Veja os benefícios de incentivar o uso da carona compartilhada para ir ao trabalho

Posted by

Você já ouviu falar da carona compartilhada? Essa alternativa de transporte para o trabalho vem ganhando força na medida em que os problemas de mobilidade urbana têm ficado cada vez piores.

Fato é que as cidades não foram preparadas para o volume de veículos que circulam atualmente, principalmente nos horários de pico. Isso provoca não só engarrafamentos, como também falta de vagas para estacionamento e alta emissão de gases poluentes.

Na carona compartilhada, o intuito é incentivar vários funcionários a utilizar um mesmo veículo no caminho para o trabalho. O trajeto pode ser combinado por meio de aplicativos, redes sociais ou com a ajuda das próprias empresas. O relevante é levar em consideração a importância dessa atitude, que pode render diversas vantagens.

Por isso, vamos mostrar os benefícios do incentivo à carona compartilhada a partir de diferentes pontos de vista e também ensinaremos para você como montar um esquema de caronas compartilhadas na sua empresa da maneira correta. Pronto para aprender? Continue a leitura!

Benefícios da carona compartilhada para a empresa

Apesar de ser uma ação realizada pelo funcionário, o incentivo da empresa exerce uma grande influência. Afinal, quando apoia esse tipo de iniciativa, ela mostra ao empregado que não se importa apenas com sua lucratividade, mas também com as pessoas e a sociedade na qual está inserida. Então, vamos começar conhecendo os principais benefícios que ela ganha com a carona compartilhada.

Redução de gastos com mobilidade

Não é segredo para ninguém que os benefícios constituem um grande volume de despesas para a empresa. Nesse sentido, a carona compartilhada reduz os gastos com vale-transporte, vale-combustível e, até mesmo, com a terceirização do transporte de funcionários. Afinal, é muito mais barato auxiliar nos custos de um carro que transportará de quatro a cinco pessoas do que nos de deslocamento de cada uma delas individualmente.

Mais benefícios para os colaboradores

Uma das principais preocupações de profissionais na hora de encontrar um emprego é entender que benefícios eles oferecem. É um desafio para as empresas manter essa lista de benefícios atraente, principalmente porque elas já gastam bastante com as obrigações legais. O vale-transporte é uma dessas obrigações e pode representar uma fatia significativa do orçamento do seu negócio.

Com a implementação das caronas compartilhadas e de outros modais alternativos de transporte, sua empresa tem a chance de utilizar o orçamento de benefícios de maneiras mais eficientes — por exemplo, adquirindo outras vantagens para integrar a rotina dos seus colaboradores, como cursos e workshops, ou, até mesmo, passe livre para frequentar uma academia.

Usar de maneira mais inteligente o dinheiro do vale-transporte abre várias possibilidades para que seu negócio atraia os melhores candidatos do mercado, com uma lista ampla de benefícios para oferecer a eles.

Promoção da sustentabilidade na empresa

A redução da quantidade de veículos nas ruas vai muito além dos problemas de mobilidade. Essa atitude está fortemente ligada às questões de sustentabilidade, e isso acaba despertando o interesse por outras ações. Sendo assim, a organização aumenta tanto a sua consciência ambiental quanto a de todos os seus colaboradores.

Menos veículos nas ruas significa menos poluentes todos os dias tornando o ar das cidades em que vivemos impossível de se respirar. Quanto mais funcionários utilizam o sistema de caronas compartilhadas, mais próximos estamos de um trânsito sustentável e menos caótico.

Melhora da imagem da empresa no mercado

Ser uma empresa que se preocupa com sustentabilidade, mobilidade urbana e demais questões que envolvem o seu entorno é muito bom para a imagem da organização.

Os funcionários se sentem mais orgulhosos de fazer parte disso, os clientes mais entusiasmados com o posicionamento da empresa e os fornecedores mais abertos a novas parcerias. Todos os envolvidos são beneficiados pelo esquema de caronas compartilhadas.

Mais pontualidade e organização

Tem questões com seus funcionários referentes a atrasos? É raríssimo uma empresa que não passe por esse problema. A raiz costuma ser o trânsito, que está fora do controle dos seus colaboradores, mas as consequências prejudicam a todos. Reuniões atrasadas, tarefas entregues em cima da hora, tudo isso poderia ser evitado com modais de transporte mais eficientes.

A carona compartilhada ajuda a garantir que sua equipe chegará no trabalho no horário certo, pronta para ser produtiva e gerar bastante valor para o negócio. Por isso ela é vantajosa para as empresas.

Benefícios da carona compartilhada para os funcionários

Os funcionários são a parte que sente os benefícios da carona compartilhada mais diretamente. Conheça quais são esses benefícios e como eles impactam o dia a dia da sua empresa!

Economia de tempo e de dinheiro

De acordo com uma pesquisa realizada nas 27 capitais do país, os brasileiros chegam a passar mais de um mês por ano no trânsito. São mais de duas horas todos os dias, muitas vezes sem poder fazer qualquer outra coisa para aproveitar o tempo. Com a carona compartilhada, são menos carros nas ruas e um trânsito fluindo melhor.

Além disso, os empregados podem economizar com passagens de ônibus ou com abastecimento do veículo. O custo pode ser rateado entre os caroneiros e ainda é viável contar com um incentivo da empresa.

Os incentivos para a carona compartilhada, principalmente no começo dos programas, são fundamentais para que essa modalidade se torne padrão na empresa. Cabe ao RH pensar em quais incentivos serão disponibilizados e como para que tudo corra bem na implementação das caronas compartilhadas.

Aumento da rede de contatos

A parte mais divertida das caronas solidárias é a oportunidade de conhecer mais pessoas. A cada dia, pode haver integrantes diferentes em um mesmo carro, proporcionando uma excelente forma de estabelecer novos contatos e trabalhar o networking. Essa troca de experiências pode render boas ideias e até bons amigos.

As redes de contato construídas durante a carona também servem para integrar melhor as equipes. Embora nem todas elas vão utilizar esse tempo para falar de trabalho, sempre que o fizerem, poderão ter uma conversa sobre como os departamentos em que trabalham se relacionam e o que precisam para serem mais eficientes.

Incentivar esse tipo de integração dentro da empresa é bastante difícil. Nesse sentido, se as caronas compartilhadas podem contribuir, elas só têm a agregar.

Redução do estresse

Esse benefício é percebido principalmente pelos funcionários que deixam de ser motoristas e passam a ser passageiros nas caronas compartilhadas. Eles ficam menos estressados, mais produtivos e chegam ao trabalho prontos para dar conta do recado.

Afinal, dirigir em engarrafamento é muito estressante, principalmente estando sozinho no carro. Além disso, em grandes cidades como São Paulo, eles são inevitáveis. Quando os motoristas podem revezar para que cada um assuma a direção em um dia, eles dividem essa carga mental. Sem contar que as conversas ao longo do caminho ajudam a aliviar a tensão do trânsito.

Aumento da qualidade de vida

Não é só fugir dos engarrafamentos que fará com que seu funcionário obtenha mais qualidade de vida graças às caronas compartilhadas. Porque essa modalidade faz uso mais efetivo do tempo dos seus colaboradores, eles podem se dedicar a tarefas que tornam a vida mais agradável, como um esporte pela manhã antes de ir ao trabalho ou passar mais tempo com as crianças.

Horários de ônibus e metrô são fixos e ter que ajustar a rotina para obedecer a eles não é a mais fácil das tarefas. Com caronas compartilhadas, seus colaboradores combinam entre si qual horário ideal para sair de casa e obtêm mais qualidade de vida.

Benefícios da carona compartilhada para a sociedade em geral

A empresa incentiva, o funcionário executa e quem ganha é toda a sociedade. A carona compartilhada impacta em diversas questões que vão muito além dos indivíduos diretamente envolvidos. Veja alguns dos principais efeitos abaixo.

Redução dos engarrafamentos

O aumento da adesão à carona compartilhada diminui automaticamente a quantidade de carros nas ruas. Consequentemente, os engarrafamentos são menores e o trânsito ganha mais fluidez. É um efeito imediato que beneficia toda a população de uma cidade. Vale ressaltar que, para cada pessoa que adere à carona, é um veículo a menos na rua, ou seja, a quantidade de carros pode reduzir para menos da metade.

Diminuição da necessidade de vagas de estacionamento

Quantas vezes você já precisou rodar vários quarteirões em busca de uma vaga para estacionar? Ou ainda teve que pagar um valor absurdo em um estacionamento privado?

Pois com menos carros nas ruas, sobram mais vagas para estacionar. Com isso, os funcionários economizam tempo e dinheiro, além de conseguirem vagas mais próximas e em locais mais seguros caso não tenham como deixar o carro nas dependências da empresa.

Redução da emissão de gases poluentes

A preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação constante de todas as pessoas. Só na cidade de São Paulo, os carros representam mais de 70% da emissão dos gases que poluem o ar. Então, cada veículo a menos pode fazer diferença sim. A poluição do ar afeta o efeito estufa e ainda causa doenças, principalmente no sistema respiratório. É mais do que uma questão ambiental, é também uma questão de saúde.

Enfim, como vimos, a carona compartilhada proporciona benefícios sob dois aspectos principais.

O primeiro é a mobilidade urbana, com todos os seus problemas de trânsito, engarrafamentos, estresses, falta de vagas e afins. O segundo é a questão ambiental, com a redução da emissão de gases na atmosfera e o incentivo à preocupação com o meio ambiente como um todo. Em ambos os casos, todos saem ganhando: empresa, funcionários e sociedade.

Carona compartilhada na prática: como fazer?

Gostou de conhecer os benefícios da carona compartilhada para funcionários, empresa e meio ambiente? Então confira como você pode implementar esse sistema de maneira simples na sua empresa agora mesmo. Veja o passo a passo para montar um esquema de carona compartilhada!

Passo 1: identifique as regiões em que seus funcionários moram

Para fazer com que as caronas compartilhadas funcionem para os seus colaboradores será preciso verificar em que região cada um deles mora. O ideal é que, em cada uma delas, exista pelo menos um motorista capacitado para levar outros três ou quatro passageiros. Isso vai ajudá-los a otimizar tanto o gasto com gasolina quanto as rotas que são feitas para chegar até o trabalho.

Você pode pedir aos colaboradores para preencherem um formulário simples, feito com ajuda do Google Forms. Os dados serão então compilados automaticamente em uma planilha, de onde poderá identificar as regiões com mais disponibilidade de carona, os motoristas de cada uma delas e quem precisa de uma vaga para chegar ao trabalho utilizando essa modalidade de transporte.

Passo 2: ofereça incentivos para a participação

Um programa de carona compartilhada dará muito mais certo na sua empresa se houverem incentivos à participação. Por isso, procure motivar os seus colaboradores a participarem, seja por meio de incentivos financeiros ou logísticos.

Mostrar para os seus funcionários quanto tempo eles economizariam indo para o trabalho de carona, por exemplo, é um excelente motivador.

Passo 3: monte itinerários de carona

Munido das informações dos seus colaboradores, dê um incentivo extra para a participação nas caronas compartilhadas montando itinerários e distribuindo os participantes em grupos. Esses grupos podem ser organizados por horário de chegada no trabalho, afinidades ou até por departamento.

Lembramos que a carona compartilhada é uma excelente maneira de integrar os seus profissionais, portanto, o RH pode utilizar essa modalidade de tráfego a seu favor. Montando itinerários de carona que promovem a integração, os seus colaboradores sairão muito mais satisfeitos dessa experiência.

Passo 4: aposte nos aplicativos de carona compartilhada

Nas grandes cidades é cada vez mais comum não dirigir ou ter veículo próprio. Por causa disso, o seu programa de carona compartilhada pode ter muitos participantes interessados em carona, mas poucos carros disponíveis para levá-los até o trabalho.

Nessas horas, empregar aplicativos como o Blablacar, o Caronetas e o Waze Carpool a seu favor pode fazer uma grande diferença. Nesses apps, usuários podem encontrar motoristas com itinerários parecidos com os seus e, mediante uma taxa, se locomoverem pela cidade.

Os apps ajudam a formar uma malha complementar de veículos também nos dias atípicos, em que um caroneiro não pode se encontrar com quem oferece o serviço na empresa ou um motorista precisa se ausentar do trabalho. Use-os sem moderação!

Passo 5: avalie a satisfação dos usuários

Não podemos esquecer que o objetivo de um programa de carona compartilhada é aumentar a satisfação dos colaboradores na locomoção para o trabalho todos os dias. Para informar o departamento de Recursos Humanos, pesquisas internas podem ser realizadas junto aos colaboradores para verificar como eles estão avaliando a experiência.

Procure saber se as caronas são pontuais, se elas estão ajudando o seu funcionário a economizar e como se dá a integração dos caroneiros em cada um dos grupos de viagem. Esses indicadores o ajudarão no futuro a distribuir melhor os grupos de caronas e a oferecer incentivos para que essa modalidade de transporte se popularize entre os seus colaboradores.

Passo 6: aposte em outros modais de transporte

As caronas não são a única forma de melhorar a maneira como os seus colaboradores se locomovem para o trabalho todos os dias. Como você já sabe, modais de transporte como a bicicleta e os patinetes elétricos são uma ótima alternativa para a locomoção nas cidades e hoje já estão disponíveis para aluguel temporário em boa parte delas.

Subsidiar essas viagens com uso do vale-transporte é uma alternativa para aqueles colaboradores que têm locomoções mais curtas até o ambiente de trabalho ou que não compartilham uma rota com nenhum outro membro da equipe.

Utilize esses modais de maneira suplementar, como com os aplicativos de carona compartilhada, para garantir que todos os seus profissionais terão diferentes alternativas de chegar no trabalho rapidamente e em segurança.

Passo 7: crie grupos de carona em apps de comunicação

Para garantir que tudo correrá bem com as caronas compartilhadas será preciso um esforço para que elas sejam agendadas propriamente e ocorram sempre no horário combinado. Por isso, utilize plataformas de comunicação da empresa, como o Slack, o Microsoft Teams ou mesmo o WhatsApp — caso os seus colaboradores tenham grupos para conversar entre si — e monte versões online dos grupos de carona.

Assim, todos poderão informar de atrasos ou no-shows se esses imprevistos acontecerem, sem prejudicar a pontualidade das caronas de que usufruem todos os dias. Se tiver mais de um grupo de carona que compartilha uma mesma rota, pode ser uma boa ideia colocá-los todos em um mesmo grupo.

Dessa maneira, caso alguma carona falhe, os colaboradores podem rapidamente se reorganizar para se locomoverem até o trabalho com ajuda de outro colega de equipe.

Mas lembre-se de administrar bem esses grupos, para que eles foquem apenas as caronas. Dessa maneira, seus funcionários evitam notificações distrativas em excesso nos seus celulares e podem usar a ferramenta como pretendido.

As novas alternativas de mobilidade são muito bacanas, não é mesmo? Você já conhecia essa? Então, não perca tempo e comece agora mesmo a implementá-la na sua empresa. Com o ABSMob, fazer a gestão do vale-transporte e organizar o uso de novas modalidades entre os membros da sua equipe fica muito mais fácil. A ferramenta conta com o recurso de carona compartilhada para acelerar o processo de adoção dessa estratégia na sua empresa.

E aí, gostou de conhecer melhor a carona compartilhada e entender como você pode implementar essa solução na sua empresa com alguns passos simples? Quer continuar aprendendo sobre mobilidade urbana e maneiras de melhorá-la? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca as principais atualizações do blog.

Fale com um especialista da Audaz

5 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *