Quais são as 5 principais soluções para mobilidade urbana? Entenda aqui

Quais são as 5 principais soluções para mobilidade urbana? Entenda aqui

Posted by

O boom populacional puxou o aumento expressivo de veículos pelas ruas, e as soluções para mobilidade urbana são essenciais para promover mais agilidade, qualidade de vida e sustentabilidade nas grandes cidades.

De soluções simples às mais complexas, é possível reduzir esses transtornos e otimizar a rotina de cidadãos e de empresários. Dessa forma, é muito importante que os gestores compreendam as melhores formas de deslocamento para os seus colaboradores.

Neste artigo, você terá a oportunidade de entender a importância de promover a mobilidade urbana, quais são as principais soluções indicadas para melhorá-la e os fatores que contribuem para prejudicar o deslocamento das pessoas. Confira!

Por que é importante promover a mobilidade urbana?

Já é notório que o crescimento populacional traz uma série de dificuldades para o dia a dia das pessoas. Quando um colaborador precisa acordar mais cedo para trabalhar, por exemplo, diminui sua qualidade de sono e impacta diretamente na produção de serviço para a empresa.

Os trânsitos intensos contribuem para poluição sonora e ambiental, além de trazer estresse para condutores e passageiros. Esses problemas se acumulam ao longo dos anos e trazem reflexos negativos para a evolução da humanidade de forma geral.

A proposta da promoção da mobilidade urbana é gerar um dia a dia mais fluido e produtivo, proporcionar mais tempo de descanso às pessoas e diminuir os efeitos nocivos da poluição de combustíveis não sustentáveis.

Quais as principais soluções para mobilidade urbana?

As soluções práticas para resolver o caos dos deslocamentos em cidades está em medidas efetivas que visem otimizar o transporte. Agora, mostraremos as 5 principais soluções que, se bem implementadas, trarão benefícios a todos. Continue a leitura.

1. Metrôs

As grandes cidades que têm sistemas de malhas metroviárias bem-elaboradas conseguem escoar bastante o fluxo de movimentação. Nesse ponto, o uso de metrôs é fundamental para melhorar a mobilidade urbana e trazer mais agilidade aos passageiros.

É interessante que, nos sistemas de roteirização, os líderes e os colaboradores priorizem trajetos que contemplem os modais metroviários. Metrôs são muito mais rápidos e práticos. Por meio de viagens simples, é possível vencer grandes deslocamentos.

Outro ponto positivo dos metrôs é a sua infraestrutura. Apesar de complexa no início, por ser uma obra subterrânea, esse fator acaba sendo importantíssimo para não prejudicar ainda mais a mobilidade enquanto a construção está sendo feita. A malha metroviária nesse caso tem potencial de contemplar praticamente todos os pontos da cidade e interligá-los.

2. Bicicletas

Inicialmente, a ideia pode não encontrar muito valor na mente de funcionários e de gestores. Mas a verdade é que as bicicletas podem trazer benefícios excelentes para ambos os lados, e o principal é a economia. O transporte com bicicletas propõe uma viagem simples e barata.

Além disso, outro fator que impacta de forma direta os colaboradores e indiretamente os gestores é o ganho de saúde proporcionado por uma atividade física diária com custo baixíssimo para o funcionário. Isso porque, comprovadamente, a bicicleta é um exercício aeróbico fundamental para a saúde motora e cardiovascular da pessoa.

Barreiras que impedem essa implementação são a construção de ciclovias seguras e eficazes na conexão entre bairros e cidades. Algumas vias não são muito propícias para a prática do ciclismo, e isso acaba inviabilizando um pouco este modal.

Porém, não dá para descartá-lo totalmente. O ideal é que o gestor esteja sempre atento a oportunidades para propor esse tipo de modal e, com a concordância do colaborador, consiga reduzir os custos com transporte e trazer mais qualidade de vida ao funcionário.

3. Jornadas flexíveis

Nem sempre as soluções para mobilidade urbana precisam se concentrar em modais de transporte. O famoso horário comercial engessa bastante as idas e vindas e acaba superlotando as vias em momentos certos do dia. Ao propor horários flexíveis e diversificados, é possível solucionar esse problema.

As mudanças de horário de entrada e de saída do trabalho podem ser extremamente benéficas para a rotina de trabalho. O ideal é que a empresa avalie os horários de rush e busque aplicar jornadas que fujam desse período. Assim, o colaborador deverá chegar mais rápido e voltar mais rápido para casa.

4. Embarcações

As hidrovias também representam excelentes alternativas para escoar o trânsito. As embarcações comportam um número considerável de passageiros e conseguem também fazer o transporte em massa de forma eficaz.

Em cidades próximas a baías, é muito interessante considerar esse tipo de modal nos trajetos de ida e de vinda para o trabalho. Além disso, também são transportes econômicos e sustentáveisa, além de favorecerem a redução de custos tanto para colaboradores como para gestores.

5. Combustíveis sustentáveis

Um fator essencial nas conversas atuais entre as autoridades está no uso de combustíveis menos poluentes. A poluição ambiental vem prejudicando gradativamente a qualidade do clima, e já vemos com mais frequência pessoas com pequenos problemas respiratórios.

O ideal, nesse caso, é que o gestor já avalie as inovações que estão surgindo e repense seus sistemas de transporte para acrescentar modais mais econômicos e sustentáveis. Com isso ganha a empresa e ganha o colaborador, ao ter melhor qualidade de vida e melhores possibilidades de consumo de combustível.

Quais são as principais causas que prejudicam a mobilidade urbana?

A centralização das grandes empresas e aeroportos em pequenos espaços já foi uma medida interessante no passado. Porém, hoje vemos que a descentralização é a saída mais viável. Isso porque elimina a concentração de pessoas e de deslocamentos para o mesmo local.

Outro elemento que impacta negativamente na mobilidade urbana é a baixa qualidade do transporte público. Muitas vezes, isso faz com que os usuários que têm maior potencial financeiro busquem caminhos mais confortáveis, como a ida e a vinda em veículo particular.

Finalmente, a própria infraestrutura de vias urbanas encontra-se sufocada com o excesso de veículos de transporte, sobretudo nos horários de rush. Então, esses são alguns dos motivos que acabam impactando de forma negativa os trajetos e causam atrasos, prejuízos e até perda de negócios.

Percebeu como as soluções para mobilidade urbana são essenciais para uma vida melhor? Com as propostas apresentadas neste artigo, tanto gestores como colaboradores podem trabalhar em conjunto para encontrar deslocamentos mais simples, econômicos e muito menos estressantes.

Está disposto a reformular o transporte de seus funcionários e encontrar as melhores soluções para mobilidade urbana no seu negócio? Entre em contato agora mesmo com a Audaz e entenda como podemos ajudar!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *