O que fazer com o vale transporte não utilizado

O que fazer com o vale transporte que não utilizado? Entenda aqui

Posted by

Vale transporte não utilizado: o que é possível fazer com ele? Às vezes o colaborador utiliza caronas — ou outras modalidades de transporte para se locomover até o trabalho — e o resultado disso é um acúmulo nos valores do vale transporte. Mas quem tem direito a ele, o funcionário ou a empresa? E o que diz a legislação sobre a utilização destes valores?

No artigo de hoje, tiramos todas as suas dúvidas sobre vale transporte, inclusive o que fazer com ele quando há saldo no final do mês. Pronto para aprender? Continue a leitura!

O que é vale transporte não utilizado?

Para todos os efeitos, vale transporte não utilizado é aquele que já foi depositado pela sua empresa no cartão de vale transporte dos funcionários, mas não foi usado para a locomoção durante o período. Este vale transporte segue regras bastante rígidas, definidas pelo texto legal.

Segundo a Lei, o funcionário não tem direito a devolução dos valores de vale transporte não utilizados. Um recurso nesse sentido já foi analisado pela 10ª Turma do TRT de Minas que determinou que, segundo o Decreto 9.5247/87, não utilizar o transporte público não dá direito à compensação dos valores.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos conscientizar os colaboradores dessa questão. Mesmo porque é comum que funcionários tenham dúvidas a respeito dessa questão.

O texto legal do decreto supracitado diz:

Art. 2° O Vale-Transporte constitui benefício que o empregador antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa.”

para o colaborador. O procedimento correto é fazer a averiguação dos acúmulos e determinar o pagamento de um valor menor no mês seguinte.

Por que o vale transporte não utilizado é um problema?

O vale transporte não utilizado é um problema porque se trata de dinheiro que a sua empresa investiu em um benefício que não foi utilizado. Embora seja direito do trabalhador, o vale transporte deve ser utilizado sempre na locomoção para o trabalho. Cabe aos funcionários repassarem o valor adequado de vale transporte para sua locomoção, bem como ao departamento de Recursos Humanos avaliar se a requisição é proporcional ao trajeto realizado diariamente e que valor tem.

Ter valores de vale transporte acumulados no cartão do trabalhador é um indicativo de um problema de gestão. Significa que a sua empresa não está dando a devida atenção ao pagamento do benefício, verificando a sua utilização ou certificando-se de que ele está no valor correto. Ou seja, trata-se de dinheiro jogado fora por falta de atenção a um aspecto financeiro das suas operações.

Como você sabe, as empresas devem cortar custos e otimizar recursos sempre que a oportunidade aparecer. 

É assim que elas se mantém competitivas e podem investir em novos recursos que as permitam ser mais produtivas, eficientes, lucrativas e, sobretudo, bem administradas.

Para entender melhor o quanto o problema do acúmulo de vale transporte impacta as contas do seu negócio coloque no papel uma média de duas ou três eventualidades que modificam a locomoção de cada um dos seus colaboradores no dia a dia. Em seguida, some os valores disso por período, seja ele mensal ou anual.

Com os valores em mãos compare com investimentos que o seu negócio gostaria de fazer, mas não pode por não ter dinheiro em caixa. Vale transporte mal gerido é sinônimo de menos investimento no seu negócio e menos oportunidades no futuro. Portanto, fique atento a esse problema e aja para contorná-lo quanto antes.

O que fazer com o vale transporte não utilizado?

Existem alguns caminhos para se seguir quando o assunto é o vale transporte não utilizado. Abaixo, você confere algumas das opções para quando há excesso do benefício.

Depositar valor menor no mês seguinte

Uma das opções para as empresas ao perceber que há saldo não utilizado no cartão do colaborador é depositar apenas o saldo complementar no mês seguinte. Cabe ao empregador pagar apenas pelo vale transporte utilizado, portanto, ao optar por outras modalidades de transporte o colaborador abre mão do direito e, portanto, pode receber menos do auxílio no mês subsequente.

Investir em soluções de gestão de vale transporte

Se a sua empresa tem problemas frequentes com o excesso de saldo de vale transporte — ou sequer consegue estimar estes valores por não ter acesso completo ao uso do benefício — é hora de começar a pensar sobre o dinheiro que está sendo desperdiçado pela gestão. Os valores gastos com vale transporte e não utilizados pelos colaboradores podem, facilmente, ser direcionados à aquisição de uma ferramenta que vai ajudá-lo a melhorar a gestão do vale transporte.

As ferramentas automatizadas para gestão de vale transporte aumentam a transparência na concessão deste benefício, facilitando o trabalho do departamento de Recursos Humanos nesse sentido.

O que a sua empresa economiza com um bom sistema de vale transporte é mais do que o suficiente para compensar os valores que vem sendo pagos indevidamente por falta de acompanhamento.

Por que é importante fazer gestão de vale transporte?

A gestão de vale-transporte é um papel importante do departamento de RH. É ela que vai garantir que problemas como o acúmulo de saldo nos cartões de transporte dos trabalhadores não se tornem dor de cabeça para a empresa.

Como você pode ver ao longo do artigo, é imprescindível agir de maneira correta em relação ao vale transporte. A gestão realizada com auxílio de softwares criados especialmente para isso torna muito mais simples saber quanto há de saldo nos cartões, que membros da equipe recebem o benefício e como o administram.

Afinal, a falta de gestão é a grande vilã no acúmulo de saldo. Com o ABSCard, a sua empresa otimiza a gestão do vale transporte, garantindo os repasses corretos para os colaboradores e certificando-se da real necessidade do benefício.

O uso de um software de gestão para vale transporte é motivo de economia imediata para as empresas.

Pronto para começar a economizar o vale transporte não utilizado? Entre em contato agora mesmo com a equipe da Audaz Tecnologia e conheça nossas soluções!

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *