Vale-transporte ou vale-combustível?

Posted by

O vale-transporte é um benefício instituído pela Lei nº 7.418/85, no qual o empregador antecipa aos seus funcionários as despesas relativas aos deslocamentos entre residência-trabalho e vice-versa.

O VT não tem natureza salarial e é considerado um repasse indenizatório. Isso significa que em nenhuma hipótese ele pode ser incorporado à remuneração dos trabalhadores. Ou seja, os valores recebidos com esse benefício não podem ser usados para o cálculo de contribuição previdenciária, FGTS, férias e 13º salário.

Mas e o vale-combustível? Afinal de contas, o funcionário pode optar pelo próprio veículo para o deslocamento ao trabalho?

A resposta é sim! Separamos algumas informações para você entender melhor as diferenças entre esses dois benefícios.

Vale-transporte ou vale-combustível?

Como explicado, o vale-transporte é mais que um benefício, é uma garantia legal de deslocamento. Já o vale combustível é uma opção de auxílio transporte que pode ser interessante para a empresa e para o funcionário, pois atende a uma necessidade do colaborador, agrega satisfação e valor à empresa.

A substituição do vale-transporte por auxílio combustível é possível desde que haja acordo entre ambas as partes, empregado e empregador. Para tanto, deverá o empregado renunciar ao seu direito ao vale-transporte e, consequentemente não sofrer o desconto percentual de 6% ou menor valor na folha de pagamento.

Há diferenças de regras, entretanto, para o repasse do benefício como adiantamento em dinheiro e por meio do cartão específico para esse fim. Entenda:

Vale-combustível pago em dinheiro

O vale combustível repassado em dinheiro, tem como obrigatoriedade a comprovação de gastos com a apresentação de notas fiscais. Além disso, o benefício deverá ser lançado na folha de pagamento, integrando o salário do empregado para todos os efeitos legais – férias, 13º salário, entre outros; bem como constitui como base de cálculo da contribuição previdenciária e FGTS.

Cartão de auxilio combustível

Quando o benefício é concedido por meio de cartão, não há necessidade de comprovar gastos, já que o próprio sistema consegue fazer o acompanhamento e o controle. O cartão vale combustível empresarial substitui o sistema de adiantamento ou reembolso, tornando ágil o controle do departamento de R.H. em relação aos gastos/despesas com combustível.

A oferta de benefícios é uma vantagem competitiva para as empresas e auxilia na retenção de talentos, aproximação da equipe e satisfação com o ambiente de trabalho.  O desafio maior é saber administrar com inteligência, economia e agilidade os benefícios oferecidos em sua empresa.

Conheça a Audaz Tecnologia

Para uma gestão simplificada e inteligente fale com a gente. Somos especialistas em gestão de benefícios e temos soluções adequadas às suas necessidades. Afinal, quando sua empresa economiza, todo mundo sai ganhando.

 

Fale com um especialista da AudazPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *