas, como insônia, depressão, problemas cardíacos, envelhecimento precoce, hipertensão, baixo sistema imunológico etc.

O estresse no trabalho é conhecido, hoje, como “Síndrome de Burnout”. Segundo pesquisa realizada pela ISMA (Associação Internacional de Manejo do Estresse), entre as pessoas brasileiras que estão inseridas em alguma atividade no mercado de trabalho, 72% demonstraram algum tipo de sequela como consequência do estresse.

O mundo contemporâneo em que vivemos é totalmente competitivo, os empreendimentos precisam estar informados e informatizados para buscar os melhores resultados aos colaboradores e à instituição, também. A roteirização é uma estratégia que otimiza a logística de locomoção do colaborador, evita danos para a saúde e melhora sua qualidade de vida.

Como vimos, a roteirização de vale-transporte é uma prática que garante vantagens para todos os envolvidos: empresa e colaboradores. Por meio dela, a organização ganha em redução de custos e otimização da mão de obra no setor de RH, e os funcionários ganham em qualidade de vida dentro e fora do local de trabalho. É a solução ideal para quem quer obter resultados assim na empresa.

Este post foi útil para você? Entender melhor sobre a utilização desse benefício pode transformar seu grupo de colaboradores e sua empresa. Quer saber como adquiri-lo? Entre em contato conosco.

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *