Tecnologia no RH: conheça 8 vantagens estratégicas

Tecnologia no RH: conheça 8 vantagens estratégicas

Posted by

Nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas têm provado para as empresas que são indispensáveis para impulsionar os seus resultados. Se antes eram adotadas em alguns setores específicos, agora, elas estão em todos os departamentos, como é o caso da tecnologia no RH, que veio para simplificar os processos da área.

A gestão de Recursos Humanos lida com um grande volume de tarefas, que vão desde recrutar e reter talentos até gerenciar os benefícios concedidos. Por meio das ferramentas tecnológicas, tornou-se possível estruturar todos esses processos, permitindo uma execução mais dinâmica e eficiente.

Com o uso das ferramentas certas, a organização descomplica as suas atividades e ganha competitividade. Confira, neste post, quais são as vantagens estratégicas da tecnologia no RH!

1. Automatiza atividades repetitivas

Uma das principais características do departamento de Recursos Humanos é o volume de processos burocráticos com os quais os profissionais precisam lidar cotidianamente. Há alguns anos, a equipe da área era obrigada a cuidar de pilhas de formulários e planilhas — situação que demandava muito tempo por parte dos colaboradores.

Com a adoção das plataformas digitais, essa burocracia ficou para trás. Isso porque os softwares implementados centralizam os dados em um único lugar, garantindo acesso rápido aos documentos da área. Também é possível preencher e fazer cálculos automáticos.

Desse modo, o time ganha tempo, aumenta a sua produtividade e pode se dedicar mais às questões estratégias do setor, como a realização de pesquisas e treinamentos, e o desenvolvimento de táticas para retenção de talentos.

2. Permite a mensuração de resultados

Dar atenção aos resultados gerados para iniciativas despendidas pelo RH é fundamental para entender se foram bem-sucedidas ou não. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada, haja vista que facilita a mensuração do ROI (Retorno sobre Investimento) e agiliza a análise do custo-benefício. 

Outro aspecto relevante é a possibilidade de analisar os resultados das contratações, a fim de tornar os recrutamentos futuros mais eficientes. A partir de plataformas específicas para a seleção de pessoal, pode-se controlar desde a quantidade até a qualidade dos candidatos, armazenar informações dos profissionais que participaram do processo e monitorar o tempo que cada um levou para responder os testes.

3. Oferece dados precisos para a tomada de decisão

Da mesma forma que qualquer outro departamento, o RH necessita de dados para entender o cenário em que se encontra e, assim, conseguir tomar decisões mais bem embasadas. A tecnologia automatiza a coleta de dados, permitindo o armazenamento de um grande volume de informações sobre as operações realizadas pelo setor.

Diante disso, o gestor e a sua equipe podem se basear em dados seguros e fiéis à realidade do ambiente para tomar decisões, tendo plenas condições de identificar potenciais falhas e agir rapidamente para revertê-las, antes que causem problemas ainda maiores.

4. Facilita a gestão de benefícios

Qualquer descuido com a gestão dos benefícios concedidos aos colaboradores pode significar uma grande dor de cabeça e, dependendo do caso, até mesmo, gerar multas. Por isso, é imprescindível contar com recursos que ajudem a controlar a disponibilização dos benefícios, de modo que sejam entregues adequadamente.

Um exemplo de tecnologia específica para essa questão é o ABSCard, da Audaz, que ajuda a sua empresa a economizar até 40% dos custos relacionados ao vale-transporte. Além disso, simplifica a gestão do benefício por meio da implementação de processos ágeis, transparentes e com rastreabilidade de uso.

O recurso traz segurança jurídica e alta produtividade, já que é possível adquirir o vale-transporte de centenas ou milhares de colaboradores, em poucos segundos. A integração ao sistema de folha de pagamento também assegura a legalidade e a rastreabilidade dos descontos, eliminando possíveis riscos de passivos trabalhistas. 

5. Possibilita a integração de informações

A maioria das ferramentas de gestão de RH oferece agenda compartilhada, função que se caracteriza como uma linha do tempo que apresenta as tarefas que estão sendo executadas pelos profissionais. Com isso, a atuação conjunta é facilitada, independentemente do local em que eles estejam.

Na prática, é possível saber com exatidão o que cada colaborador está produzindo, o que reduz as chances de ocorrerem conflitos de dados ou retrabalhos, com conferências. Assim, pode-se economizar o tempo dos gestores e os recursos da organização.

6. Melhora a comunicação interna

Atualmente, as redes sociais corporativas são essenciais para o bom funcionamento do RH e das suas respectivas tarefas. Afinal, elas facilitam a comunicação do setor com as demais áreas, melhorando a circulação das informações de modo horizontal (entre colaboradores e equipes) e de modo vertical (dos gestores para os colaboradores).

Dessa forma, os funcionários podem entender melhor qual é a missão e os valores da empresa, bem como o seu papel no cenário em que estão inseridos. Sem falar que a abertura de canais de comunicação também permite que o RH receba feedbacks, identifique queixas e proponha melhorias, tanto para a estrutura quanto para o clima organizacional.

7. Desenvolve pessoas

Ao adotar ferramentas de people analytics, que coletam dados voltados para a gestão, o time de Recursos Humanos melhora o desenvolvimento de pessoas, tendo em vista que elas são capazes de mapear habilidades e competências, e indicar quais são os pontos fortes e de melhoria em cada profissional.

Com base nisso, é viável criar programas de treinamento e desenvolvimento personalizados, focados especificamente no atendimento às necessidades apresentadas pelos colaboradores. Portanto, a companhia tem a oportunidade de nivelar os conhecimentos dos funcionários e potencializar os seus resultados.

8. Engaja os colaboradores

Quando a empresa utiliza a tecnologia para contratar colaboradores alinhados com o seu fit cultural e para desenvolvê-los continuamente, a tendência é que isso aumente consideravelmente o engajamento do seu time. Assim, faz com que se sinta mais bem preparado e disposto e abraçar os objetivos propostos pelos gestores.

As contratações feitas com o auxílio de algoritmos reduzem a taxa de rotatividade, pois os colaboradores que chegam ao ambiente de trabalho estão afinados com as metas e expectativas da companhia — aspecto extremamente importante para que se integrem rapidamente ao time.

Para ter êxito em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, é primordial contar com uma gestão segura, integrada e econômica. É exatamente isso que a tecnologia no RH oferece, como o sistema ABSCard, que permite o controle total das tarefas relacionadas ao vale-transporte, incluindo desde a recuperação de saldo até o monitoramento do histórico de transações.

Em suma, o setor ganha consideravelmente em termos de praticidade, principalmente, no que se refere às tarefas repetitivas e burocráticas. Dessa forma, abre espaço para o aprimoramento da atuação estratégia, já que as decisões passam a ser orientadas por informações consistentes.

Está em busca de soluções tecnológicas para a sua empresa? Entre em contato com a Audaz e entenda como as nossas ferramentas impactam o seu negócio!

Fale com um especialista da Audaz

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *