Veja os benefícios de incentivar o uso da carona compartilhada para ir ao trabalho

Posted by

Você já ouviu falar da carona compartilhada? Essa alternativa de transporte para o trabalho vem ganhando força na medida em que os problemas de mobilidade urbana têm ficado cada vez piores. As cidades não foram preparadas para o volume de veículos que circulam atualmente, principalmente nos horários de pico. Isso provoca não só engarrafamentos, como também falta de vagas para estacionamento e alta emissão de gases poluentes.

Na carona compartilhada, o intuito é incentivar vários funcionários a utilizar um mesmo veículo no caminho para o trabalho. O trajeto pode ser combinado por meio de aplicativos, redes sociais ou com a ajuda das próprias empresas. O relevante é levar em consideração a importância dessa atitude, que pode render diversos benefícios.

Por isso, vamos mostrar as vantagens do incentivo à carona compartilhada a partir de diferentes pontos de vista. Confira!

Benefícios da carona compartilhada para a empresa

Apesar de ser uma ação realizada pelo funcionário, o incentivo da empresa exerce uma grande influência. Afinal, quando apoia esse tipo de iniciativa, ela mostra ao empregado que não se importa apenas com sua lucratividade, mas também com as pessoas e a sociedade na qual está inserida. Então, vamos começar conhecendo os principais benefícios que ela ganha com a carona compartilhada.

Redução de gastos com mobilidade

Não é segredo para ninguém que os benefícios constituem um grande volume de despesas para a empresa. Nesse sentido, a carona compartilhada reduz os gastos com vale-transporte, vale-combustível e, até mesmo, com a terceirização do transporte de funcionários. Afinal, é muito mais barato auxiliar nos custos de um carro que transportará de quatro a cinco pessoas do que nos de deslocamento de cada uma delas individualmente.

Promoção da sustentabilidade na empresa

A redução da quantidade de veículos nas ruas vai muito além dos problemas de mobilidade. Essa atitude está fortemente ligada às questões de sustentabilidade, e isso acaba despertando o interesse por outras ações. Sendo assim, a organização aumenta tanto a sua consciência ambiental quanto a de todos os seus colaboradores.

Melhora da imagem da empresa no mercado

Ser uma empresa que se preocupa com sustentabilidade, mobilidade urbana e demais questões que envolvem o seu entorno é muito bom para a imagem da organização. Os funcionários se sentem mais orgulhosos de fazer parte disso, os clientes mais entusiasmados com o posicionamento da empresa e os fornecedores mais abertos a novas parcerias.

Benefícios da carona compartilhada para os funcionários

Os funcionários são a parte que sente os benefícios mais diretamente. Vamos destacar os mais importantes a seguir.

Economia de tempo e de dinheiro

De acordo com uma pesquisa realizada nas 27 capitais do país, os brasileiros chegam a passar mais de um mês por ano no trânsito. São mais de 2 horas todos os dias, muitas vezes sem poder fazer qualquer outra coisa para aproveitar o tempo. Com a carona compartilhada, são menos carros nas ruas e um trânsito fluindo melhor.

Além disso, os empregados podem economizar com as passagens de ônibus ou com abastecimento do veículo. O custo pode ser rateado entre os caroneiros e ainda é viável contar com um incentivo da empresa.

Aumento da rede de contatos

A parte mais divertida das caronas solidárias é a oportunidade de conhecer mais pessoas. A cada dia, pode haver integrantes diferentes em um mesmo carro, proporcionando uma excelente forma de estabelecer novos contatos e trabalhar o networking. Essa troca de experiências pode render boas ideias e até bons amigos.

Redução do estresse

Esse benefício é percebido principalmente pelos funcionários que deixam de ser motoristas e passam a ser passageiros nas caronas compartilhadas. Dirigir em engarrafamento é muito estressante, principalmente estando sozinho no carro. Inclusive, os motoristas podem revezar para que cada um assuma a direção em um dia, dividindo essa carga. Sem contar que as conversas ao longo do caminho ajudam a aliviar a tensão do trânsito.

Benefícios da carona compartilhada para a sociedade em geral

A empresa incentiva, o funcionário executa e quem ganha é toda a sociedade. A carona compartilhada impacta em diversas questões que vão muito além dos indivíduos diretamente envolvidos. Veja alguns dos principais efeitos abaixo.

Redução dos engarrafamentos

O aumento da adesão à carona compartilhada diminui automaticamente a quantidade de carros nas ruas. Consequentemente, os engarrafamentos são menores, e o trânsito ganha mais fluidez. É um efeito imediato que beneficia toda a população de uma cidade. Vale ressaltar que, para cada pessoa que adere à carona, é um veículo a menos na rua, ou seja, a quantidade de carros pode reduzir para menos da metade.

Diminuição da necessidade de vagas de estacionamento

Quantas vezes você já precisou rodar vários quarteirões em busca de uma vaga para estacionar? Ou ainda teve que pagar um valor absurdo em um estacionamento privado? Pois com menos carros nas ruas, sobram mais vagas para estacionar. Com isso, os funcionários economizam tempo e dinheiro, além de conseguirem vagas mais próximas e em locais mais seguros caso não tenham como deixar o carro nas dependências da empresa.

Redução da emissão de gases poluentes

A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação constante de todas as pessoas. Só na cidade de São Paulo, os carros representam mais de 70% da emissão dos gases que poluem o ar. Então, cada veículo a menos pode fazer diferença sim. A poluição do ar afeta o efeito estufa e ainda causa doenças, principalmente no sistema respiratório. É mais do que uma questão ambiental, é também uma questão de saúde.

Enfim, como vimos, a carona compartilhada proporciona benefícios sob dois aspectos principais. O primeiro é a mobilidade urbana, com todos os seus problemas de trânsito, engarrafamentos, estresses, falta de vagas e afins. O segundo é a questão ambiental, com a redução da emissão de gases na atmosfera e o incentivo à preocupação com o meio ambiente como um todo. Em ambos os casos, todos saem ganhando: empresa, funcionários e sociedade. Então, o que você está esperando para aplicar na sua empresa?

As novas alternativas de mobilidade são muito bacanas, não é mesmo? Você já conhecia essa? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que amigos, parentes e colegas de trabalho também fiquem por dentro do assunto!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *