9 serviços contábeis para oferecer para os clientes do seu escritório

9 serviços contábeis para oferecer para os clientes do seu escritório

Posted by

Os serviços contábeis são fundamentais para o desenvolvimento das empresas. É por intermédio deles que o controle da vida da organização é realizado. O mercado contábil está cada dia mais atuante, pois os proprietários percebem a necessidade de administrar bem o seu negócio e ainda cumprir as exigências das leis que norteiam a área.

Para que os serviços de um escritório de contabilidade sejam eficientes, é essencial compreender quais tipos de serviços deve proporcionar aos seus clientes, para manter o seu negócio em alta e em dia com as suas responsabilidades. Acompanhe nossas 8 sugestões!

1. Abertura de empresa

A formalização da abertura de uma empresa é um trabalho muito sério, que requer conhecimentos específicos sobre diversos assuntos que envolvem a criação. Esse processo exige conhecimentos contábeis, jurídicos e outros. Por esse motivo, é importante solicitar o auxílio desses profissionais para que a documentação atenda a todas as formalidades necessárias.

O contador tem tarefas bem definidas ao formalizar a empresa, como determinar o tipo de empresa e o regime tributário que mais se adéqua à organização, decidir sobre os regimes tributários dos códigos de atividades, indicadores financeiros para que o negócio seja bem administrado e tantos outros.

2. Assessoria trabalhista

A assessoria trabalhista é um serviço que os profissionais dos escritórios de contabilidade podem oferecer aos empresários no que tange a se manter informado sobre as leis trabalhistas que precisam ser aplicadas na organização. Atender a toda a legislação evita que funcionários possam, futuramente, mover qualquer processo contra a instituição.

3. Entrega de obrigações acessórias

A entrega de obrigações acessórias é um dos tipos de serviço contábil mais utilizados pelos empreendedores. Além de necessária, é uma tarefa um tanto burocrática e que requer muita atenção ao ser executada. Essa forma de trabalho é totalmente legalista, ou seja, deve atender a inúmeras exigências legais para que esteja tudo em conformidade.

É imprescindível que essa atividade seja realizada por um profissional habilitado para que seja eficaz. Fazem parte desse tipo de atividade alguns serviços, como:

  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais): dados da folha de pagamento;
  • Declarações de Informações Fiscais e Socioeconômicas (Defis): exigida por quem optou pelo Simples Social;
  • Declaração de Imposto Retido na Fonte: dados de pagamentos e recebimentos com imposto de renda retido.

4. Escrituração contábil

A escrituração contábil é uma atividade que todas as empresas têm obrigação de realizar. Do contrário, é possível ter sérios problemas com o fisco. É um trabalho que requer muita atenção, para que todas as anotações sejam feitas corretamente. Por esse motivo, é papel do contador selecionar todos os documentos e informações adequados para serem inseridos na contabilidade.

É missão do contador, também, emitir livros, balancetes mensais para conferência, documentos de contabilidade, anotar as movimentações financeiras e provisões, conferir débitos e créditos, depois de os registros serem feitos, e realizar a conciliação bancária.

5. Assessoria para planejamento tributário

Normalmente, as taxas de tributos são exorbitantes para o negócio, segundo a opinião de muitos empresários. Ter o apoio de uma assessoria para planejamento tributário inteirada no assunto pode ajudar a decidir qual o melhor regime para a empresa.

Por meio de uma assessoria eficiente, o contador tem a oportunidade de decidir legalmente sobre a redução de valores pagos a título de tributos, e com isso, fazer com que o empresário tenha menos obrigações a pagar.

A assessoria para planejamento tributário é um tipo de serviço essencial para as organizações que precisam do apoio de um escritório de contabilidade para gerir bem o seu negócio. O serviço atua diretamente sobre a gestão orçamentária da empresa. Reduzir os custos tributários dá a oportunidade de a empresa poder investir em benefícios diferenciados que motivem e engajem seus profissionais e elevem seu employer branding.

6. Processamento da folha de pagamento

Outro trabalho fundamental do contador, no que se refere às atividades das organizações, é sobre o processamento da folha de pagamento. Essa atividade tem a função de avaliar e emitir os contracheques dos colaboradores, pró-labores de sócios ou o recibo de pró-labore do dono do negócio, relatório das informações da folha, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), guias de INSS e FGTS e imposto de renda retido na fonte.

A confecção e todos os cálculos que fazem parte da folha de pagamento são considerados os serviços contábeis mais importantes para que a organização atenda às exigências de conformidade. Dentro desse contexto, podem ser inseridos, também, o 13º salário e as férias dos colaboradores.

7. Encerramento de empresa

Infelizmente, não são todas as empresas que conseguem se manter vivas em um mundo de negócios tão competitivo. Mas quando há essa necessidade, os contadores entram em ação. Assim como a abertura da empresa deve ser bem realizada para trabalhar em conformidade, com o fechamento dela, os procedimentos também devem ser bem executados. 

Por isso a importância de entregar o serviço nas mãos de um contador competente. Vale ressaltar que qualquer falha na legalização do encerramento do negócio pode se transformar em dívidas e procedimentos mais desconfortáveis e longos para o ex-proprietário.

8. Business valuation

O Business valuation proporciona aos proprietários de empresa o conhecimento do valor do seu negócio, de acordo com a realidade do mercado. É um suporte grandioso que os contadores podem dispor para alavancar a performance entre os seus clientes. 

Por isso, é um tipo de serviço muito procurado, pois o mercado está cada dia mais competitivo e exigente por uma administração que saiba definir o que é essencial para o negócio. Algumas competências analíticas podem ser efetuadas, como:

  • estimativa do fluxo de caixa;
  • definição de taxa de desconto;
  • risco no negócio.

9. Gestão de vale-transporte

O ABSpo contábil é uma ferramenta que ajuda a fidelizar os seus clientes e ainda gerar uma receita adicional para o seu negócio. Por meio de um gerenciamento assertivo de vale-transporte, você pode oferecer economia para os seus clientes. Com essa economia ele remunera você e fica com o que restar desse valor.

Como percebemos, são diversos os serviços contábeis que um escritório pode realizar para atender bem aos seus clientes. Para isso, é necessário que o local de trabalho seja preenchido com funcionários capacitados e com tecnologias que são tendência no mercado, como plataformas e softwares inovadores, inteligência artificial, uso de Big Data etc. Esses recursos favorecem a estratégia para tornar os processos do escritório ágeis, certeiros e seguros para os clientes e para o negócio.

Para complementar as suas informações sobre o assunto, veja quais são as 6 melhores ferramentas para contabilidade!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *