Tudo o que você precisa saber sobre gestão de benefícios

Posted by

O mercado de trabalho está cheio de empresas que oferecem uma variedade de benefícios para atrair e reter talentos. Essa prática está se tornando comum porque, além do salário, os candidatos estão interessados nos incentivos, que são vistos como fator determinante na escolha da empresa ideal.

Ao atender as necessidades dos funcionários, os benefícios contribuem com a melhoria da produtividade no ambiente de trabalho. Pesquisas apontam, inclusive, a diminuição das faltas, já que um colaborador motivado estará mais disposto a cumprir bem o seu papel e vestir a camisa da empresa.

O sucesso de um negócio depende de profissionais qualificados. Para não ficar de fora da lista de empresas que são consideradas por esses talentos, o empreendedor precisa oferecer bons benefícios e, principalmente, fazer a gestão eficiente desses incentivos.

Vale lembrar que o valor gasto com benefícios corresponde a uma boa parte da folha de pagamentos da empresa. Portanto, o controle e otimização desses custos é fundamental para que seja possível proporcionar vantagens aos colaboradores e, ao mesmo tempo, manter a saúde financeira da empresa.

Abaixo listamos alguns tópicos importantes sobre a gestão de benefícios. Confira!

Procure alinhar a oferta de benefícios com o perfil dos colaboradores

Uma simples pesquisa interna ou a análise do perfil de seus funcionários pode indicar quais são mais vantajosos para eles. Afinal de contas, não vale oferecer incentivos que agradam os gestores da empresa, mas que estejam desalinhados com as necessidades reais dos colaboradores.

Para atender as demandas de um quadro de funcionários mais velhos, por exemplo, um simples convênio de descontos com uma farmácia local pode gerar valor. Já um público mais jovem e em fase de formação, provavelmente acharia interessante um incentivo para curso de inglês.

Faça escolhas conscientes e não se esqueça de verificar quais delas se ajustam no fluxo de caixa da sua empresa.

1-    Informe ao time quais são as regras para uso de cada benefício

É muito comum surgirem dúvidas sobre a utilização de benefícios como o plano de saúde ou vale-transporte. Colaboradores mal informados podem não só fazer o uso indevido de seus benefícios, como também deixar de aproveitar todas as vantagens que eles oferecem.

Uma sugestão para tentar cercar esse problema é a criação de uma cartilha com informações completas sobre tudo que é  ofertado pela empresa e as obrigações do funcionário no uso e manutenção de cada um deles. Dessa forma, você evita transtornos e otimiza o tempo da equipe de RH que, geralmente, precisa responder essas dúvidas.

2-    Pesquise sobre os principais fornecedores do mercado

A contratação de qualquer produto ou serviço exige uma análise aprofundada de orçamentos e propostas para encontrar a melhor opção. Só assim um gestor consegue decidir de forma adequada sobre o melhor plano de saúde ou vale-refeição para seus colaboradores.

Para ajudar na escolha, consulte colegas da área ou empresas parceiras que já utilizam benefícios e procure saber qual é o nível de satisfação tanto dos empreendedores em relação ao custo-benefício, quanto dos empregados que fazem o uso diário destes serviços.

3-    Automatize a gestão dos benefícios da sua empresa

Vale-transporte, vale-cultura, vale-refeição, vale-combustível, plano de saúde… São muitos benefícios para administrar e fazer isso manualmente pode ser um grande erro. Além do tempo gasto pela equipe de RH, existe sempre a possibilidade de um simples erro humano gerar prejuízos para a empresa ou transtorno para os funcionários.

Com o objetivo de evitar desperdício de dinheiro e até mesmo gerar economia nos gastos com benefícios, os gestores podem utilizar um sistema online de gestão. Automatizar rotinas traz assertividade, agilidade e, claro, economia à gestão de benefícios.

Conheça a Audaz Tecnologia

A oferta de benefícios se tornou uma vantagem competitiva para as empresas, já que, por meio deles, é possível atrair profissionais qualificados para suas operações. Porém, não adianta oferecer tais vantagens aos colaboradores e não saber administrá-las. Por isso, a gestão de benefícios por meio de um sistema online é essencial e torna os processos de gestão mais eficazes e econômicos para o seu negócio.

Quer mais economia? Conheça a Audaz Tecnologia. Somos especialistas em gestão de benefícios e temos soluções adequadas às suas necessidades. Afinal, quando sua empresa economiza, todo mundo sai ganhado.

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *