prática sustentáveis

Sustentabilidade nas empresas: qual a importância e como promover?

Posted by

Muito se fala de sustentabilidade hoje em dia. Não é para menos: além das vantagens econômicas, pensar e agir de forma sustentável contribui para a preservação ambiental e para o cuidado com as futuras gerações do planeta. A sustentabilidade nas empresas é um dos vetores mais significativos dessa prática, considerando-se o grande número de estabelecimentos comerciais e industriais na maioria das cidades brasileiras.

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial engloba um conjunto de ações administrativas a favor da preservação do meio ambiente e de uma gestão mais funcional, impulsionando também seu próprio crescimento econômico e a qualidade de vida dos funcionários.

Pensando nisso, fizemos este post que explica a importância do pensamento ecológico na empresa e dá dicas de como implantar práticas sustentáveis no ambiente corporativo. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Por que é importante pensar de forma sustentável?

Investir em sustentabilidade nas empresas significa ter cuidado com os nossos ecossistemas e uma visão avançada de negócio. Afinal, uma empresa que adota práticas administrativas éticas e ecologicamente corretas sai na frente de seus concorrentes, pois passa a ser enxergada de forma muito mais positiva no mercado.

Quando uma gestão investe em ações sustentáveis, ela demonstra que está preocupada com as futuras gerações do planeta, expandindo a preocupação ambiental para fora dos limites administrativos. Isso contribui para a valorização da marca e estimula um pensamento mais otimista e solidário.

Sem falar que o público tem respondido muito bem a essas estratégias empresariais. Até porque, nos últimos anos, as pessoas estão ficando mais conscientes acerca de seus hábitos de consumo. Dessa forma, elas passaram a valorizar as empresas que trabalham de forma sustentável e investem em produtos ecologicamente corretos.

A seguir, listamos as principais vantagens dessas ações para a gestão do negócio:

  • melhora da imagem da marca perante os consumidores e a comunidade;
  • economia com os custos de produção por meio do reaproveitamento de recursos;
  • preservação das condições ambientais do planeta visando ao futuro das próximas gerações;
  • satisfação elevada de colaboradores, parceiros e fornecedores da empresa por estarem agindo de forma ecologicamente correta.

Como promover ações sustentáveis na empresa?

Reaproveitando a água da chuva

Os modernos sistemas de captação de água da chuva são opções viáveis tanto do ponto de vista econômico quanto funcional para as empresas e possibilitam o uso da água pluvial para fins não potáveis.

Assim sendo, ela pode ser usada na manutenção das instalações, como nas tarefas de limpeza, lavação de áreas externas e rega de plantas. Também dá para utilizá-la no sistema de descarga dos sanitários, que são amplamente usados em empresas com número elevado de funcionários.

Priorizando produtos biodegradáveis

Essa dica tem tudo a ver quando pensamos nos produtos de limpeza e higiene que são utilizados para a manutenção das instalações da empresa, como cozinhas e sanitários. Materiais de limpeza convencionais são grandes vilões dos nossos ecossistemas, pois a composição é tóxica e o descarte dos resíduos acaba contaminando os lençóis freáticos e os cursos d’água.

Utilizar versões biodegradáveis faz toda a diferença no cuidado ambiental. Esse tipo de produto se decompõe por completo e mais rapidamente na natureza, sem emissão de poluentes que desestabilizam os ecossistemas. Além disso, os produtos biodegradáveis também podem ser de composição natural, ou seja, fabricados com matéria-prima 100% vegetal, o que significa o menor impacto possível ao meio ambiente.

Descartando corretamente os resíduos

Se dentro da nossa própria casa, nos assustamos com a quantidade de lixo que produzimos, imagina dentro de uma grande empresa? Pois é. O descarte correto dos resíduos é uma das principais ações sustentáveis que se pode impulsionar no ambiente corporativo.

Não é algo difícil de fazer, e todos os setores podem colaborar — desde aqueles que geram mais resíduos até o simples lixinho da papelada do escritório. Os papéis, por exemplo, podem ir direto para a reciclagem. Resíduos orgânicos podem ser utilizados na compostagem, enquanto outros resíduos recicláveis podem ser encaminhados às cooperativas locais que realizam um trabalho minucioso de reaproveitamento.

Investindo em energia limpa

Qualquer que seja o porte da empresa, uma coisa é certa: os gastos com energia elétrica são bastante elevados. Uma das maneiras de conter os impactos com a geração de energia convencional é investir em fontes limpas como os painéis fotovoltaicos, que se utilizam da radiação solar como fonte de energia renovável para o negócio.

Especialistas indicam que o uso da energia solar fotovoltaica é capaz de reduzir de 50% a 95% a conta de energia das empresas, principalmente se a gente considerar o consumo elevado de aparelhos como ar-condicionado, que costumam ficar ligados o dia todo em escritórios e demais dependências corporativas. Quanto ao investimento no sistema de energia solar, ele será facilmente compensado em um período de curto a médio prazo devido à economia na conta a cada mês.

Utilizando a tecnologia a seu favor

Quando falamos em gestão e administração de empresas, não dá para abrir mão dos avanços tecnológicos. Eles contribuem para otimizar a rotina e a organização dos negócios, além de favorecem a sustentabilidade nas empresas. Vamos explicar: os aplicativos de mobilidade corporativa, por exemplo, são essenciais se pensarmos em como eles desafogam o trânsito nas grandes cidades.

Isso contribui para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera e ainda garante uma qualidade de vida muito melhor para os funcionários. Afinal, com soluções mais inteligentes de mobilidade, os colaboradores pouparão tempo no trânsito e chegarão muito mais dispostos ao serviço. Uma dessas soluções é o aplicativo ABSMob, o melhor recurso para administrar as opções de mobilidade da empresa.

Funciona assim: o app ABSMob permite que gestores e colaboradores identifiquem qual a melhor alternativa de transporte disponível para a locomoção naquele dia, como as caronas corporativas. Além disso, a tecnologia de ponta do aplicativo possibilita centralizar, em uma mesma plataforma, a gestão de vale-transporte, de vale-combustível e de rotas de carona, ajudando a reduzir custos administrativos.

Isso é muito interessante também do ponto de vista social, já que o hábito de compartilhar caronas contribui para a socialização dos funcionários e coopera para que eles cheguem mais bem-humorados no serviço. O resultado? Muito mais produtividade e eficiência nos processos. Com isso, não resta dúvida de que investir em sustentabilidade nas empresas é o melhor caminho de gestão!

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e conheça as melhores soluções tecnológicas para sua empresa!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *